Skip to main content
search

O turismo cultural vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e mundo afora, com pessoas buscando experiências que, além do lazer e entretenimento, promovem a compreensão da história e o contato com a cultura e as tradições de diferentes lugares.

Os turistas culturais anseiam por vivências autênticas. Isso pode incluir a participação em eventos culturais, como festivais ou cerimônias locais, visita a museus, monumentos históricos e patrimônios da humanidade reconhecidos pela UNESCO, e outras atividades que ressaltam contextos históricos e culturais.

O que é turismo cultural?

O turismo cultural é uma forma de viagem que tem como propósito tornar possível o ato de conhecer a história, a arte e a cultura de um determinado destino. 

A modalidade engloba diversos atrativos como museus, galerias de arte, festivais culturais e religiosos, sítios arqueológicos, monumentos arquitetônicos, construções históricas (palácios, templos, igrejas, castelos), entre outros. 

Palácio Golestan Teera, no Irã

Benefícios do turismo cultural 

Uma das maiores características do turismo cultural é incentivar a interação entre os viajantes e as comunidades locais, resultando em uma experiência muito enriquecedora.

Mas, além de proporcionar momentos significativos para os turistas, agregando diferentes conhecimentos em sua bagagem, essa modalidade de viagem pode desempenhar um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural e na promoção de benefícios socioeconômicos para as comunidades locais.

Tipos de turismo cultural

Turismo histórico 

O turismo histórico é um segmento do turismo cultural que busca proporcionar aos viajantes um entendimento profundo sobre o passado de determinado lugar. Dentre as atividades encontradas no turismo histórico, estão visitas a ruínas, sítios arqueológicos e outros locais onde ocorreram grandes marcos históricos. 

No Brasil, há muitos locais com potencial para o turismo histórico, como a Estrada Real (MG, RJ e SP), hoje a maior rota turística do país, e a Serra da Capivara (PI), que reúne uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos do mundo por quilômetro quadrado.

Milho Verde na Estrada Real

Turismo de arte e cultura local 

Existem poucos elementos que ilustram tão bem os costumes e conhecimentos de um povo quanto sua expressão artística e manifestações culturais. O turismo de arte envolve, principalmente, visitas a museus, exposições, galerias e outros locais de interesse artístico, como feiras de artesanato e até mesmo mercados locais. Nessa modalidade também, os turistas podem participar de apresentações culturais bem como de celebrações tradicionais, incluindo casamentos e rituais.

Celebração do Dia dos Mortos, no México

Alguns destinos onde é possível experimentar o turismo de arte e cultura local é o México, com a Celebração do Dia dos Mortos, a Índia, com o Festival das Cores (Holi) ou o Festival das Luzes (Diwali), e a Ilha de Páscoa, com o festival El Tapati, em homenagem às tradições do povo de Rapa Nui. No Brasil, um país multicultural, também há muitos lugares para ter contato com a arte e a cultura local. Um desses locais é o Jalapão, cujo artesanato é famoso por utilizar o capim dourado como matéria-prima.

Turismo religioso 

O turismo religioso, outra vertente do turismo cultural, é voltado para visitas a locais sagrados e de peregrinação, como igrejas, templos e santuários. No Brasil, locais como o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, Belém, a capital do Pará, e a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, atraem muitos visitantes dedicados à fé e ao desenvolvimento espiritual. 

Saindo do território nacional, outros destinos famosos pelo turismo religioso são a Terra Santa, região formada por partes em Israel, Jordânia e Cisjordânia, Santiago de Compostela, na Espanha, Vaticano, na Itália, Bodhgaya, na Índia, e Butão

Monges no Butão

Há ainda celebrações específicas como o Festival Internacional de Vodu no Benin e a Semana Santa na Guatemala que são muito interessantes.

Turismo étnico 

O turismo étnico propõe ao viajante a oportunidade de conhecer e compreender a cultura e as tradições de diferentes grupos étnicos, como indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. Nos últimos anos, tem sido notável a expansão da conscientização sobre a importância de valorizar esses grupos, o que se traduz em um aumento do interesse das pessoas em visitar aldeias, quilombos e áreas preservadas.

Mulher indígena na Amazônia

Aqui no Brasil, destinos como a Amazônia e a Chapada dos Veadeiros são locais onde o visitante pode experimentar o turismo étnico. Em território internacional, países da África, como Quênia, Etiópia e Moçambique, proporcionam aos viajantes a oportunidade de mergulhar na rica diversidade étnica dessas regiões, promovendo grandes trocas culturais.

Turismo gastronômico 

Como o próprio nome já diz, o turismo gastronômico é uma modalidade que promove conexões culturais por meio das tradições gastronômicas do local visitado. Os entusiastas desse tipo de turismo buscam conhecer o destino a partir de feiras, mercados e restaurantes locais, degustando, claro, os pratos típicos.

No Brasil, esse tipo de turismo é muito forte, já que cada região tem sua própria cultura gastronômica. O norte do país, por exemplo, tem uma culinária muito diferente da do sul

Fora do Brasil, evidentemente, também é possível experimentar o turismo gastronômico em diversos lugares. O Peru, na América do Sul, é um dos destinos gastronômicos mais famosos do mundo. Isso se deve, principalmente, à combinação entre a enorme variedade de alimentos produzidos no país, o conhecimento ancestral e a experiência de renomados chefs.

Ceviche peruano

E você? Já teve experiências voltadas ao Turismo Cultural?

Se sim, conta pra gente aqui nos comentários como e onde foi.

Para planejar novas viagens focadas em Turismo Cultural, conte com os especialistas da Adventure Club. Nossa maior motivação é criar roteiros que ressaltam o que há de mais autêntico em cada destino, sempre respeitando o perfil e os gostos de cada cliente.

Clique aqui e fale com alguém da nossa equipe.

Deixe um comentário

Close Menu