Skip to main content
search

Parques Nacionais são unidades de conservação que têm como objetivo proteger e preservar os ecossistemas naturais de grande importância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento do turismo ecológico. 

O órgão responsável por fiscalizar os Parques Nacionais do Brasil é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. São mais de 70 parques distribuídos no país, todos com belezas naturais impressionantes.

Confira a nossa lista com 14 Parques Nacionais no Brasil:

 14 parques nacionais no Brasil

1. Parque Nacional da Tijuca, RJ

Para começar a lista, o parque mais visitado de todo o Brasil: o Parque Nacional da Tijuca, onde se encontram o Cristo Redentor e outros cartões postais como a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea e o Parque Lage.

O parque é dividido em três setores de visitação Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea e oferece opções de programas para todos os públicos, desde áreas para piquenique até voo livre, escalada, trilhas e outras atividades.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Tijuca.

Parque Nacional da Tijuca, um dos 14 parques nacionais no Brasil

2. Parque Nacional do Iguaçu, PR (no Brasil)

O Parque Nacional do Iguaçu é uma Unidade de Conservação Federal que tem por objetivo proteger um dos mais significativos remanescentes de Mata Atlântica na América do Sul, palco das impressionantes Cataratas do Iguaçu.

O cenário é formado por um cânion e 275 quedas no total. Entre as quedas principais, que são 19, somente cinco estão no Brasil e todas as demais no lado argentino. Por essa disposição, no entanto, o lado brasileiro é o que oferece a melhor vista para as Cataratas.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional do Iguaçu.

Parque Nacional do Iguaçu, um dos 14 parques nacionais do Brasil

3. Parque Nacional de Jericoacoara, CE

O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado com o objetivo de proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e estimular a educação ambiental e o turismo ecológico. 

O cenário é composto por diversas paisagens como restinga, dunas, lagoas, manguezal e praias. Esta é uma boa indicação tanto para quem quer relaxar quanto para quem está em busca de um destino cheio de atividades.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional de Jericoacoara.

Parque Nacional de Jericoacoara, um dos 14 parques nacionais do Brasil

4. Parque Nacional de Aparados da Serra, SC e RS

O Parque Nacional de Aparados da Serra foi assim nomeado por causa das encostas verticais que parecem ter sido cortadas por uma faca. Era como os tropeiros viam esses cânions quando desbravavam a região. 

É lá que se encontra a maior parte de Mata Atlântica preservada do Brasil, lar de animais silvestres, como o temido puma, o veado campeiro e o lobo guará, e de aves. Como destaque, está o Cânion do Itaimbezinho. Como principal atividade, trilhas e mais trilhas!

Programe a sua viagem para o Parque Nacional de Aparados da Serra.

Parque Nacional de Aparados da Serra, um dos 14 parques nacionais do Brasil

5. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, PE

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi criado para proteger o ecossistema e os animais da região que estão em extinção. É por essa razão que o turismo por lá é extremamente controlado, com limite de visitantes por dia, pagamento de taxa de preservação e controle de horário em algumas praias.

Fernando de Noronha é um dos lugares mais lindos de todo o mundo, mas, além desse cenário paradisíaco, o destino promove um contato muito íntimo com a fauna local. O visitante tem a oportunidade de ver de perto golfinhos, tartarugas, polvos, uma infinidade de peixes coloridos e até tubarões. 

Programe a sua viagem para o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, um dos 14 parques nacionais do Brasil

6. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, MA

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o principal destino turístico do Maranhão e um dos lugares mais procurados de todo o Brasil. Está inserido no Cerrado, mas tem forte influência da Caatinga e da Amazônia, o que faz com haja grande biodiversidade na região. 

Suas dunas, lagoas e um pôr do sol inesquecível fazem desse destino uma opção perfeita para quem busca aventura e contemplação da natureza em uma mesma viagem. Mas atenção: as lagoas são temporárias, formadas logo após a época das chuvas. Para vê-las, programe a sua viagem depois do mês de maio.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos 14 parques nacionais do Brasil

7. Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA

Localizado no interior da Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina reúne vales, grutas, cachoeiras, rios de água cristalina e poços azuis. Um cenário perfeito para se conectar com a natureza e sentir toda a magia do lugar.

A principal porta de entrada para quem deseja conhecer a região é a cidade de Lençóis. Entre as inúmeras atrações, estão o Morro do Pai Inácio, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Buracão, Poço Encantado e Poço Azul. 

Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Parque Nacional da Chapada Diamantina, um dos 14 parques nacionais do Brasil

8. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, GO

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, belezas naturais não faltam: os cenários variam entre cachoeiras esverdeadas, piscinas naturais, cânions imponentes e formações rochosas muito antigas.

As cidades bases para conhecer o parque são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, mas o acesso mais próximo às trilhas se dá por São Jorge. Como principal atração está o Vale da Lua, um conjunto de pedras cujo formato se assemelha à paisagem lunar.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um dos 14 parques nacionais do Brasil

9. Parque Nacional Serra da Capivara, PI

O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é um verdadeiro museu a céu aberto com importância histórica e cultural de valor inestimável. É lá que se encontra a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas. 

Também é um ambiente que promove forte interação com a natureza. Observação da fauna e flora da caatinga, caminhadas ecológicas, passeios de bike, rapel, visitas a cavernas e grutas são algumas das atividades que você poderá fazer no Parque Nacional Serra da Capivara.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional Serra da Capivara.

Parque Nacional Serra da Capivara,um dos 14 parques nacionais do Brasil

10. Parque Nacional do Monte Roraima, RR (no Brasil)

O Parque Nacional do Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas da Serra Pacaraima, assegurando a preservação de sua biodiversidade.

O Monte Roraima é um dos pontos mais altos do Brasil e a maior montanha plana do mundo. Para chegar ao cume, é necessário um bom preparo físico, no entanto tantas belezas naturais compensam qualquer esforço: são campos, lagos, grutas, cavernas, piscinas, formações rochosas e paisagens super exóticas.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional do Monte Roraima.

Parque Nacional do Monte Roraima, um dos 14 parques nacionais do Brasil

11. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica a menos de 70 km da capital do Mato Grosso, Cuiabá. É um destino que vem ganhando cada vez mais destaque no ecoturismo nacional em razão da sua natureza exuberante.

Entre os seus principais atrativos estão as trilhas, cavernas, mirantes e cachoeiras com quedas d’água de tirar o fôlego. A mais famosa da região é a Cachoeira Véu da Noiva, com mais de 80 metros de queda livre. 

Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, um dos 14 parques nacionais do Brasil

12. Parque Nacional da Serra do Cipó, MG

Toda a região do Parque Nacional da Serra do Cipó é entrecortada por inúmeros ribeirões e córregos, cujas águas cristalinas formam belas cachoeiras. É um destino convidativo para quem curte aventura e ecoturismo. 

Todos os dias, há programações diferentes de trilhas e visitas a cachoeiras. Um dos passeios mais procurados é o trekking pelo Cânion das Bandeirinhas, uma sucessão de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais

Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Serra do Cipó.

Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos 14 parques nacionais do Brasil

13. Parque Nacional da Serra da Bocaina, RJ e SP

Devido à sua dimensão e grande variação de altitude, o Parque Nacional da Serra da Bocaina tem paisagens variadas e diversos atrativos naturais como praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos e mirantes.

Do ponto de vista turístico, o parque pode ser dividido em serra, cujo acesso se dá por São José do Barreiro, e em litoral, cuja porta de entrada é Paraty. Algumas pessoas o chamam de “o paraíso do trekking no Brasil” em razão de suas inúmeras possibilidades de trilhas.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Parque Nacional da Serra da Bocaina, um dos 14 parques nacionais do Brasil

14. Parque Nacional de Anavilhanas, AM

A principal característica do Parque Nacional de Anavilhanas são as ilhas fluviais que formam o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, o arquipélago de Anavilhanas. De acordo com o nível das águas, seu cenário muda completamente entre praias e igapós.

Além de oferecer uma viagem contemplativa, o parque promove uma oportunidade de troca e conhecimento muito enriquecedora entre os visitantes e as comunidades ribeirinhas, iniciativa de extrema importância para o fortalecimento da cultura e economia local.

Programe a sua viagem para o Parque Nacional de Anavilhanas.

2 Comentários

  • Marco Aurélio Guimarães Monteiro disse:

    Semana que vem estou indo ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas. Pelas avaliações é imperdível. Considerem incluir esse roteiro no portfólio. Quando voltar dou mais dica de lá.

  • Adventure Club disse:

    Olá, Marco Aurélio!

    Agradecemos muito a sugestão. Sempre que tiver dicas, pode compartilhar com a gente.

    Se depois da viagem você puder nos contar como foi e nos passar indicações de guias credenciados, seria ótimo! Ficaríamos muito felizes.

    Uma ótima viagem!

Deixe um comentário

Close Menu