Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

Escolha o seu destino de acordo com o mês em que irá viajar

jan, 06

Já sabe quando irá tirar férias, mas ainda não decidiu para onde ir? Que tal aproveitar que temos tantos cenários paradisíacos em nosso país e fazer uma viagem em solos brasileiros? Para te ajudar a escolher o seu destino de descanso ou de aventura, reunimos aqui 12 lugares, de acordo com cada mês do ano, repletos de natureza e muitas atrações turísticas!        

Janeiro → Fortim – CE

Fortim, a 135 quilômetros de Fortaleza, é um paraíso ainda pouco conhecido para grande parte dos viajantes, e é justamente isso que faz dele um lugar tão único e especial. É um destino tranquilo, mas repleto de paisagens diferentes para serem descobertas e aproveitadas a cada dia: dunas, falésias, florestas de cactos e mangues. A região ainda presenteia com um dos mais belos pores do sol do Brasil. Para contemplá-lo, o Mirante do Pontal, a Praia das Agulhas e o Farol da Barra do Fortim são pontos estratégicos!

Fortim, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Janeiro

Fevereiro → Península de Maraú – BA

Localizada entre os paraísos naturais de Itacaré e Morro de São Paulo, a Península de Maraú guarda lindas praias, piscinas naturais e cachoeiras. Um dos pontos turísticos mais visitados da região é a Praia de Taipu de Fora, eleita como uma das mais belas praias do Brasil. Outra atração imperdível é a cachoeira do Tremembé – a única cachoeira brasileira que deságua diretamente no mar. Já na Barra Grande, a maior vila de toda a península, é onde estão concentrados os principais restaurantes, bares e pousadas da região, tudo com um aspecto rústico e, ao mesmo tempo, confortável e elegante.

Península de Maraú, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Fevereiro

Março → Serra da Capivara – PI

A região tem como principal atração o Parque Nacional da Serra da Capivara, que, devido à sua importância histórica e cultural, foi eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1991. É lá que se encontram os vestígios da presença do homem pré-histórico com as datações mais antigas no continente americano e a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas. É, ainda, um local repleto de chapadas, cânions, vales e diferentes espécies de plantas e animais.

Serra da Capivara, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Março

Abril → Jalapão – TO

O Parque Estadual do Jalapão tem se destacado como um destino bastante procurado por turistas brasileiros e estrangeiros pela sua natureza incrível: quem visita o local pode explorar chapadas, dunas, mirantes, rios e magníficas cachoeiras de águas cristalinas, além de praticar rapel, rafting ou canoagem, passear de buggy, explorar trilhas ou apenas relaxar e curtir a beleza do cerrado brasileiro. A melhor época para viajar para o Jalapão é entre os meses de abril e setembro.

Jalapão, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Abril

Maio → Chapada Diamantina – BA

Como a Chapada Diamantina oferece inúmeras atrações turísticas, entre elas vales, grutas, cachoeiras, rios e poços, é preciso se programar para aproveitar o local o máximo possível. O roteiro mais procurado e indicado é o Volta ao Parque Chapada Diamantina, que, de norte a sul, contempla diversas e paradisíacas atrações. Visitar a região e ter a oportunidade de um contato tão próximo com essa natureza exuberante é uma experiência que fica guardada para sempre no baú de recordações.  

Chapada Diamantina, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Maio


Junho → Urubici – SC

Urubici está localizada em um cenário de montanhas, florestas, vales recortados por rios e cânions deslumbrantes. É uma das cidades mais frias do Brasil — inclusive, anualmente, há a presença de neve na região. Para se ter ideia, no ano de 1990, a pequena cidade registrou recordes de baixa temperatura no país, com 17 graus negativos e sensação térmica de menos 40 graus. Está a 925 metros acima do nível do mar, sendo que, em seu ponto mais alto, a altitude chega a impressionantes 1827 metros. 

Urubici, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Junho

Julho → Lençóis Maranhenses – MA

Os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Brasil e, sem dúvidas, oferecem uma das experiências mais incríveis de viagem. A melhor época para viajar para lá é entre julho e setembro, quando as lagoas estão mais cheias, após o período de chuvas. Suas dunas e lagoas formam um cenário espetacular a qualquer momento do dia, mas é no entardecer que a região consegue ficar ainda mais deslumbrante! Nada se compara à experiência de assistir ao pôr do sol nos Lençóis Maranhenses. 

Lençóis Maranhenses, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Julho

Agosto → Fernando de Noronha – PE

Sonho de todos os mergulhadores, Fernando de Noronha é o principal parque marinho brasileiro e, também, considerado um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo devido à variedade de espécies e à excelente visibilidade. Mas independentemente se você mergulha ou não, atrações não faltam na região! De beleza inquestionável, a Baía do Sancho e a Baía dos Porcos são alguns dos pontos turísticos mais visitados por lá. 

Fernando de Noronha, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Agosto

Setembro → Serra do Cipó – MG

A Serra do Cipó, localizada na região Sul da Serra do Espinhaço, é um exuberante conjunto natural de vegetação, rios, cânions, sítios arqueológicos, cavernas e cachoeiras. Estas, aliás, são o ponto alto do local: são mais de 60 cachoeiras de tirar o fôlego. A principal delas é a do Tabuleiro, a mais alta do estado, com uma queda d’água de 263 metros. Para quem gosta de esportes aquáticos, as melhores cachoeiras são Andorinhas e Congonhas de Cima, onde é possível praticar canionismo. 

Serra do Cipó, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Setembro

Outubro → Pantanal – MT e MS

Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Pantanal, além de um visual impressionante, tem uma biodiversidade riquíssima. Um dos fatores que contribuem para isso é o clima quente e úmido na maior parte do ano, que torna o ambiente perfeito para o desenvolvimento das espécies. Outro ponto importante é a grande oferta de plantas e frutas, que atraem animais herbívoros e, consequentemente, variadas espécies carnívoras para a região. 

Pantanal, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Outubro

Novembro → Chapada dos Veadeiros – GO

A Chapada dos Veadeiros encanta por suas cachoeiras, rios, trilhas, formações rochosas e muitas outras surpresas da natureza. Esse cenário natural privilegiado garante ótimos passeios para visitantes de todas as idades e estilos. Para hospedagem, são dois os locais mais procurados: Alto Paraíso, com maior infraestrutura, e o povoado de São Jorge, mais indicado para quem procura por áreas de camping e pousadas mais simples, porém, também, maior contato com a natureza.

Chapada dos Veadeiros, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Novembro

Dezembro → Alter do Chão – PA

Alter do Chão é uma vila que esconde um pedaço da Amazônia, com muita fauna e flora, rios, praias e paisagens exuberantes. É lá que se encontra a praia de água doce mais bonita do mundo: a Ilha do Amor, também conhecida como “Caribe amazônico”. Cada vez mais, turistas do mundo todo vão para a região para recarregar suas energias em meio ao verde da Amazônia e às águas doces dos rios Tapajós e Arapiuns. A melhor época para viajar para Alter do Chão é de agosto a dezembro. 

Alter do Chão, o melhor lugar de aventura para descansar e se divertir no mês de Dezembro

E aí, qual será o seu próximo destino brasileiro?

Fale agora com um dos nossos especialistas e já comece a planejar essa viagem!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.