Skip to main content
search
Texto escrito por Eliane Leite, Diretora da Adventure Club

Se você me disser que está pensando em viajar mas não sabe para onde, posso facilmente te recomendar o Peru mesmo antes de te perguntar qualquer coisa.

Pra mim, o Peru é aquele destino “sem erro”, sabe? Independentemente da idade, do perfil e das preferências do viajante (ou se é uma viagem sozinho, em família, com amigos ou lua de mel), é um país que proporciona uma experiência completa. 

Eu acabei de voltar de lá e, olha só, essa foi a minha sexta vez no país! Por isso, pensei em reunir algumas das descobertas que fiz ao longo de todas essas experiências.

4 coisas que aprendi viajando 6 vezes ao Peru

Quer saber mais? Então embarque comigo e descubra 4 coisas que aprendi no Peru:

1. A comida é motivo de orgulho e símbolo cultural

A gastronomia peruana é famosa no mundo inteiro! Por diversas vezes, o país foi considerado como o melhor destino culinário do mundo. Além de uma grande variedade de ingredientes (só de batatas são mais de 3000 tipos), as receitas levam várias iguarias locais com sabores típicos que proporcionam uma verdadeira explosão de sabores.  

A comida é motivo de orgulho e símbolo cultural

2. Por falar em comida, existem diversos tipos de ceviche

Existem diversas formas de preparar o ceviche, o prato mais famoso do Peru. O tradicional é feito com pedaços de peixe, cebola, ají (pimenta peruana), suco de limão e sal. Porém, pode-se adicionar batata-doce, milho, milho torrado e algas marinhas (yuyo). 

Como o país possui climas e altitudes diferentes, os ingredientes e as formas de preparo mudam muito de uma região para outra. Se você for em lugares montanhosos, por exemplo, provavelmente encontrará uma versão de ceviche diferente da de uma cidade com mar. 

3. O pisco sour é feito com claro de ovo 

O pisco sour, o drink mais conhecido do Peru, é uma espécie de “caipirinha peruana”, feita com suco de limão, pisco (uma aguardente de uva), açúcar, bastante gelo e… clara de ovo! Já provou? É uma delícia!

O pisco sour é feito com claro de ovo

4. É possível combater o mal de altitude, conhecido como soroche 

Em altitudes elevadas, o ar é mais rarefeito e pode ocasionar uma redução da quantidade de oxigênio no sangue, provocando sintomas como dor de cabeça, náusea, tontura e cansaço. Esse efeito é conhecido como soroche ou mal de altitude. 

No primeiro dia de viagem, costumo sentir uma dorzinha de cabeça chata. Mas logo o corpo acostuma, o incômodo passa e fico pronta para curtir ao máximo toda a programação que, aliás, costuma ser bem agitada!

Além de evitar esforço físico logo nos primeiros dias, há outras dicas do que fazer para que o organismo se adapte às novas condições. 

Se você está indo para o Peru, ou mesmo outros países como Chile e Bolívia, procure: beber muita água, evitar comer carne vermelha e ingerir bebida alcoólica à noite, dormir levemente inclinado (e não totalmente reto), mascar (ou tomar chá de) folha de coca e, claro, respeitar os limites do seu corpo. 


Roteiro único no Peru: de Arequipa ao Lago Titicaca

Além dessas curiosidades, quero compartilhar com você um pouco do roteiro que eu fiz dessa última vez, ainda mais porque é uma programação diferente, “um Peru muito além de Machu Picchu”. Bora?

Nossa viagem começou em Arequipa, uma cidade histórica super charmosa também conhecida como “cidade branca”. O apelido é em alusão às suas construções, feitas à base de uma pedra vulcânica branca chamada sillar, e também por conta dos europeus que ali chegaram e tornaram a cidade conhecida como “a cidade dos brancos”. 

Arequipa tem uma arquitetura deslumbrante, diversas lojinhas, igrejas, cafés e restaurantes, e ainda por cima é cercada por três vulcões. Conhecemos o centro histórico, a Plaza de Armas e o Mosteiro de Santa Catalina.

Hospedagem: Hotel Cirqa

Este antigo mosteiro remonta ao ano de 1540 quando a cidade foi fundada. Revivendo a alma de um Parador abandonado e inspirado pela maneira dedicada como os monges recebiam os viajantes, o Cirqa homenageia seu patrimônio dando continuidade às calorosas tradições arequipenas. Através do próprio hotel, os viajantes podem embarcar em excursões exclusivas com todo requinte e cuidado de um membro Relais & Châteaux. 

Dando continuidade à viagem, seguimos em direção à cidade de Puno, uma das bases do emblemático Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo e um dos maiores da América Latina. O lago é tão grande que existem 41 ilhas dentro de suas águas, dentre as quais as Ilhas Flutuantes de Uros e Taquile, o lar de diversas famílias. 

Ilhas Flutuantes de Uros e Taquile

Hospedagem: Hotel Titilaka

O hotel Titilaka, membro do renomado selo Relais & Châteaux, encontrou seu refúgio numa península particular. Instalado na borda do lago, e com uma vista esplêndida, conseguiu integrar o patrimônio local e contato direto com a natureza que o rodeia. Titilaka oferece uma gama de experiências projetadas para a descoberta de cultura, história, natureza e populações locais que circundam o lago e o hotel. 

Em nosso último dia em Puno a caminho do aeroporto de Juliaca, paramos para visitar Sillustani, um cemitério pré-incaico às margens do Lago Umayo. Os túmulos, que são construídos acima do solo em estruturas semelhantes a torres chamadas chullpas, são os vestígios do povo Qulla, que são aimarás conquistados pelo Império Inca no século XV.

De Juliaca seguimos para Lima, a capital, especialmente conhecida pela sua gastronomia. Então, pra fechar a viagem, é claro que não deixaríamos de fora a deliciosa rota do ceviche, passando pelos restaurantes Canta Rana Oficial, Mayta e El Fresco, pelos bairros Barranco e Miraflores. 

Hospedagem: Hotel Atemporal

Instalado em uma grande mansão dos anos 40 estilo Tudor, localizada no bairro chique de Miraflores de Lima, o hotel boutique Atemporal é aquela combinação única de luxo antigo e moderno. Sem nenhum letreiro chamativo ou saguão convencional, tem apenas 9 quartos, uma sala de estar e uma “sala de visita”. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para hóspedes que procuram uma experiência distinta.

Na dúvida? Vai pro Peru! 

Descubra paisagens, pessoas, cultura, história, gastronomia, arte e hospedagens fantásticas. Garanto que você não vai se arrepender! Confira aqui detalhes do roteiro de Arequipa ao Lago Titicaca.

Deixe um comentário

Close Menu