Skip to main content
search

Com a retomada do turismo no Brasil, os destinos de natureza, que já eram preferência de grande parte dos viajantes, vêm assumindo um papel de ainda mais destaque. O que podemos perceber é uma busca cada vez mais expressiva por lugares com muito verde, paisagens naturais exuberantes, fauna e flora diversas e atividades variadas.

Nesse cenário, aparecem os Parques Nacionais. Tanto os mais famosos quanto os menos conhecidos são ótimas opções para quem está planejando uma viagem para destinos de natureza no pós-pandemia. E, mesmo que a procura seja grande, não há grandes chances de aglomerações, considerando a extensa área em que estão inseridos. 

Mas, afinal, por que escolher um Parque Nacional para viagens na pandemia e no pós-pandemia? 

Menor risco de contaminação

Como bem se sabe, o risco de transmissão do coronavírus, assim como de outros tipos de vírus, é menor em ambientes abertos. Essa é uma das principais razões que levam os Parques Nacionais a serem ótimas opções de destino para uma viagem na pandemia e mesmo no pós-pandemia, que, ao que tudo indica, pelo menos por um tempo, seguirá com alguns dos protocolos de segurança adotados.

Atividade física em meio à natureza

Se os benefícios da prática de atividade física ao ar livre já era um tema bastante debatido, durante a pandemia ganhou ainda mais relevância — bem-estar, alívio do estresse, controle da ansiedade, aumento da concentração e da criatividade são alguns deles. 

Este é mais um dos motivos para aproveitar a pandemia e o pós-pandemia para planejar uma viagem a algum dos Parques Nacionais do Brasil: em todos eles, há diversas opções de trilhas e outras atividades, com níveis de dificuldade variados, em meio ao ar puro, ao verde das paisagens, ao som das águas, à brisa do vento e ao canto dos pássaros.  

Leia também: Pandemia e pós-pandemia incentivam as pessoas às viagens sustentáveis

Quais Parques Nacionais do Brasil conhecer?

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com uma área de impressionantes 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, é o principal destino indutor do turismo no Maranhão e também um dos mais visitados do país. 

Suas paisagens, que se mesclam entre dunas, lagoas temporárias e paisagens com influências da Caatinga e Amazônia, além do Cerrado, bioma ao qual está inserido, são um convite perfeito para quem busca aventura e contemplação da natureza. 

Parque Nacional de Anavilhanas

Parque Nacional de Anavilhanas

Às margens do Rio Negro, no Amazonas, o Parque Nacional de Anavilhanas é um conjunto de ilhas, lagos e rios de águas negras. O local oferece inúmeras atividades de conexão com a natureza, como trilhas, observação de fauna e flora, praias, passeios aquáticos e interação com botos vermelhos — o famoso Flutuante dos Botos. 

No entanto, é importante saber que, para tais atividades, o período (de seca ou de cheia) é determinante. A seca, que vai de setembro a fevereiro, é a época ideal para aproveitar as praias de areias brancas que surgem por todo o arquipélago. Na cheia, que vai de março a agosto, a pedida é conhecer as trilhas aquáticas de igapó.

Parque Nacional da Chapada Diamantina

Parque Nacional da Chapada Diamantina

No interior da Bahia, encontra-se uma das paisagens mais bonitas do Brasil: o Parque Nacional da Chapada Diamantina. O local é guardião de centenas de quedas d’água, sítios arqueológicos, cânions, grutas, cavernas, poços e diferentes tipos de vegetação, como a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica.

Além de seus tesouros naturais, o parque preserva cidades históricas, ligadas ao ciclo do diamante, e tradições culturais muito preservadas. Hoje, os amantes de trekking do mundo inteiro percorrem as trilhas abertas pelos garimpeiros.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriga rochas com mais de um bilhão de anos, espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, além de belíssimas paisagens que se alteram ao longo do ano. 

As principais bases para visita ao parque são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Em relação às trilhas, os visitantes podem percorrer quatro trilhas para chegar aos atrativos, sendo elas: Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilhas dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema. 

Parque Nacional de Aparados da Serra

Parque Nacional de Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é conhecido por abrigar os maiores cânions do Brasil. Esses enormes paredões formados há milhões de anos podem chegar a 700 metros de altura — como o Cânion Itaimbezinho, o mais famoso deles.

Para desbravar a região, pode-se escolher entre trilhas na parte superior (borda) ou inferior dos cânions. Na superior, são percursos mais tranquilos e fáceis de serem percorridos; já na parte inferior, a emoção e o espírito de aventura tomam conta. Nesse caso, devido ao maior nível de dificuldade, é necessário o acompanhamento de um guia. 

Esses são alguns dos Parques Nacionais mais incríveis do Brasil. Mas aqui, na nossa matéria intitulada “Conheça 14 Parques Nacionais no Brasil”, você confere muitos outros.

Qual o seu próximo destino nacional?

Agora que você já conhece alguns dos benefícios de viajar para Parques Nacionais na pandemia e no pós pandemia — e, inclusive, conheceu alguns dos principais do Brasil, que tal começar a se planejar para viver essa experiência? 

A Adventure Club tem os roteiros mais inusitados e personalizados, de acordo com o seu perfil, seus gostos e preferências de viagem. Entre em contato conosco e saiba mais sobre esses e outros muitos destinos nacionais! 

Deixe um comentário

Close Menu