Skip to main content
search

Para quem está começando no trekking, é comum surgirem dúvidas em relação ao preparo físico, nível de dificuldade, duração do percurso, onde fazer, que roupas vestir, o que levar na mochila e por aí vai… Mas se existe uma questão que é quase unânime entre os novos adeptos da modalidade é: “qual bota para trekking devo comprar?”. 

Diante de tantas marcas, modelos, tecnologias e valores, a escolha do calçado perfeito realmente pode ser difícil ou, pelo menos, demandar um longo tempo de pesquisa. É justamente por isso que resolvemos criar este guia prático, onde você encontrará dicas e informações importantes sobre calçados para trekking. 

Botas para trekking: dicas para escolher a sua corretamente

Confira a seguir 6 dicas para escolher corretamente a sua bota para trekking

1. Escolha um calçado próprio para trekking 

Talvez você tenha cogitado utilizar um tênis que já tem em casa, seja ele para corrida ou caminhada, na sua futura experiência de trekking. Porém, a não ser que a sua ideia seja fazer caminhadas leves e em terrenos planos, uma bota específica para trekking sempre será a melhor opção. Como veremos a seguir, somente um calçado específico para a modalidade poderá oferecer o amparo necessário para a sua prática, além de um caminhar muito mais confortável e agradável. 

Você pode querer saber: 5 itens indispensáveis para uma experiência de trekking

2. Atenção ao solado 

O solado é algo que merece bastante atenção quando você for escolher a sua bota para trekking, já que, nessa modalidade, você irá lidar com diferentes tipos de terreno e condições adversas pelo caminho, como lama, gelo e neve. Para maior aderência, conforto e segurança, a dica é optar por calçados que tenham solados com tecnologia de tração e resistência ao desgaste.

3. Cano alto, médio ou baixo?

A altura do cano da bota é outro ponto a ser considerado ao escolher o melhor calçado para trekking. Se você pretende caminhar por locais irregulares, opte por um modelo de cano longo (ou pelo menos cano médio), pois é o que oferece maior estabilidade ao caminhar. Além de prevenir contra possíveis lesões, o cano mais alongado também protege os pés e tornozelos de galhos e pedras soltas pelo caminho. Se o intuito é fazer trekkings por locais planos e sem grandes dificuldades técnicas, não há problema em utilizar botas de cano baixo. 

Confira a seguir 6 dicas para escolher corretamente a sua bota para trekking

4. Impermeável não é o mesmo que resistente à água

Você irá se deparar com os termos impermeável e resistente à água na sua busca pela bota de trekking ideal. Embora pareçam iguais, não são. A diferença entre esses dois tipos de tecnologia está no grau de proteção que cada um deles oferece. A tecnologia impermeável (ou waterproof) é a que garante o mais alto nível de proteção contra água, portanto é a mais indicada para locais onde há predominância de chuvas fortes e neve. Já as botas resistentes à água, como o próprio nome sugere, são desenvolvidas com uma tecnologia que dificulta a passagem da água, porém não a impede. É um material que se sai bem em ocasiões de chuvas mais fracas e rápidas. 

Descubra 5 trekkings imperdíveis no Brasil

5. Indo além da bota… Atenção também às meias!

Pode parecer exagero, mas uma má escolha de meia pode interferir e muito na sua experiência de trekking. Assim como os calçados, as meias específicas para a modalidade têm materiais e tecnologias que auxiliam na proteção dos pés durante a caminhada. Entre as principais funções dessa peça tão pequena, mas tão importante, é regular a temperatura dos pés, oferecer maior proteção contra atritos e, consequentemente, diminuir as chances de formação de bolhas.

6. Não deixe para testar a sua bota durante o trekking 

Ok… você deve estar se perguntando: “se não no trekking, onde mais irei usar minha bota?”. A questão é que você precisa sentir e testar as botas nos pés antes de fazer o trekking. Já imaginou estar no meio da experiência, em um lugar espetacular, e acabar perdendo o passeio por conta de dor ou desconforto? Se possível, teste o seu calçado em um terreno similar ao do local onde irá realizar o trekking, assim a bota irá se adaptar aos seus pés e se tornar menos rígida para o momento da caminhada oficial.

Gostou das nossas dicas para escolher o melhor calçado para trekking?

Então que tal agora receber dicas de lugares no para fazer trekkings no mundo todo? Nossa equipe é especialista em destinos de natureza e irá te ajudar a escolher o roteiro perfeito. Entre em contato conosco e aproveite a caminhada!

Parceria Adventure Club e Mundo Terra

A Adventure Club é parceira da Mundo Terra, loja brasileira referência em artigos esportivos. Lá, você irá encontrar tudo que precisa para trekking e outras atividades na natureza. Os nossos clientes contam com benefícios exclusivos para adquirir produtos nas lojas físicas ou online. 

Deixe um comentário

Close Menu