Skip to main content
search

Como a pandemia pode ter mudado o comportamento de grande parte dos turistas, interferindo diretamente na forma como preferem e escolhem viajar? Especialistas apontam algumas das mudanças que perceberemos no turismo nos próximos anos, considerando estudos e análises recentes do setor.

Vem aí um “turismo redefinido”

Quem não ressignificou um simples encontro com a família ou uma pequena viagem à cidade vizinha? Com a pandemia, além de as pessoas passarem a valorizar mais o momento presente e a companhia de pessoas especiais, adquiriram maior consciência sobre práticas sustentáveis, saúde (física e mental) e experiências que possam ser significativas para todos os envolvidos.

Viagens com propósito: 6 destinos para você conhecer em 2022

1. Serra do Amolar

Na borda oeste do Pantanal, próxima à fronteira com a Bolívia, encontra-se a Serra do Amolar, a região pantaneira mais diferente em termos de paisagem. Lá, diferentemente de todo o restante, não são as paisagens de planície que predominam; são as montanhas, com o ponto mais alto a aproximadamente 350 metros do nível do mar.

Tendências de viagem: Serra do Amolar no Pantanal

A Serra do Amolar oferece uma autêntica experiência de Pantanal, pois une vida selvagem, natureza, tradições locais preservadas, projetos sociais e diversas atrações e experiências, como passeios de lancha, passeios de caiaque, caminhadas, inscrições rupestres e safáris fotográficos para observar a flora e fauna da região. 

Por se tratar de uma região de difícil acesso, não costuma fazer parte dos roteiros tradicionais do Pantanal, mas é justamente o fato de ser um lugar tão reservado e preservado que o torna ainda mais memorável. Por isso, para quem gosta de viajar para lugares “fora da rota”, a Serra do Amolar é uma ótima indicação para o turismo 2022. 

Confira o relato da nossa diretora, Eliane Leite, sobre a sua experiência na Serra do Amolar 

2. Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, foi o único destino brasileiro a aparecer na lista dos “52 lugares para se viajar pelo mundo em 2022” criada pelo The New York Times. Alguma dúvida de que se trata de um excelente destino para visitar em 2022?

Além de abrigar o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil e um dos mais importantes das Américas, é um lugar repleto de belezas naturais – entre montanhas, cânions e vegetação típica da Caatinga –, e atividades como caminhadas, passeios de bike, observação da fauna e flora e inscrições rupestres.

Tendências de viagem: Serra da Capivara no Piauí

Outro ponto de destaque é o fortalecimento social das comunidades locais. Graças à luta da arqueóloga e professora Niède Guidon, os moradores da região tiveram a oportunidade de aprender e se especializar em diferentes atividades turísticas; hoje, são guias, arqueólogos, artesãos, guardas, receptores, entre tantos outros papéis impecavelmente desempenhados.

Serra da Capivara, uma surpresa além do esperado – Texto da nossa diretora, Eliane Leite

3. Estrada Real

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para conhecê-la, você pode escolher entre quatro caminhos principais – Diamantes, Novo, Velho e Sabarabuçu –, cada um com as suas próprias belezas e riquezas culturais.

Nossa diretora, Eliane Leite, escolheu o Caminho dos Diamantes

Tendências de Viagem: Estrada Real

O Caminho dos Diamantes, que vai de Diamantina a Ouro Preto, se destaca pelas suas belezas naturais, seus cantos repletos de histórias e sua gastronomia singular. Ao longo do percurso, não faltam trilhas, vales e cachoeiras de tirar o fôlego, além de povoados super charmosos e o incrível Santuário do Caraça, uma das paradas finais. 

Importante saber: antes de tudo, é preciso solicitar o Passaporte Estrada Real por meio de um cadastro no site do Instituto Estrada Real. O documento permite que você acompanhe e registre todas as suas experiências pelo caminho.

4. Peru

Na lista de destinos internacionais apontados para o turismo 2022, não poderia ficar de fora o Peru. O país, dono de uma cultura riquíssima, uma das melhores culinárias do mundo, algumas das paisagens mais exuberantes e sítios arqueológicos importantes, é um destino que agrada todo mundo: quem viaja sozinho, com amigos, em lua de mel ou em família. 

Tendências de viagem: Peru

Machu Picchu é a sua atração principal. A cidade sagrada dos Incas, erguida sobre uma montanha de 2.400 metros de altitude, é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo. Uma viagem até lá normalmente começa na cidade de Cusco, que também abriga sítios arqueológicos e é ponto de partida para outros passeios como a famosa Montanha das Sete Cores. 

Outros lugares que você não pode deixar de conhecer no Peru são o Lago Titicaca, o mais alto lago navegável do mundo, Arequipa, uma cidade histórica super charmosa, além, é claro, a sua capital, Lima, que oferece as melhores experiências gastronômicas do país. Inclusive, dos 50 melhores restaurantes do mundo, três estão em Lima. Sabia disso?

Leia também: 4 coisas que aprendi viajando 6 vezes ao Peru

5. Antártica

A Antártica é, sem dúvidas, um dos destinos que mais despertam a curiosidade dos viajantes apaixonados por natureza e lugares inóspitos. O continente, o mais seco, frio e ventoso do planeta, abriga cenários espetaculares e uma vida selvagem impressionante.

Tendências de viagem: Antártica

Por lá, é possível avistar enormes colônias de pinguins, focas, baleias e aves, além de se maravilhar com os icebergs em suas diferentes formas, tamanhos e cores. Dependendo do roteiro, há a possibilidade de viver experiências ainda mais inusitadas como acampar ou entrar em um vulcão congelado. 

A chegada à Antártica normalmente se dá por meio de um cruzeiro que sai de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, e cruza a famosa Passagem de Drake. A princípio, pode parecer uma viagem muito complexa, mas as modernas embarcações garantem que a experiência seja tranquila e agradável.

6. Tanzânia

Se você busca uma experiência de profundo contato com a natureza e a vida selvagem, a Tanzânia é o destino perfeito. O país do leste africano tem o maior espaço destinado a parques nacionais e áreas de conservação do mundo.

Tendências de viagem: Tanzânia

Em vez dos Big Five, presentes em vários países africanos, na Tanzânia encontram-se os chamados Big Ten – elefante, búfalo, rinoceronte, leão, leopardo, guepardo, cachorro selvagem, hipopótamo, zebra e girafa –, além de centenas de espécies de aves. 

Você poderá conhecer o famoso Parque Nacional Serengeti, onde ocorre a maior migração animal de mamíferos do planeta, o Ngorongoro, a maior cratera vulcânica intacta do mundo, o impressionante Monte Kilimanjaro, o ponto mais alto do continente africano, e também o mais baixo, o Lago Tanganyika.

Qual o seu destino preferido?

Agora que você conheceu alguns dos destinos apontados como tendência do turismo em 2022, é só escolher com qual deles começar a programação. Para isso, nada melhor do que contar com o suporte de uma equipe especialista em destinos de natureza e em promover as experiências de viagem mais marcantes e inusitadas. Fale com a Adventure Club!

Deixe um comentário

Close Menu