Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Retomada pós Covid-19

Pandemia e pós-pandemia incentivam as pessoas às viagens sustentáveis

set, 03

Satélites em várias regiões do mundo registraram uma expressiva redução da poluição atmosférica; a Cordilheira do Himalaia ficou visível a mais de 160 quilômetros de distância, o que não acontecia há décadas; animais selvagens foram vistos circulando livremente por centros urbanos e os canais de Veneza ficaram limpos e repletos de peixes.

Em meio a tantos desafios e momentos difíceis que a pandemia de Covid-19 nos trouxe, tivemos a oportunidade de presenciar a natureza se expressando livre e espontaneamente, principalmente nos meses em que estivemos sob lockdown, como não víamos há tempos.

Viagens sustentáveis em tempos de pandemia e pós-pandemia

É claro que, passada essa fase de severa restrição social, com as rotinas sendo retomadas pouco a pouco em todo o mundo, tais cenários não foram mais testemunhados de forma tão intensa. Mas, felizmente, ao que tudo indica, foram determinantes para que o turismo sustentável viesse a ganhar a devida atenção. 

Preservação do meio ambiente, respeito à cultura e fortalecimento da economia local

As pessoas começaram a repensar não somente certos padrões de consumo, como também a importância de buscar experiências que tenham como princípio a preservação do meio ambiente. É isso que apontou o Booking.com em seus últimos relatórios com a temática Viagens Sustentáveis. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma em março de 2021, que ouviu mais de 29.000 viajantes em 30 países, 78% dos turistas brasileiros têm o desejo de viajar de uma maneira mais sustentável depois da pandemia. Além disso, outros dados importantes foram elencados.

A pesquisa mostrou que os brasileiros são a segunda nacionalidade que mais deseja reduzir o desperdício de maneira geral (91%), empatados com os croatas e atrás apenas dos tailandeses (94%). Para isso, 9 em cada 10 viajantes do país (89%) pretendem diminuir o consumo de energia e 85% querem usar meios de transporte mais ecológicos, como bicicletas e transporte público, em vez de táxis ou carros alugados. 

O respeito pelas comunidades locais e suas tradições também se destacou entre os turistas: 76% dos brasileiros afirmam querer experiências autênticas em suas viagens, enquanto, para 94% dos viajantes do país, compreender outras culturas e preservar o patrimônio cultural é fundamental.

Preservando o meio ambiente, fortalecimento local em temos de pandemia e pós-pandemia

Grupo Exclusivo da Adventure Club na comunidade do Novo Zabelê, Serra da Capivara – Piauí

Clique aqui e saiba mais sobre nossas ações sociais e as comunidades que já abraçamos!

Escolhas mais conscientes para as próximas viagens

Embora essa notável mudança de postura dos viajantes tenha um papel crucial no crescimento das viagens sustentáveis, é preciso que todo o setor de turismo esteja alinhado, adotando cada vez mais medidas promissoras e responsáveis nas atividades turísticas.

Aliás, vale destacar que alguns países passaram a adotar alternativas para diminuir a emissão de dióxido de carbono que os trajetos de avião geram. Exemplo disso é a decisão do governo francês em proibir voos com rotas curtas, que podem ser feitas em até três horas em trem.

Em relação às acomodações, diversas opções já nasceram com o intuito de proporcionar viagens focadas na sustentabilidade, como o Cristalino Lodge, a Pousada Uacari, o Cambará Eco Hotel e a Comuna do Ibitipoca. Além do próprio espaço físico, tais estabelecimentos oferecem um combinado de experiências que são, ao mesmo tempo, transformadoras para os turistas e para as comunidades locais que os recebem.

Ibitipoca, escolhas mais conscientes

Discutir caminhos e descobrir possibilidades para um turismo cada vez mais sustentável é essencial para agirmos com mais responsabilidade e consciência no pós-pandemia. E então, o que colocaremos em prática para causarmos um impacto positivo por onde passamos? 

Fica aqui o nosso convite para você se conectar verdadeiramente com o destino escolhido. Sinta-se abraçado pela natureza, pela comunidade local e pelas experiências profundas que você irá viver. Fale conosco e comece agora mesmo a planejar os próximos caminhos da sua jornada!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.