Skip to main content
search

Barreirinhas, principal cidade base para conhecer os Lençóis Maranhenses – principalmente para quem busca infraestrutura e praticidade – oferece uma grande variedade de hospedagem, restaurantes, operadores de passeios e um comércio bem desenvolvido. É uma cidade movimentada, ideal para aqueles que gostam de andar pelas ruas, entrar em lojinhas e encontrar outros muitos turistas circulando.

Barreirinhas nos Lençóis Maranhenses

Como chegar a Barreirinhas

Já houve um tempo em que era difícil chegar a Barreirinhas, mas hoje em dia o trajeto é bastante tranquilo e confortável. Você pode escolher entre van, ônibus ou carro – embora esta última opção não seja muito recomendada – para se deslocar da capital, São Luís, até a cidade em uma viagem de aproximadamente 4 horas.

Não é viável ir com carro pois você não poderá usá-lo nos Lençóis Maranhenses, somente até chegar a Barreirinhas. Além de ser obrigatório o uso de veículos 4×4, propícios para andarem em terrenos arenosos e alagados, apenas veículos locais e autorizados são permitidos a circular pela área do Parque Nacional.

O que fazer em Barreirinhas?

Barreirinhas é o ponto de partida para diversos passeios, incluindo a famosa Rota das Emoções, que começa no Maranhão e termina no Ceará – ou o inverso. Alguns dos principais tours são: Circuito Lagoa Azul, que combina trilhas com veículos 4×4 e caminhadas em meio às dunas e às belas lagoas da Preguiça, Azul, Esmeralda e dos Peixes; Excursão de Quadriciclo até Caburé, que percorre por áreas de restinga e cerrado, dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis; e Excursão de Voadeira pelo Rio Preguiças, que, além de atravessar o rio, que já é uma bonita atração, passa por dunas, manguezais e praias de água doce e salgada.

Quando ir a Barreirinhas

É possível visitar Barreirinhas em qualquer época do ano, pois o Rio Preguiças sempre mantém seu nível, mas para visitar os Lençóis Maranhenses a melhor época é de junho a agosto, no máximo setembro. Esses são os meses que sucedem o período de chuvas na região, que deixa as lagoas cheias e o cenário ainda mais bonito.

Quanto tempo ficar em Barreirinhas

Essa resposta depende muito do perfil e tempo disponível de cada turista. Há muitas opções de passeios para conhecer o básico, então se você tem apenas dois dias não deixe de ir! Mas, para quem deseja conhecer melhor todo o parque e aproveitar cada cenário com calma, o ideal é ficar por volta de uma semana em Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses.

O que e onde comer em Barreirinhas

A gastronomia de Barreirinhas carrega influência dos indígenas, africanos, europeus, pescadores e até mesmo dos próprios turistas. Os restaurantes e quiosques mais famosos ficam na Avenida Beira Rio, em frente ao Rio Preguiças, ao som de música ao vivo e em um ambiente muito agradável. Os pratos mais famosos levam arroz de cuxá, beiju, peixes ou crustáceos, mas também não faltam opções de lanches e pizzas para quem não gosta de se arriscar em sabores diferentes.

Comece já a programar a sua viagem para Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses:

Para conhecer Barreirinhas e toda a beleza das dunas, mangues, rios e lagoas de tons azuis e verdes dos Lençóis Maranhenses, clique aqui para ver os nossos roteiros especiais e conversar com um dos nossos especialistas. Esse, sem dúvidas, é um dos destinos nacionais mais bonitos e procurados por turistas do mundo inteiro!

Deixe um comentário

Close Menu