Skip to main content
search

Nós da Adventure Club amamos o que fazemos. Nosso compromisso não é somente estudar de longe os destinos e roteiros que oferecemos, mas sempre que possível ir pessoalmente conhecê-los.

A experiência real nos permite testar as pousadas e hotéis que indicamos, o veículo utilizado nos passeios, o conhecimento dos guias, os lugares, atrativos e comidas locais, além de nos proporcionar maior interação e proximidade com as pessoas que irão receber nossos clientes.

Dessa vez quem foi descobrir de perto os Lençóis Maranhenses foi a Amanda Gallo, nossa Coordenadora de Vendas, e a Ge Barconi, nossa Gestora de Marketing.

Um roteiro repleto de belezas naturais e culturais pelos Lençóis Maranhenses

A verdade sobre os Lençóis Maranhenses que você já sabe, mas vale a pena repetir

Texto escrito por Amanda Gallo e Ge Barconi

Quando você fala que vai viajar para o Maranhão, automaticamente alguém já pergunta se você vai conhecer os Lençóis Maranhenses. Isso porque se trata de um dos lugares mais incríveis do Brasil, conhecido por suas enormes dunas de areias brancas e lagoas de águas da chuva em tons de azul e verde esmeralda.

Trata-se de um parque nacional Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses criado em junho de 1981, com uma área de 155 mil hectares, inserido em uma zona de transição do Cerrado, Caatinga e Amazônia, com vegetação típica desses três biomas. 

Conheça o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

As paisagens são compostas por restinga, manguezal, dunas e lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região e se renovam a cada época do ano. Por falar nisso, uma das dúvidas mais comuns: qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

A região tem duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca. Janeiro a abril são os períodos das chuvas; o diferencial é que as lagoas estão mais cheias. Já maio a setembro são os meses mais procurados porque a chuva já passou e as lagoas ainda estão cheias — é o melhor período para ver o nascer e pôr do sol. De qualquer forma, ambas as épocas oferecem experiências espetaculares, cada uma com um atrativo em especial. 

Para mais detalhes: Lençóis Maranhenses: saiba qual é a melhor época para conhecer

A verdade sobre os Lençois Maranheses que você já sabe, mas vale a pena repetir

A nossa experiência começando pelo começo: São Luís

Desembarcamos na ilha de São Luís, uma cidade que possui um centro histórico marcado por edifícios coloniais com azulejos distintos e varandas em ferro fundido.

Nosso tour foi rápido, mas muito impactante. Ficamos admiradas pela quantidade de histórias que conhecemos através de uma voltinha com nosso guia pelas ruas e becos. Cada lugar inspira uma mistura de cultura e arte na única cidade brasileira fundada por franceses.

Próxima parada: Barreirinhas

Em um percurso de mais ou menos quatro horas, saímos bem cedinho de São Luís rumo a Barreirinhas pela BR-402. Chegamos perto do horário do almoço na nossa hospedagem o Porto Preguiças Resort, já às margens do Rio Preguiças, o portal de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

Oportunidade de experimentar o famoso arroz Cuxá, um prato típico maranhense feito com vinagreira, gergelim, camarão seco e farinha de mandioca seca. Quem gosta de camarão vai adorar porque vem caprichado!

Na parte da tarde, nossos guias já estavam prontos para nos levar no primeiro passeio, pelo circuito da Lagoa Bonita que fica na região dos pequenos Lençóis. Todo o trajeto dentro das restingas foi feito em um veículo 4×4 e, mesmo com alguns pingos de chuva e o céu encoberto, chegar na primeira lagoa foi uma sensação indescritível.

Nos deparamos com uma imensidão de areia e água, como se o mundo tivesse parado de girar e só existisse a gente ali naquele momento… E ao entrar na água, mais uma surpresa: morna como a de um chuveiro! Não dá vontade de sair.

Barreirinhas - Lençóis Marenhenses Topo

No final do passeio, os guias nos levaram aos povoados que ficam no meio do circuito, onde experimentamos as deliciosas tapiocas, a famosa Tiquira — aguardente artesanal feita da mandioca fermentada — e a saborosa castanha de caju que tinha sido torrada no mesmo dia. Nem precisamos dizer que amamos nosso segundo dia, né?

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses

Seguindo viagem: navegando pelo rio Preguiças

Fizemos as malas e embarcamos na lancha voadeira para navegar nas águas escuras do rio Preguiças. Como tivemos o prazer de ter um guia especialista a bordo, ouvimos muitas explicações sobre as vegetações encontradas na margem e como todo o ecossistema ao redor funciona em perfeita harmonia.

Nossa primeira parada foi no povoado de Vassouras, onde os macacos-prego vivem soltos na mata e a nossa caminhada nas dunas nos levou a uma gigantesca lagoa para um banho refrescante. Depois seguimos para Caburé, um vilarejo de pescadores onde apenas uma faixa de areia separa o rio do mar. Em um mesmo lugar você pode escolher se deseja tomar um banho de mar ou se refrescar às margens do rio.

E para fechar mais esse dia incrível, chegamos no povoado de Mandacaru, onde está localizado o Farol Preguiças. Vale a pena encarar os 160 degraus que levam ao topo do farol, a 35 metros de altura, para encontrar a vista panorâmica que contém as dunas, o rio, sua foz, o oceano e a vegetação típica.

Aqui vale uma dica: depois que descer do farol, peça para o guia te levar para tomar um sorvete artesanal local com frutas típicas da região. Ficamos encantadas com o de Buriti!

Planeje sua viagem para os Lençóis Maranhenses

A cereja do bolo: o charme de Atins

Nossa hospedagem foi no Atins Chame Chalés, uma pousada que é um verdadeiro charme como o próprio nome já diz. Os chalés foram feitos em madeira com telhado de buriti. As janelas têm venezianas que permitem ventilação natural e o vento sopra abundante na maior parte do ano. Cada detalhe pensado com muito carinho para que a experiência do hóspede seja realmente encantadora.

Nosso primeiro dia em Atins começou com um caprichado café da manhã, com frutas, suco e até o tradicional cuscuz nordestino. Depois saímos para nosso passeio até um local com uma formação peculiar onde o período das chuvas cria pequenas cachoeiras. 

Como Atins é cheio de surpresa, também paramos para mais uma experiência exótica, um ponto específico na praia onde as águas da lagoa escorrem até chegar no mar. Imagine entrar na água morna e doce da lagoa, ir caminhando e começar a sentir tudo mudar aos poucos até chegar na água gelada e salgada do mar.

Nem precisamos comentar muito sobre as lagoas de Atins, né? Uma maior e mais bonita que a outra. Os tons de azul e verde se mesclando criam um visual único que não dá vontade de parar de tirar foto e filmar, sensação de querer guardar para sempre todas as memórias criadas daquele lugar.

Descubra por que Atins é uma das regiões litorâneas mais atraentes do Maranhão

Atins - Lençóis Marenhenses

Para finalizar nossa experiência, não poderíamos deixar de ver com os nossos próprios olhos a revoada dos Guarás, umas das mais espetaculares aves do planeta. Sua característica mais marcante é a plumagem vermelha, mas curiosamente elas não nascem assim. A coloração está diretamente relacionada à sua alimentação, que é baseada principalmente em uma espécie de caranguejo que possui um pigmento que tinge as plumas. Achamos isso muito interessante!

As aves andam vagarosamente na água rasa, com a ponta do bico submersa, abrindo e fechando as mandíbulas em busca de alimento, tais como o chama-maré (esses caranguejos que dão cor à sua plumagem), o sarará e o maracoani. Durante o dia, saem para se alimentar e, ao entardecer, para dormir nas árvores. É nesse momento que estamos no rio sob as lanchas assistindo de camarote a esse espetáculo da natureza.

Para quem gosta de aventura: a travessia de quadriciclo até Santo Amaro

No último dia, saímos de Atins e atravessamos os Lençóis rumo a Santo Amaro de quadriciclo. É um percurso feito pelas dunas, de aproximadamente 50 km, que tem paradas em lagoas de tirar o fôlego. A experiência é eletrizante e colocou largos sorrisos nos nossos rostos.

No meio do caminho, desviamos até o oásis para almoçar na casa do Sr. Manoel (também conhecido como “Mano”). Sabe aquela comidinha caseira feita com muito amor que dá para sentir em cada garfada?

E como todas as nossas viagens, já estávamos com gostinho de quero mais antes mesmo de ir embora. Por isso, aproveitamos que as lagoas de Santo Amaro ficam próximas da cidade e, antes de arrumarmos as malas para voltar para São Paulo, encerramos a nossa experiência com os pés na lagoa às 05h40 aguardando o sol nascer.

Travessia de quadriciclo até Santo Amaro

Também ficou com vontade de conhecer este que é um dos destinos mais amados do Brasil? 

Então confira nossos roteiros:

  • As belezas dos Lençóis Maranhenses:

Uma experiência transformadora e inesquecível pelas paisagens surreais do “deserto” brasileiro, com rios intocados, dunas gigantescas e lagoas multicoloridas. Venha conhecer essa maravilha brasileira com a Adventure Club nesse pequeno grupo exclusivo!  

  • Trekking nos Lençóis Maranhenses:

Este roteiro envolve natureza, trekking e contato mais próximo com as comunidades locais. Conheceremos de perto como é viver em uma área onde a natureza é quem dita as regras, vivenciando o modo de vida dos nativos. Embarque com a gente nessa rica experiência!

Deixe um comentário

Close Menu