Skip to main content
search

Gostar de viajar é quase uma unanimidade! Quem não se alegra com a oportunidade de visitar um novo destino (ou mesmo revisitar algum lugar especial), conhecer pessoas e culturas, contemplar paisagens diferentes e descobrir um mundo totalmente novo se abrindo dentro de si?   

No entanto, é comum que muitos viajantes, antes de embarcar, sintam certa insegurança ou até mesmo medo por não se prepararem da melhor forma para aquela viagem. Afinal, desde a escolha do destino até o momento de voltar para casa, há diversos pontos que precisam ser observados para que a experiência saia conforme o esperado (ou até mesmo melhor).

Para isso, o ideal é ter em mãos um checklist de viagem! Quer saber como funciona?

Checklist de viagem para destinos nacionais e internacionais

1. Escolha seu destino

A escolha do destino não deixa de ser uma etapa do planejamento, por isso aparece aqui como o tópico número um da nossa checklist de viagem. Essa é a primeira decisão que você deve tomar ao pensar em uma nova experiência. E convenhamos que essa tarefa não é das mais fáceis, já que há tantos lugares incríveis pelo Brasil e pelo mundo que nos chamam a atenção — seja pela cultura, pela gastronomia, pelo clima, pelas paisagens ou pelas diferentes atividades que proporcionam.

Para te ajudar a decidir qual o destino da vez, reunimos aqui algumas das nossas matérias mais interessantes sobre lugares, passeios e roteiros diferentes:  

Checklist de viagem: escolha o seu destino

Decidiu o destino? Então… 

2. Atente-se à documentação

Este é com certeza um dos tópicos mais importantes de um checklist de viagem. Depois de escolher o seu destino, logo de início já procure saber quais são os documentos exigidos para a viagem, independentemente se é para algum lugar dentro do Brasil ou para fora do país. Uma dica é colocar esse item duas vezes no seu checklist (uma no topo e outra no final) para garantir que você está embarcando com toda a documentação necessária.

Se você viaja com a Adventure Club, não precisa se preocupar! Nós passamos todas as informações necessárias em relação à documentação (e sobre todo o restante também).

Confira abaixo os documentos necessários para viagens nacionais e internacionais:

  • Documentos para viagens nacionais

Em uma viagem por território nacional, não são muitos os documentos exigidos. Mesmo assim, são fundamentais para que você possa entrar no destino escolhido. O primeiro deles é a carteira de identidade (RG) com foto recente ou qualquer outro documento de identificação com foto, como carteira de motorista (CNH) e passaporte. Na carteira de identidade atual já consta o número do CPF, mas se esse não for o seu caso leve também este documento por precaução. 

  • Documentos para viagens internacionais

Para viagens internacionais, é preciso redobrar a atenção com a documentação, já que cada país tem as suas próprias exigências. 

Alguns países, como os Estados Unidos, exigem visto e sem ele não é permitida a permanência. Além disso, outros documentos e comprovantes são exigidos como: passagens de ida e volta, seguro viagem, comprovante de vacina contra febre amarela e comprovante financeiro que confirme ter condições de permanecer no país. 

Países da América do Sul, com exceção das Guianas, permitem que os viajantes entrem e circulem apenas com a carteira de identidade (RG) — isso apenas em relação à documentação de identidade, ainda assim é preciso averiguar outros documentos como comprovantes de vacina. Cada país tem suas próprias regras.

Importante: além de se atentar à documentação habitualmente exigida em cada país, é necessário averiguar quais são as novas condições de entrada no país em razão da pandemia de Covid-19. Antes da viagem, consulte o site do consulado do destino e o site oficial do destino para ver a lista de documentos atualizada.

Descubra aqui os países para onde brasileiros já podem viajar

Checklist de viagem: defina a duração da viagem

3. Defina a duração da viagem

Agora que você já escolheu o destino e verificou toda a documentação necessária para viajar, é hora de começar a pensar no roteiro de uma forma geral. Para isso, o primeiro passo é determinar qual será a duração da viagem, o que pode variar muito de um destino para outro dependendo da quantidade de passeios, atrações, distância, tempo de voo, além, é claro, do tempo que você tem disponível. Leve tudo isso em consideração para decidir qual a programação ideal para você. 

4. Pesquise passagens aéreas e opções de hospedagem

O ideal é pesquisar as passagens aéreas com bastante antecedência para aproveitar a melhor oportunidade. Por isso, assim que definir o seu destino e quantos dias irá viajar, já comece a procurar sua passagem pelos sites de busca ou pelos sites das próprias companhias aéreas. Da mesma forma, pesquise diversas opções de hospedagem para reservar aquela que mais se encaixa ao seu perfil, que tenha boa localização e ofereça um serviço de qualidade. 

6 hotéis brasileiros para você conhecer em 2022

Essas etapas são necessárias para quem viaja por conta própria. Quem decide viajar junto com uma agência de turismo especialista, assim como a Adventure Club, não precisa se preocupar com nada além de curtir toda a experiência. É a nossa equipe que fica responsável por encontrar as melhores opções de passagens aéreas, sugerir e reservar a hospedagem, montar o roteiro e entregar uma experiência de viagem totalmente exclusiva. 

5. Contrate um seguro viagem

Para entrar em diversos países, é necessário ter um seguro viagem. No entanto, essa é uma recomendação importante mesmo que você viaje para algum país que não faça essa exigência. Isso porque o seguro viagem cobre imprevistos como extravio de bagagem, cancelamento e atrasos de voos, acidentes, entre outros. Além disso, o seguro garante cobertura de despesas médicas e hospitalares durante a viagem.

Checklist de viagem: planeje os passeios

6. Planeje os passeios

Ao decidir o destino, provavelmente você pesquisou pelo menos um pouquinho a respeito dos passeios que poderá fazer por lá. Se for um destino que ofereça diversas atividades, como o Peru ou a África do Sul, por exemplo, você deve ter encontrado uma infinidade de passeios culturais, experiências gastronômicas, trilhas, trekkings e por aí vai… 

E agora? Quais escolher? Você pode pesquisar a respeito, ler relatos, ver fotos, conversar com algum amigo que já foi… Você também pode contar com uma equipe de especialistas que conhecem a fundo cada um dos destinos e saberá te passar todas as informações necessárias para que essa experiência seja especial do começo ao fim.

Viajar por conta própria ou por uma agência?

7. Planeje os gastos

Depois de definir o destino, a duração da viagem e os passeios que pretende fazer, fica mais fácil fazer um planejamento de gastos. É claro que esse valor será apenas uma base, já que lá você pode acabar gastando mais ou menos; isso dependerá de muitos fatores como a escolha dos restaurantes, transporte, compras e gastos extras, mas pelo menos a um valor aproximado é possível chegar. Para isso, o ideal é calcular a média de gastos prevista por dia para então ter uma noção do gasto total da viagem. 

8. Troque um pouco de dinheiro

Essa dica é válida para quem irá fazer uma viagem internacional. Antes de viajar, o ideal é trocar pelo menos um pouco de dinheiro no Brasil, pois ao chegar no destino você precisará ter a moeda corrente em mãos (e nos aeroportos a taxa de câmbio não costuma ser muito vantajosa). Alguns países solicitam a comprovação de quanto de dinheiro você carrega no momento da imigração. 

Checklist de viagem: arrumando as malas

9. Monte sua mala

Motivo de euforia para alguns e de apuro para outros, a hora de montar a mala chegou! Antes de tudo, é importante saber o que é permitido levar nas bagagens de mão e o que precisa ser despachado (na bagagem despachada, você tem uma liberdade maior do que pode ser levado). 

Exemplos de itens que você pode levar na mala de mão:

  • Documentos
  • Dinheiro
  • Peças de roupa
  • Aparelhos eletrônicos 
  • Medicamentos de uso pessoal*

*Se você faz uso de medicamentos controlados, leve a receita assinada e carimbada pelo seu médico (e de preferência junto com uma versão traduzida para o inglês), pois pode ser necessário apresentá-la no momento do embarque. 

Exemplos de itens que você NÃO PODE pode levar na mala de mão:

  • Isqueiros
  • Líquidos inflamáveis
  • Objetos cortantes como tesoura e canivete

Fora isso, como cada companhia aérea tem as suas regras quanto às medidas e ao peso máximo permitido por mala, é necessário checar essas informações previamente para que você não corra o risco de ultrapassar o limite e precisar pagar a taxa cobrada por isso. 

Todos os passageiros da Adventure Club recebem um PDF com dicas de como arrumar as malas, desenvolvido em parceria com uma personal stylist. Além disso, contam benefícios exclusivos com duas marcas parceiras; uma de roupas e equipamentos e outra de aluguel de malas de categoria premium.

Esses são alguns pontos importantes de um checklist de viagem nacional e internacional. Mas vale ter em mente que, na hora de planejar a viagem, você pode montar o seu próprio checklist de acordo com o destino escolhido e suas preferências de viagem!  

Pensou em mais algum item? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Close Menu