Skip to main content
search

Por definição, cavernas são profundas e extensas cavidades formadas a partir de diferentes processos naturais. Normalmente, são escuras e apresentam um alto nível de umidade, uma vez que a luz solar não consegue entrar e atravessá-las.

Contudo, deixando um pouquinho de lado a parte científica, até porque essa não é a nossa área, as cavernas são também uma fonte inestimável de magia, inspiração, curiosidade e beleza natural. E é justamente sob a perspectiva de turistas, curiosos e apaixonados por natureza que hoje vamos falar sobre algumas das cavernas mais espetaculares do planeta.

Confira 9 cavernas no mundo que merecem a sua visita

1. Poço Azul – Chapada Diamantina, Bahia

O Poço Azul, uma das principais atrações da Chapada Diamantina, é uma mistura impressionante de formações rochosas com águas azuis cristalinas. A profundidade, que gira em torno de 20 metros, dá aos visitantes a oportunidade de realizar uma flutuação com máscara e snorkel para ver o fundo da lagoa.

Poço Azul – Chapada Diamantina, Bahia

2. Glowworm Caves – Nova Zelândia

As Glowworm Caves, localizadas em uma cidade chamada Waitomo, na Ilha Norte da Nova Zelândia, são um grupo de cavernas bastante interessantes. As formações rochosas são naturalmente iluminadas por uma espécie de mosca cujas larvas se prendem no teto e liberam fios de seda bioluminescentes para atrair suas presas. 

3. Mammoth Cave – Estados Unidos

O Parque Nacional de Mammoth Cave, nos Estados Unidos, abriga um dos maiores complexos de cavernas do mundo. O visitante pode escolher entre os diversos tipos de passeios disponíveis, como tour histórico, passeios de descoberta e excursão em cúpulas e pedras gotejantes. Além das atrações em cavernas, o turista encontra no local montanhas, vales, penhascos, trilhas arborizadas, rios cênicos e animais selvagens.

4. Capelas de Mármore – Chile

As Capelas de Mármore, também chamadas de Catedrais de Mármore, são uma das grandes atrações do sul do Chile. Esculpidas há milhares de anos pela ação dos ventos e das águas, essas incríveis formações calcárias cheias de curvas impressionam os apaixonados por natureza, fotografia e paisagens inusitadas. 

Capelas de Mármore – Chile

5. Algar de Benagil – Portugal

O Algar de Benagil, ou Gruta de Benagil, é um dos principais atrativos turísticos de Algarve, Portugal. Para entender por que esse lugar tornou-se um dos cartões-postais do país, imagine o seguinte cenário: uma praia secreta envolta por uma gruta fascinante. Imaginou? Para ver pessoalmente, há duas opções: do alto das falésias ou por dentro das grutas, em um passeio de barco ou caiaque.

6. Son Doong – Vietnã

No Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng, no coração do Vietnã, encontra-se a maior caverna do mundo. Son Doong, como é chamada, tem impressionantes 9 quilômetros de extensão, 200 metros de altura e 150 metros de largura, com atrações que variam entre praias de água doce, cascatas, florestas, penhascos e diferentes formações geológicas. 

7. Reed Flute Cave – China

As Reed Flute Cave são um dos pontos turísticos mais bonitos da China e uma das formações rochosas mais interessantes do mundo. A caverna é marcada por cores vibrantes, formatos diversos e pontos brilhantes que deixam qualquer visitante impressionado. Além das atrações naturais, a caverna conta com inscrições feitas durante a Dinastia Tang, ou seja, um lugar para também ter contato com a história do país. 

Reed Flute Cave – China

8. Batu Caves – Malásia

As Batu Caves são um importante complexo de cavernas e templos hindus localizado na Malásia, a menos de 15 quilômetros da movimentada capital, Kuala Lumpur. Antigamente, já serviram como abrigo para tribos locais; hoje são um dos pontos turísticos mais famosos do sudeste asiático, atraindo visitantes de todas as partes do mundo.

9. Cavernas de Vatnajokull – Islândia

Já ouviu falar em cavernas em geleira? O Parque Nacional Vatnajökull, na Islândia, abriga uma enorme geleira de mesmo nome onde se encontram cavernas de diferentes tamanhos e formatos. Porém, justamente por estarem em uma geleira, essas formações estão constantemente se quebrando e se moldando, podendo mudar drasticamente de um ano para outro.   

Já conhecia alguma dessas cavernas? E quais outras devemos incluir na lista? 

Conta pra gente aqui nos comentários quais cavernas no brasil e no mundo são imperdíveis! Assim, outras pessoas que estão lendo esta matéria podem se inspirar e até mesmo visitar algum dos lugares recomendados.

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu