Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Dicas de viagem

Top 5 atividades de aventura que a criançada adora

jul, 15

O que é aventura para você? Pode ser que nesse momento você tenha pensado em atividades super radicais como paraquedismo, bungee jumping, longas travessias, mountain bike ou subida a vulcões. No entanto, se pararmos para pensar, a percepção de aventura – e até mesmo do que é radical – é diferente para cada um de nós. A aventura pode estar naquilo que é novo, naquilo que nos permitimos experimentar.

E tem coisa melhor que oferecer às crianças a oportunidade de experimentar? 

Atividades de aventura promovem socialização, autoestima e autoconfiança, aflora a curiosidade, estimula o interesse em descobrir coisas novas, aguça os sentidos, aumenta a percepção espacial, além, é claro, de gerar muitos momentos divertidos e ótimas histórias para contar. As aventuras são, também, uma ótima oportunidade para ter contato com a natureza e aprender sobre a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.

Viajar com crianças é sempre uma excelente ideia, mas, afinal, quais as atividades de aventura mais indicadas para elas?

A resposta é: depende. Cada família deve escolher experiências que sejam prazerosas para todos do grupo. Pode ser trilha, passeio de bike, arvorismo, boia cross, tirolesa, rafting, banho de cachoeira, safári… A lista é grande! Desde que observadas e respeitadas as medidas de segurança para os pequenos, todo tipo de atividade que envolva interação e contato com a natureza é muito interessante.

Importante também ressaltar que esse tipo de experiência deve ser desenhada de acordo com as necessidades e expectativas de cada família. Por isso, tratando-se de uma viagem com crianças, é crucial contar com um especialista que personalize o roteiro, indique os melhores destinos e trabalhe com guias locais credenciados.

A Adventure Club está há mais de 26 anos criando diferentes roteiros em destinos de natureza. Fale conosco e já comece a planejar sua próxima viagem.

Agora sim: vamos às sugestões de turismo de aventura para a criançada? 

  • Trilhas

Caminhadas ao ar livre promovem contato com a natureza, consciência e cuidado com o meio ambiente, interação com outras pessoas, apreciação e valorização de pequenos detalhes – quem nunca parou para observar pedrinhas de diferentes formatos, folhas, flores e insetos pelo caminho? -, além do fato de que, normalmente, levam a um “objetivo final”, seja ele uma cachoeira, uma praia, um pico ou um mirante. Então, no decorrer do percurso, as crianças se sentem motivadas e entusiasmadas a chegarem ao momento dessa descoberta. 

Antes de programar trilhas com os pequenos, é preciso ter em mente que crianças e adultos têm ritmos diferentes. A escolha do lugar e o nível de dificuldade da caminhada são pontos que devem ser analisados antes. E claro: não se esqueça dos equipamentos necessários, como mochila, tênis confortável ou bota de trekking, boné, protetor solar e repelente, e também garanta a energia necessária com lanchinhos saudáveis, frutas e muita água! 

Você também pode se interessar por… 

Top 5 atividades de aventura que a criançada adora galeria

  • Banho de cachoeira

Se nós adultos ficamos facilmente deslumbrados diante da força de uma queda d’água, imagine as crianças, que estão em processo de descoberta, conhecimento do mundo e criatividade aflorada? 

Além dos benefícios físicos que um bom banho de cachoeira traz, como sensação de tranquilidade, bem-estar e completude, as águas proporcionam momentos de muita diversão e alegria. Antes de tudo, certifique-se de que a cachoeira é recomendada para banho e, principalmente, para as crianças. 

No Brasil, há diversos lugares fantásticos rodeados por belas cachoeiras. Abaixo, você confere duas viagens que a nossa diretora, Eliane Leite, fez com as filhas:

Eliane Leite Serra do Cipó

  • Rafting

O rafting é classificado em diferentes níveis considerando o grau de dificuldade. 

No rafting para crianças, as águas do rio são mais calmas, há paradas para nadar, brincar, relaxar, flutuar e aproveitar momentos de tranquilidade e diversão em meio à natureza. É uma experiência cheia de surpresas, emoção e trabalho em equipe que vem conquistando cada vez mais crianças e famílias, principalmente pela dinâmica que ela proporciona. 

Para essa aventura, também é importante levar protetor solar, repelente (dependendo do lugar), toalha e uma troca de roupa – preparem-se para sair encharcados. Equipamentos de segurança, como colete salva-vidas e capacete, são oferecidos pelas operadoras locais. 

Como você conferiu, rafting é, sim, uma excelente brincadeira de criança!

  • Passeios de bike

Passeios de bike são sempre uma ótima pedida – e um dos melhores esportes de aventura para as crianças. Podem ser na rua de casa, pela redondeza, por cidades vizinhas ou do outro lado do mundo. A diversão é garantida!

Como se trata de uma atividade cada vez mais procurada, não é difícil encontrar roteiros que se adequem a cada perfil. Iniciantes, pessoas com alguma prática ou já com bastante experiência encontram diversas opções de destinos nacionais e internacionais. O mesmo vale para as crianças: há para todas as idades e em todos os lugares – na praia, no parque, na cidade ou no campo. 

Antes do passeio, é muito importante passar aos pequenos algumas regras básicas de ciclismo a fim de proporcionar a eles a melhor experiência. Não se esqueça dos equipamentos de segurança, como capacete e joelheira, além de uma pequena mochila, tênis confortável, protetor solar e muita água. 

  • Safári

Já considerou o safári como uma atividade de aventura? Sim! O safári é uma aventura e tanto, além de ser uma experiência que transforma completamente a maneira como as crianças enxergam e tratam a natureza. 

Pelo uma vez na vida, vocês precisam vivenciar esse encontro tão autêntico e único com os animais em seu habitat natural. Observem as famílias de macacos, o leão caminhando solitário, os elefantes bebendo água, as girafas se exibindo (ou não). Esse é o ponto-chave do safári: embora seja possível prever, não há como garantir quais animais vocês irão avistar ou como estarão as paisagens por onde passarem. É surpresa atrás de surpresa! 

Agora que você conferiu nossas dicas de aventuras ao ar livre, que tal sugestões de lugares para ir com as crianças?

1. Chapada dos Veadeiros | Um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, a Chapada dos Veadeiros abriga inúmeros rios cristalinos, paredões rochosos e belíssimas cachoeiras. Além disso, abriga uma das cidades mais isotéricas do país – Alto Paraíso de Goiás – que carrega uma carga mística capaz de mexer com o imaginário das crianças com histórias de seres de outro mundo e construções em forma de gota e pirâmides.

2. Pantanal | O Pantanal reúne uma riqueza imensurável em termos de fauna, flora, vida selvagem e tradições culturais. Talvez você não tenha pensado nesse destino como uma opção para se fazer com as crianças, mas saiba que há roteiros pensados justamente para quem deseja visitar este Patrimônio em família. Reservas naturais, trilhas de caminhada em meio à floresta, canoagem, cavalgada, observação de aves, um dia na fazenda (as crianças costumam se divertir muito nesse dia) e passeios 4×4, os chamados safáris, fazem parte da programação.

3. Amazônia | A Amazônia é um espetáculo que nos permite observar as diferentes formas de vida na natureza, faz aflorar nossos sentidos e expande nossa consciência como parte de todo esse ecossistema. É um lugar que enche de energia quem deseja criar asas e voar; assim como as crianças. A região como um todo é um convite à contemplação, então passeios como barco pelo rio Negro ou encontro com os botos, por exemplo, são super indicados para a criançada. Fora isso, também é interessante incluir atividades como piquenique em família em meio à exuberância e grandiosidade da floresta. 

4. África do SulQuem é que não se fascina diante da ideia de fazer um safári? As crianças costumam se entusiasmar e se divertir muito nesse passeio. A África do Sul é um dos destinos mais procurados para safáris com crianças, levando-se em consideração que, além de abrigar grande diversidade natural e vida selvagem, o país conta com excelente estrutura para o turismo. Mas é importante, antes de tudo, analisar bem os lodges e se certificar de que são estruturados para o maior conforto e segurança para os pequenos. A região de Pilanesberg National Park é ótima para visitar com as crianças, e de lá é possível conhecer alguns parques específicos da Garden Route, por exemplo, na região de Cape Town. 

5. Costa RicaA Costa Rica é um país surpreendente, com uma fauna e flora muito ricas e com atrações e paisagens incríveis, que incluem praias, rios, vulcões, lagos e termas. Um roteiro bem interessante para fazer com as crianças parte de San José, onde toda a família pode conhecer o vulcão ativo Arenal, em seguida, Monteverde (as crianças costumam adorar lá, pois há muitas opções de atividades. como termas com águas quentes, complexos teleféricos, pontes e canopies através dos bosques). Depois, segue para as praias da região de Tamarindo e continua até Quepos, a porta de entrada para o Parque Nacional Manuel Antônio, que conta com bosques, montanhas, praias, rios e cataratas que alimentam os lagos de águas cristalinas. 

6. Nova Zelândia | Um destino um tanto quanto inusitado para conhecer com as crianças? Num primeiro momento, pode até parecer que sim, mas as variadas paisagens e atividades da Nova Zelândia fazem deste um destino fascinante para qualquer idade. Praias de areias claras, montanhas nevadas, lagos, parques, clima agradável e uma rica cultura urbana fazem parte do roteiro. Não tem como as crianças não se encantarem e se divertirem muito! Uma sugestão é conhecer Auckland para visitarem os museus e vivenciarem um pouco da cultura local, depois seguirem para Queenstown, onde é possível praticar diversas atividades como esqui, snowboard e rafting. 

Se você quer uma empresa confiável e cheia de roteiros incríveis para uma aventura na natureza com as crianças, conheça a Adventure Club.

Uma viagem de aventura em família é tão fascinante para as crianças quanto para os adultos

Ninguém volta para casa sem uma boa história para contar, momentos muito bem vividos e memórias que serão levadas para o resto da vida. Inclusive, se você quiser se inspirar ainda mais, confira o post “Uma tradição familiar”, escrito pela nossa diretora, Eliane Leite. 



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.