Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, os casos de Covid-19 vem diminuindo significativamente, e isso dá esperança e estímulo para novos planejamentos de viagem. Embora alguns países continuem com suas fronteiras fechadas, outros iniciaram o processo de reabertura e retomada de voos internacionais. Confira abaixo os países em que a entrada de brasileiros já está permitida e se atente às exigências específicas de cada um.
Países abertos para brasileiros
AMÉRICAS:
Argentina: necessário apresentar teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (menores de 6 anos são isentos), comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e preencher formulário de saúde 48hs antes do embarque, além de seguro viagem com cobertura para Covid-19.
Bolívia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 5 anos), preencher um formulário de saúde e apresentar na chegada ao país, além de seguro viagem com cobertura para Covid-19. Obs: todos os passageiros estão sujeitos a quarentena de 10 dias na chegada ao país e a realização de um novo teste no 7° dia (as custas do viajante).
Canadá: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (vacinas aceitas: AstraZeneca, Janssen, Moderna ou Pfizer – a partir de 12 anos), além do preenchimento de formulário (72hs antes do embarque) através do aplicativo ArriveCAN.
Chile: Brasileiros estão autorizados a entrar no país com alguns requisitos: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, preencher uma Declaração para Viajantes e ter seguro viagem com cobertura para Covid. Além disso, o país exige também o Passe de Mobilidade, que para ser obtido é necessário apresentar o comprovante de vacinação completa (com as 2 doses ou dose única) há no mínimo 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas). Na chegada ao país é necessário realizar um novo teste RT-PCR e aguardar no hotel até que saia o resultado (que acontece de 24hs a 48hs).
Colômbia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 96hs antes do embarque e preencher um formulário de saúde para apresentar na chegada ao país.
Costa Rica: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 96hs antes do embarque, preencher o Pase de Salud e apresentar o QR Code gerado, na chegada ao país. Além de seguro viagem com cobertura para Covid-19 (seguro não obrigatório para os totalmente vacinados há 15 dias, porém é necessário para os vacinados com Coronavac, pois a vacina não é aplicada no país). Obs: a Costa Rica já anunciou que a partir de 08/01/2022 será exigido comprovante de vacinação para maiores de 12 anos para entrar no país e nos estabelecimentos turísticos (hotéis, restaurantes, alguns centros de atividades de aventura, etc.).
Cuba: a partir de 07/11 visitantes poderão ingressar no país com a apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque e/ou comprovante de vacinação completa há pelos menos 15 dias (todas as vacinas serão aceitas). Além de seguro viagem com cobertura para Covid-19, preenchimento de formulário de saúde. Menores de 12 anos são isentos dos requisitos.
Equador: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e apresentação de formulário de saúde na chegada ao país. Brasileiros estão sujeitos a realização de um novo teste e quarentena de 10 dias (as custas do passageiro). Para entrada em Galápagos, além dos requisitos citados também será necessário o preenchimento de um formulário de controle de trânsito.
EUA: a partir de 08/11 visitantes poderão entrar no país com a apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque e comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas).
Guatemala: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque e comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (consulte as autoridades sanitárias do país sobre quais vacinas são aceitas) e preencher formulário de saúde.
Jamaica: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque e obter autorização prévia de entrada através do formulário Travel Authorization (não se aplica para menores de 12 anos).
México: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 96hs antes do embarque e preencher um questionário de identificação de fator de risco para apresentar na chegada ao país.
Perú: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e preencher um formulário de saúde para apresentar na chegada ao país. Obs: menores de 12 anos devem apenas portar um atestado médico de boa saúde.
Turks & Caicos: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (AstraZeneca, Janssen, Moderna ou Pfizer – a partir de 16 anos) e autorização de entrada através da plataforma TCI Assured (24hs antes do embarque), além de seguro viagem com cobertura para Covid-19.
Uruguai: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (menores de 7 anos são isentos) e para os maiores de 18 anos comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas). Além de seguro viagem com cobertura para Covid-19 e o preenchimento de uma Declaração de Entrada para ser apresentada na chegada ao país.
ÁFRICA
África do Sul: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque e preencher um formulário de saúde para apresentar na chegada ao país.
Egito: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, apresentar o formulário de saúde no desembarque, seguro viagem com cobertura para Covid-19 e a comprovação de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas). Brasileiros estão sujeitos à realização de um novo teste na chegada ao Egito (custo médio de US$ 65 arcado pelo próprio passageiro) inclusive aqueles que estão totalmente vacinados.
Etiópia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 96hs antes do embarque (não se aplica para menos de 10 anos) e comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias.
Ilhas Mauritius: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e reservar pelo menos 7 dias em um dos hotéis que fazem parte da lista do governo.
Marrocos: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 48hs antes do embarque (não se aplica para menores de 11 anos), comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e preencher formulário de saúde. Para os não vacinados ou parcialmente vacinados necessário quarentena de 10 dias.
Namíbia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 6 anos), comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias e preencher um formulário de saúde, além de seguro viagem com cobertura para Covid-19.
Quênia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 96hs antes do embarque (não se aplica para menores de 5 anos), preencher um formulário de saúde e apresentar o QR Code gerado, na chegada ao país. Todos os viajantes estão sujeitos à realização de exame médico na chegada e quarentena.
Tanzânia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 5 anos) e preencher um formulário de saúde, porém após desembarque todos os brasileiros estão sujeitos à realização aleatória de testes de antígeno (as custas do passageiro).
Tunísia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 12 anos), apresentação do comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e preencher um formulário de saúde e apresentar o QR Code gerado, na chegada ao país. Todos os viajantes estão sujeitos à realização de exame médico na chegada e quarentena, exceto para os totalmente vacinados.
Zâmbia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 5 anos), preencher um formulário de saúde e apresentar na chegada ao país. Todos os viajantes estão sujeitos à realização de exame médico na chegada e quarentena (exceto para os totalmente vacinados há 15 dias).
Zimbábue: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 48hs antes do embarque (não se aplica para menores de 3 anos).
ÁSIA E ORIENTE MÉDIO
Emirados Árabes: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 12 anos) feito em laboratório autorizado, seguro viagem com cobertura Covid-19. Para desembarque em Dubai é realizado outro teste PCR na chegada ao país (as custas do passageiro) e criar uma conta no app DXB Smart. Obs: cada Emirado pode ter regras diferentes, consulte-nos.
Israel: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas, porém a 2° dose deve ter ocorrido há no máximo 6 meses ou aguardar 15 dias após a dose de reforço), além do preenchimento de uma Declaração de Entrada até 24hs antes do embarque. Na chegada em Israel será necessário um novo teste PCR e aguardar no hotel até que o resultado fique pronto (no máximo 24hs).
Jordânia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 5 anos), comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (Coronavac por enquanto não é aceita), seguro viagem com cobertura Covid-19 e preencher um formulário de entrada e declaração de saúde para apresentar na chegada ao país, além de baixo o app AMAN. Todos os viajantes estão sujeitos à realização de novo teste PCR (as custas do passageiro).
Líbano: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 96hs antes do embarque (não se aplica para menores de 12 anos) e comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias. Além de outro exame PCR na chegada ao aeroporto, preenchimento de formulário de saúde e baixar um app de controle ‘CovidLebTrack’.
Maldivas: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 96hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e preencher um formulário de saúde para apresentar na chegada ao país. Obs: se fizer conexão com mais de 24hs de duração, será necessário fazer um novo teste na conexão e apresentar no desembarque nas Maldivas.
Nepal: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias e preencher um formulário de saúde e apresentar o código de barras gerado na chegada ao país. Para os não vacinados será necessário quarentena de 10 dias no país (as custas do passageiro).
Omã: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e preencher um formulário e apresentar na chegada ao país. Todos os viajantes com mais de 15 anos estão sujeitos à realização de novo teste PCR (as custas do passageiro).
Sri Lanka: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 2 anos), comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias e preencher o formulário de saúde para apresentar na chegada ao país. Obs: passageiros que não estão vacinados estão sujeitos a cumprir quarentena de 14 dias.
Uzbequistão: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque e comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias. Todos os viajantes estão sujeitos à realização de novo teste PCR (as custas do passageiro).
EUROPA
Armênia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque e comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias. Brasileiros estão sujeitos a realização de um novo teste na chegada (as custas do passageiro) e quarentena até sair o resultado do novo teste.
Croácia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias, além de preenchimento de formulário de entrada (deve ser feito online antes da partida) e um formulário de controle de trânsito a ser apresentado na chegada ao país.
Espanha: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e preencher um formulário de saúde e apresentar o QR Code gerado, na chegada ao país. Além disso, todos os passageiros estão sujeitos a passar por um exame médico na chegada ao país.
Finlândia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque e comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas). Além disso, todos os passageiros estão sujeitos a passar por um exame médico na chegada ao país.
França: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo precisa de teste RT-PCR em até 72hs antes do embarque e comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (vacinados com a Coronavac só poderão entrar desde que tenham tomado a dose de reforço com a Pfizer há pelo menos 7 dias). Obs: desde início de agosto a França exige um passe sanitário para ter acesso a estabelecimentos turísticos, consulte nossa equipe para mais informações.
Islândia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias (todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas) e preencher um formulário de saúde para apresentar na chegada ao país. Brasileiros estão sujeitos a realização de um novo teste PCR na chegada e quarentena.
Portugal: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias e preencher um formulário. Obs: Portugal exige um passe sanitário para ter acesso a estabelecimentos turísticos, consulte nossa equipe para mais informações.
Países abertos para brasileiros, mas com restrições
Camboja: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, seguro saúde da FORTE, com pelo menos US$ 50 mil de cobertura e façam um depósito no valor de US$ 2mil, caso seja necessário tratamento médico e outras taxas extras. Todos estão sujeitos a novo teste na chegada e, caso alguém no voo esteja contaminado, todos os demais serão obrigados a cumprir quarentena de 14 dias.
Tailândia: Brasileiros estão autorizados a entrar no país desde que o desembarque seja em Phuket e façam quarentena de 7 dias na própria cidade ou em Krabi, Koh Samui, Koh Phagan, Koh Tao ou Pang-Nga; após esse período o viajante é liberado para circular pelas demais regiões da Tailândia. Ainda assim, é necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque, comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias, seguro viagem com cobertura Covid-19 e preencher um Certificado de Entrada para apresentar na chegada e saída ao país e se cadastrar no app Thailand Plus através do número gerado pelo Certificado de Entrada.
Polinésia Francesa (Tahiti): necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 11 anos). Além disso, é necessário obter uma autorização de entrada e preencher um formulário de saúde e apresentar o QR Code gerado, na chegada ao país, também precisa preencher uma declaração juramentada. Todos os viajantes estão sujeitos a realização de um novo teste PCR na chegada (as custas do passageiro) e quarentena de 10 dias (isentos de quarentena para os totalmente vacinados há 15 dias com as vacinas da AstraZeneca, Janssen ou Pfizer).
Turquia: necessário apresentação de teste RT-PCR negativo em até 72hs antes do embarque (não se aplica para menores de 6 anos) e preencher um formulário de saúde a ser apresentado na chegada ao país. Brasileiros estão sujeitos a realização de um novo teste PCR e quarentena obrigatória de 14 dias.
As informações acima podem sofrer alterações a qualquer momento. Antes de reservar o seu voo, recomendamos que consulte a Embaixada ou o Consulado do destino, o site oficial do país e o mapa da IATA — International Air Transport Association. Em voos com conexão, verifique também as condições do país.
Texto atualizado em 04/11/2021