Skip to main content
search

 A primeira vez que visitei a África do Sul, lembro de ter me preocupado com tudo o que era necessário para entrar no país: passaporte, dinheiro, a melhor época para viajar, quais roupas levar, como montar meu roteiro e quais vacinas eram necessárias.

Sim, nós brasileiros temos que tomar vacinas dependendo da região para a qual iremos viajar porque mesmo que a doença já tenha sido erradicada por aqui, pode ser comum nesses lugares.

Vale lembrar que a vacinação é uma forma segura de realizar o intercâmbio entre os povos, já que é a garantia de que você estará protegido das enfermidades de lá e não levará nenhum vírus ou bactéria daqui.

Quais vacinas devo tomar antes de minha viagem?

Existem dois tipos de vacinas para os viajantes, as obrigatórias e as não obrigatórias. Eu recomendo que todos que desejam viajar para qualquer lugar do mundo, e até mesmo dentro do Brasil, sempre busquem informações sobre a necessidade da vacinação.

Entre as vacinas obrigatórias está a da Febre Amarela, para quem deseja viajar para Benin, Argélia, Burkina Faso, Zaire, Gana, Eritreia, Camarões, Guiana, Congo, Mali, Níger, Libéria, Senegal, República Centro-Africana, Togo, Ruanda, Zaire e Senegal.

Já quem vai visitar o Gabão, também deve se vacinar obrigatoriamente contra o Tétano, Poliomelite e Difteria.

Vacinas não obrigatórias

Há uma série de vacinas não obrigatórias que também podem ser tomadas por quem viaja ao continente africano. Eu não tomei todas as que listei a seguir, mas senti a necessidade de realizar a vacinação para algumas enfermidades, só assim eu me sentiria mais tranquila para embarcar em uma das aventuras mais especiais que já vivi.

– Vacina contra a Febre Amarela (Norte da África e África do Sul);
– Hepatite B (Norte da África e África do Sul);
– Febre tifoide (Norte da África e África do Sul);
– Antitetânica (Norte da África e África do Sul);
– Difteria (Norte da África e África do Sul);
– Raiva (Norte da África e África do Sul);
– Poliomielite (Norte da África e África do Sul).

Outra dica importante, e que pode até parecer boba, é: sempre leve sua carteira de vacinação. Muita gente se vacina e simplesmente esquece que precisa comprovar isso quando chega ao destino. Há também um Certificado de Vacinação Internacional emitido pela Anvisa

Agora que você já sabe quais vacinas tomar antes de viajar para a África, aproveite para acessar o site da Adventure Club e encontrar roteiros exclusivos para a África do Sul, Botsuana, Egito, Etiópia, Marrocos, Moçambique, Madagascar, Namíbia, Quênia, Ruanda, Tunísia e Tanzânia.

Deixe um comentário

Close Menu