Skip to main content
search

Quando pensamos em natureza, logo a associamos à sua infinidade de cores, espécies, paisagens e às diferentes experiências que ela é capaz de nos oferecer dependendo do  lugar do mundo em que estivermos. É muito interessante pensarmos que cada região pode revelar uma característica tão particular de forma que somente naquele local, em nenhum outro, podemos experimentar uma sensação.

Você já parou para pensar que as forças da natureza estão agindo a todo instante mesmo que você não as perceba? Suponha, por exemplo, que, neste momento em que você está lendo esta matéria, há algum vulcão pelo mundo em erupção. Ou, então, que você está na companhia da chuva já há dias, mas há uma região desértica que não vê água há meses… 

Não é curioso? Acompanhe este tour por quatro pontos do Planeta Terra e viaje junto aos elementos da natureza!

Tour por quatro pontos do planeta terra, conhecendo os 4 elementos da natureza

Aurora Boreal na Islândia | Elemento Ar

Considerada um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta, a aurora boreal atrai cada vez mais pessoas para países do extremo norte, como Islândia, Finlândia, Noruega, Groenlândia, Alasca e Canadá, para verem de perto aquelas luzes coloridas dançando e enfeitando o céu entre os meses de setembro e início de março. 

O fenômeno acontece quando os ventos solares entram em contato com o campo magnético da Terra. Quando um gás chamado plasma, que é eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do sol e entra em contato com a atmosfera e com o campo magnético da Terra, se mistura com gases, ganhando energia e liberando fótons de ondas específicas. 

O vermelho se dá pela emissão de nitrogênio e oxigênio em grande quantidade nas camadas baixas, já o verde se dá pela grande emissão de oxigênio em camadas altas. Apesar de as luzes serem vistas a olho nu, prepare a câmera fotográfica se quiser apreciá-las melhor – principalmente os tons avermelhados, que estão quase no limite do que os olhos humanos conseguem enxergar. 

Clique aqui para conferir nossos roteiros para caçar a Aurora Boreal na Islândia.

Sítios arqueológicos na serra da capivara, conhecendo o elemento Terra

Sítios Arqueológicos na Serra da Capivara, Brasil | Elemento Terra

Estão em solo brasileiro os vestígios mais antigos da presença humana nas Américas. No Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no interior do Piauí, abrigam-se sítios arqueológicos que indicam a presença humana de há, pelo menos, 50.000 anos – a maioria com pinturas e gravuras rupestres. 

O Parque Nacional Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991, foi criado justamente como resultado de um conjunto de trabalhos científicos liderados por Niède Guidon e outros pesquisadores do Brasil e do exterior que descobriram na região detalhes da vida das antigas sociedades que ocuparam o local há muitos anos. 

Além da sua relevância para a construção do conhecimento histórico, a importância e singularidade geomorfológica do parque também merece destaque. Suas formações areníticas, cânions ruiniformes e boqueirões, formando lindas vistas panorâmicas, o colocam como candidato para receber o título de Geoparque. 

Clique aqui para conferir nossos roteiros para o Parque Nacional da Serra da Capivara.

Safari no Quênia e na Tanzânia, conhecendo o elemento Fogo

Safári no Quênia e na Tanzânia | Elemento Fogo

A África é conhecida pela sua forte cultura, paisagens deslumbrantes e, principalmente, pelos seus safáris, que costumam ser o principal motivo de turismo no continente. E, quando pensamos em safári, logo nos vêm à cabeça os famosos Big Five e o encanto que existe por trás da procura por esses animais.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o termo não se relaciona exatamente ao tamanho dos bichos, porque, se assim fosse, o hipopótamo, que chega a pesar várias toneladas, faria parte desse grupo. O nome se refere ao grande risco que representavam para o homem nos tempos em que a caça era comum. 

Felizmente, os grandes caçadores perderam seu espaço e abriram caminhos para a conservação ambiental e animal, e, talvez por ironia do destino, os animais que mais amedrontavam os caçadores são hoje os mais esperados e apreciados pelos visitantes: búfalo, elefante, leopardo, leão e rinoceronte. 

Clique aqui para conferir nossos roteiros de Safari na África.

Cruzeiro na Antártica, conhecendo o elemento Água

Cruzeiro na Antártica | Elemento Água

De conhecimento comum, a Antártica ou Antártida, continente isolado ao sul do planeta, é extremamente frio pois é formada por enormes geleiras, onde já foram registradas baixíssimas temperaturas. Cientistas, inclusive, descobriram bem no meio da Antártica a temperatura mais fria do mundo já registrada, -98ºC, medida a partir de um satélite.

Com isso, a região também carrega um título que muitas pessoas não conhecem: a Antártica é caracterizada como o maior deserto do mundo; é a maior região com condições inapropriadas para a vida. A vegetação é escassa, os moradores quase inexistentes e os animais compreendem grupos de baleias, focas e pinguins predominantemente.

Repleta de mistérios e belezas congelantes, a Antártica, que antes era foco de apenas cientistas e alguns poucos curiosos, vem se tornando um destino turístico procurado. Vale lembrar outra curiosidade: o território antártico não pertence oficialmente a nenhum país. Até 2040, de acordo com o Tratado da Antártida assinado por mais de 50 países, não poderá ser reivindicado e continuará se destinando às pesquisas. 

Clique aqui para conferir nossos roteiros de experiências na Antártica.

Deixe um comentário

Close Menu