Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Experiências

6 dicas para praticar trekking

fev, 10

A procura por atividades ao livre vem crescendo notavelmente ao longo dos últimos anos. Isso porque, além de promoverem bem-estar físico, tais práticas geram sensação de liberdade, felicidade, euforia e realização. Quem não gosta de se sentir assim? 

Dentro de tantas modalidades, talvez a que mais venha se destacando é o trekking, que, ao contrário do que muitos pensam, não é uma atividade restrita a profissionais ou a pessoas super experientes. 

Desde que o condicionamento físico do participante esteja em harmonia com o nível de dificuldade da trilha, todos podem praticar o trekking. Se você está começando ou deseja começar, saiba que será uma experiência e tanto! Mas, claro, é preciso ter alguns cuidados para que você esteja em segurança. 

Acompanhe as nossas dicas e prepare-se para colocar a mochila nas costas! 

6 dicas para praticar trekking

1. Não conte com a sorte

Esta recomendação é extremamente importante: em hipótese alguma, pessoas que não têm experiência devem estar desacompanhadas durante uma trilha. Há cuidados e artimanhas que somente um guia capacitado saberá e, por isso, é essencial contratar alguém de confiança. Escolha uma agência de turismo especializada, que, além de te indicar com propriedade a melhor época para fazer o trekking, informações do que levar e do que vestir, grau de dificuldade, entre outras informações, irá te oferecer uma viagem segura, com um guia experiente para te acompanhar durante todo o percurso.

2. Exercite-se com regularidade

Uma rotina de exercício físico será sempre bem-vinda, ainda mais para quem deseja ir subindo o grau de dificuldade aos poucos. Se puder, considere fazer treinos de fortalecimento em lugares abertos, assim, além de preparar o seu corpo, você já vai se familiarizando com o ambiente outdoor e simulando situações que podem acontecer no momento em que você for praticar o trekking.


Confira 5 dicas de exercícios para quem quer se preparar para um trekking 

5 exercícios para se preparar para um trekking

3. Organize bem a mochila

A sua mochila será a sua companheira durante o percurso, então é muito importante que seja confortável e própria para trekking, com algumas especificações, como cinta peitoral e barrigueira ajustáveis, alças acolchoadas e costado com sistema antitranspirante. Sobre os itens que deverá carregar, dependerá do tipo e da duração da trilha, mas baseiam-se em alimentação, equipamentos e kit de primeiros socorros. Dica muito importante: evite peso desnecessário, leve apenas o essencial.

4. Escolha bem o seu calçado

A atividade exige um calçado confortável e resistente e, para isso, o recomendado é optar por uma bota de trekking de cano alto. Esse formato protege os tornozelos de possíveis lesões em terrenos acidentados ou com superfícies mais irregulares. Algumas outras especificações às quais você deve dar atenção na hora de escolher a sua bota de trekking são: tecido impermeável e transpirável e solado com boa aderência. 

Saiba outros itens indispensáveis para uma experiência de trekking

5. Respeite seu tempo e o tempo das outras pessoas

A essência do trekking é a contemplação, a emoção ao desbravar um novo cenário, a realização pessoal ao alcançar o ponto final previsto, e não a competição. Cada um tem o seu ritmo, os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, então, se você estiver em um grupo, é importante que todos respeitem as particularidades de cada um para que haja uma boa dinâmica durante a atividade. Isso evita situações de estresse, desmotivação e até possíveis acidentes em decorrência da pressa.

6. Conecte-se verdadeiramente à natureza

Ao praticar o trekking, você terá momentos de pura contemplação misturados a momentos de concentração; da mesma forma, momentos de silêncio em meio a momentos de descontração. Aproveite todas as sensações que essa experiência pode oferecer, mas sempre atentando-se ao cenário, à natureza e a todos os detalhes no decorrer do caminho. Isso fará você realmente sentir o momento presente, conectar-se ao ambiente e deixar de lado qualquer problema pelo menos por aqueles instantes. 

Descubra 5 trekkings imperdíveis no Brasil

Vamos planejar essa experiência de conexão entre corpo e mente na natureza?

Agora que você já sabe tudo o que precisa para praticar o trekking, já pode dar os próximos passos nessa surpreendente caminhada. Uma incrível oportunidade para conhecer novos lugares e pessoas! Fale agora mesmo com um dos especialistas da Adventure Club e descubra qual será o seu próximo destino. 



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.