Skip to main content
search

Apontado por muitos turistas como a Savana brasileira, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um destino deslumbrante que oferece ao turista não apenas a vista estonteante de dunas e piscinas naturais, mas também o conforto necessário para descansar e ter energia suficiente para aproveitar tudo essa maravilha pode oferecer.

Localizado na porção oriental do Maranhão, a região é o principal destino de quem chega ao estado. Mesmo estando situado no Cerrado, é possível encontrar espécie de 3 biomas diferentes, incluindo  Amazônia e Caatinga.

São mais de 155 mil hectares que escondem manguezais, campos de dunas e restinga. O Parque faz parte de 3 estados maranhenses: Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, por onde a maior parte dos turistas entra nos Lençóis.   

No entanto, para aproveitar o melhor dos lençóis é preciso estar atento à época de cheias, quando as piscinas naturais ficam com sua capacidade máxima.

Nível alto

Apesar do Parque Nacional ficar aberto o ano todo, existe uma época na qual a paisagem atinge seu ápice de deslumbramento, logo após as chuvas de janeiro a maio. Por isso, junho é o melhor mês para fazer as malas e correr para o Maranhão.

Durante os 4 meses de chuva, toda água que cai nos “poços” criados entre um paredão de areia e outro, vão colorindo o cenário com tons de azul e verde intensos. Além disso, a elevação dos lençóis freáticos também ajuda a deixar as piscinas fundas e propícias para o mergulho.

O cenário é ainda mais icônico se visto de um monomotor. A longa faixa de uma areia branquinha e batida com dezenas de lagoas multicoloridas. Imagine como um quadro de quilômetros de extensão feitos com pequenos mosaicos.

 

Nível Médio e Baixo

Há dois momentos nos quais as lagoas possuem nível médio. Entre fevereiro e abril (época de chuva), nesse período é possível mergulhar e aproveitar a paisagem, mas as chuvas torrenciais podem atrapalhar um pouco a caminhada até o parque. Já entre setembro e outubro (período de seca), a ação do vento e o forte sol ajudam na diminuição dos níveis de água e já começam a surgir nas lagoas os primeiros sinais de vegetação.

Durante a estiagem, que acontece de novembro a janeiro, as piscinas são pequenos filetes de água não recomendadas para banho e as algas podem ser vistas com facilidade. Há ainda lagoas que secam por completo.

Quer conhecer os Lençóis Maranhenses com segurança e conforto? Acesse a Adventure Club e conheça os roteiros exclusivos.

Deixe um comentário

Close Menu