Skip to main content
search

Localizado na região nordeste do estado de Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é também uma unidade de conservação que realiza uma intensa proteção de sua área natural, compreendendo os municípios de Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Barreirinhas.

Barreirinhas - Parque Nacional dos Lençóis MaranhensesMundo a fora, o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses também é conhecido como
“Saara Brasileiro”, abrangendo 155.000 hectares, sendo que, em alguns trechos, ele
chega a avançar 70 km a partir da costa.

Todavia, além da impressionante grandiosidade, o que faz desse local um espetáculo natural é a variedade de ecossistemas ali presentes, tais como os mangues, as restingas, as espetaculares dunas e as famosas lagoas cuja coloração varia entre tons de azul e verde.

A formação das lagoas, e, consequentemente, dos cenários espetacularmente belos que mais parecem uma visão do oásis, só é possível graças às chuvas que caem na região de forma intensa no primeiro semestre do ano.

Pessoa em meio aos Lençóis Maranhenses.

O que torna os Lençóis Maranhenses espetacular
natural é a sua variedade de ecossistemas.

Assim, para que turistas consigam visitar o local em sua maior plenitude, quando as lagoas estão cheias, o ideal é que a viagem seja planejada com um pouco de antecedência, sendo a melhor época entre os meses de Maio e Setembro.

Para os turistas, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses é Barreirinhas, localizada a 260km de São Luis. Alguns passeios são essenciais, com destaque para os passeios de lancha pelo Rio Preguiças e os tradicionais passeios de 4×4 pelos Grandes Lençóis.
Vale destacar aqui a suntuosidade das dunas presentes nos Lençóis Maranhenses, sendo que algumas chegam a atingir impressionantes 40 metros de altura, formando ao seu redor pequenas lagoas de água doce.

Pessoas caminhando nas dunas em Maranhão.

Os Lençóis Maranhenses possuem paisagens fantásticas que se assemelham a oásis.

Para compreensão de tamanha beleza natural, nada como visitar Lagoa Bonita, um dos mais belos pontos de todo o nordeste brasileiro, com dunas que ultrapassam os 40 metros de altura cercadas por uma lagoa cuja coloração oscila entre intensos tons de verde e azul. Uma verdadeira visão de um oásis!

Importante: não esquecer alguns itens indispensáveis para desbravar os Lençóis Maranhenses em toda a sua plenitude, tais como sandálias, chapéus, chinelos, lenços e, claro, protetor solar.

Deixe um comentário

Close Menu