Skip to main content
search

Você já ouviu falar na Serra da Capivara, no Piauí?

É lá que se encontra o Parque Nacional Serra da Capivara, o maior conjunto de sítios arqueológicos do país e um dos mais importantes das Américas. São mais de 30 mil pinturas rupestres e mais de 1000 sítios arqueológicos registrados!

Foi no ano de 1973 que a arqueóloga brasileira Dra. Niède Guidon chegou à região e revolucionou tudo o que até então se sabia sobre a presença do homem nas Américas. Depois de anos de pesquisas e escavações, foram encontrados vestígios que apontam que nossos antepassados viveram ali há mais de 50 mil anos. 

Serra da Capivara, Piauí

Texto escrito por Eliane Leite, Diretora da Adventure Club

Um destino que todo mundo precisa conhecer

Mas, embora seja um destino com importância inestimável para o Brasil e para o mundo, ainda não é tão visitado turisticamente. Justamente por isso, acaba sendo um pouco difícil encontrar conteúdos sobre a região a partir do olhar de um visitante – uma perspectiva mais pessoal mesmo, sabe?

Então, como recentemente tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o local, acho que seria bacana eu compartilhar um pouquinho dessa experiência aqui no blog com vocês. Não será fácil descrever todas as descobertas, as sensações e os momentos inesquecíveis que vivenciei na Serra da Capivara, mas vamos lá… 

Antes de tudo, só para contextualizar, essa foi a primeira vez que eu acompanhei um Grupo Exclusivo da Adventure Club. E o que são os nossos grupos exclusivos? São as saídas que programamos para alguns dos destinos que mais amamos, mas de uma forma bem exclusiva e íntima. São no máximo 10 pessoas por grupo.

Nosso objetivo é proporcionar momentos tranquilos, sem aquela sensação de correria que normalmente acontece em viagens com mais pessoas. Todos os passeios em privativo, com horários exclusivos sempre que possível, para que cada momento seja realmente apreciado, com calma, privacidade, conforto e diversão.

E não para por aí… Essa também foi a primeira vez que montamos uma viagem virtual para que mais clientes pudessem acompanhar a viagem — mas diretamente de suas casas.

Fizemos um diário de bordo quase que em tempo real, com gravações diárias mostrando tudo que estávamos conhecendo, duas transmissões ao vivo diretamente de São Raimundo Nonato, com clientes e receptivos locais contando sobre a experiência, e diversos materiais extras que preparamos para enriquecer ainda mais a viagem.

Grupo Serra da Capivara

Foram 12 viajantes virtuais conhecendo e se encantando pela Serra da Capivara junto conosco!

Por que eu me surpreendi tanto com a Serra da Capivara?

Apesar de trabalhar com a Serra da Capivara há anos e ter uma estreita ligação com os nossos parceiros locais, era um destino que eu ainda não conhecia pessoalmente. Sempre tive vontade, mas essa vontade cresceu ainda mais nesse último ano. 

Então é claro que eu imaginava que seriam dias incríveis, sim… Afinal, quem não embarca com aquele frio gostoso na barriga com vontade e expectativa de conhecer o lugar, as pessoas e suas histórias, a cultura, as cores, os sons e tudo que o destino nos reserva?

Mas acho que por eu ter ficado tanto tempo sem contato físico com os meus clientes, sem a relação olho no olho que eu tanto prezo, poder ter essa troca presencial novamente — e ainda mais lá, na Serra da Capivara —, foi muito especial. 

Grupo Serra da Capivara

Já são mais de 20 anos trabalhando com viagens, então pude conhecer vários Parques Nacionais. E vou te contar que o Parque Nacional Serra da Capivara tem a melhor infraestrutura que eu já vi no Brasil! É fantástica, realmente surpreendente.

Conversando com os nossos parceiros, eles contaram que, desde que o Parque tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1991, a Dra. Niède Guidon pensou e desenvolveu tudo com muito cuidado para que o local oferecesse a melhor estrutura e acessibilidade aos seus visitantes, o que é perceptível em cada pedacinho daquele lugar.

E claro que eu fiquei emocionada quando vi a primeira pintura rupestre. Foi de arrepiar! 

Diferentes atividades em meio às belezas naturais do Cerrado

Outro ponto que me surpreendeu bastante foram as paisagens e belezas naturais do Cerrado e a quantidade de atividades que o parque oferece. Tem caminhadas leves, caminhadas mais pesadas, passeios de bike, observação da fauna e flora, cavernas e vistas espetaculares lá do alto das montanhas e dos cânions.

Integração da população local com o patrimônio cultural e natural

Não tem como pensar na Serra da Capivara e não falar sobre a sua população local. Existe uma preocupação muito grande em preservar o parque, valorizar a cultura local e fortalecer as comunidades que vivem ali. Isso fica muito nítido, principalmente, quando você conversa com os moradores da região. Aliás, este é mais um dos pontos que eu queria trazer aqui… Olha só que bacana!

A FUMDHAM – Fundação Museu do Homem Americano, uma entidade civil sem fins lucrativos, desenvolve projetos socioculturais que buscam a integração da população local com o patrimônio cultural e natural, priorizando a autossustentabilidade com o objetivo de transformar gradualmente a vida das comunidades. Um desses projetos é a Cerâmica Serra da Capivara, que pudemos visitar e ver de perto a produção. 

Quem o idealizou foi a arqueóloga Dra. Niède Guidon como alternativa de trabalho e fonte de renda para as famílias da região. O trabalho deu tão certo que os produtos hoje são exportados para países como Itália, Espanha e Estados Unidos e, nacionalmente, comercializados em grandes lojas de decoração como Tok&Stok e Etna.

Doações às comunidades da Serra da Capivara e Serra das Confusões

Os moradores da Serra da Capivara tiveram suas vidas transformadas com o turismo. Guias, arqueólogos, artesãos, guardas, receptores… E são eles os grandes responsáveis pelas atividades turísticas serem tão marcantes para nós, visitantes.

Desde que a pandemia começou, o turismo no Parque Nacional Serra da Capivara, assim como em muitos destinos do Brasil, teve as suas atividades interrompidas. Isso obviamente gerou um grande impacto negativo na vida das comunidades, que ficaram sem sua principal fonte de renda. 

Logo no comecinho desse período, em março de 2020, nós da Adventure Club começamos a arrecadar doações para enviar à Serra da Capivara, um projeto de união, amor e força, que ganhou forma graças ao apoio e à ajuda dos nossos clientes.

 

Nós continuamos e agora pudemos entregá-las pessoalmente. Esse foi outro momento que com certeza ficará para sempre na nossa memória!

Clique aqui para saber mais sobre nossas ações sociais

Cliente Luciana - Grupo Serra da Capivara

Parque Nacional da Serra das Confusões

Também tivemos a oportunidade de visitar o Parque Nacional da Serra das Confusões, mais ao sul do estado, três vezes maior que a cidade de São Paulo. Gigantesco! Tão grande quanto o seu tamanho são as suas belezas naturais: cânions, serras e a famosa gruta do Riacho dos Bois, uma fenda com 3 quilômetros de extensão, a maior atração do parque.

Ainda sobre esse passeio, me lembrei de outro ponto que acho legal comentar: no nosso grupo tínhamos vegetarianos e um vegano, e todos gostaram muito das opções que eram servidas. Nesse dia aí, como o deslocamento era maior, já levamos os lanchinhos da trilha junto com a gente. E, juro, estavam tão deliciosos que acabaram se tornando até outro diferencial do dia. Todo mundo amou!

Veja alguns depoimentos de clientes que estiveram conosco neste grupo:

“Já fazia um tempo que eu queria visitar a Serra da Capivara, mas fui deixando porque não gosto muito de viajar em grupo. Até que comecei a pensar de novo e pesquisar sobre o roteiro. Escrevi para duas empresas, uma delas a Adventure Club, que me respondeu muito rápido, contando que fariam uma live para falar sobre o destino.  Assisti e fiquei encantada! A Eliane é uma pessoa muito inteligente, focada e que passa total confiança. Depois dessa live, fechei a viagem com ela na hora e foi muito melhor do que o esperado. Obrigada pelo carinho e atenção e vocês estão super de parabéns com toda a viagem.” – Fátima e Klaus (Peter) Rieckmann

“Eu faço parte de um grupo chamado GAEA (Grupo de Ações e Estudos Ambientais), então tudo que se refere a meio ambiente e biomas eu me interesso muito. Essa foi a primeira vez que tive contato com o bioma da Caatinga, e a alegria interna foi tão grande que me senti como uma criança em um dia de parquinho! Amei a companhia de todos… Turma alegre, divertida e corajosa com uma equipe de dar gosto de quero muito mais.” – Maria Rita Mendes

“Essa foi a minha primeira viagem de caminhada e comecei muito bem na Serra da Capivara, um lugar indescritível. Eu fiquei encantada com tudo. Foi uma surpresa muito legal conhecer esse cantinho do Brasil! Foi um grupo ótimo, alto astral! A Adventure Club está num lugar especial no meu coração. A Eliane e a equipe são tão eficientes e amáveis que tornaram a viagem maravilhosa! Superou minhas expectativas.” – Tania Scherer

“Impressionante a beleza e a grandiosidade da Serra da Capivara. Parece que nem é verdade estar dentro de um cenário desse. Também me surpreendi muito com a qualidade dos guias, um guia florestal e um formado em arqueologia. São rapazes muito bem preparados para a função, com muito conteúdo para passar. Obrigada Eliane e Equipe Adventure Club, vocês tornaram a viagem melhor ainda!” – Paula Mascarenhas Borges

Clique aqui e confira outros depoimentos de nossos clientes


Quer participar das nossas próximas saídas em grupos exclusivos?

Para quem deseja viajar e se conectar verdadeiramente com o lugar, com a comunidade local e com diferentes tipos de experiência. Clique aqui e confira nossa agenda com as próximas viagens exclusivas com a Adventure Club!

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu