Skip to main content
search

Localizado na cordilheira do Himalaia, na divisa entre a região chinesa do Tibet e o Nepal, uma das maiores curiosidades sobre o monte Everest é que ele é a montanha mais alta do mundo — com impressionantes 8.850 metros de altura.

Apesar de tamanha altitude, o monte Everest apresenta diversas possibilidades para subida: pelo sudeste do Nepal, pelo nordeste do Tibet e por outras 13 rotas menos populares. Destas opções, a mais fácil e mais utilizada é a do território do Nepal. Foi por este caminho que, em 1953, o monte Everest foi escalado por Tenzing Norgay e Edmundo Hillary, os primeiros a concluírem a façanha com 100% de êxito.

Para quem tem interesse, disposição e coragem para arriscar a subida do monte Everest, vale anotar que os meses de abril e maio são os mais indicados para a aventura. Isso porque esta é a época do ano em que as rajadas de vento são mais lentas e a região não sofre influência das monções. Por ano, mais de 60 mil turistas visitam a região e cerca de 1.300 alpinistas embarcam no desafio da montanha gelada.

Monte Everest

Veja as principais curiosidades sobre o Monte Everest

Se você pretende conhecer a região é importante saber mais das principais curiosidades sobre o Monte Everest. Este nome é uma homenagem ao governador-geral da Índia colonial britânica, Sir George Everest. Em relação ao tratamento, os nepaleses chamam o monte Everest de “Deusa Mãe do Céu” (Sagarmatha), enquanto os tibetanos o chamam de “Deusa Mãe da Terra” (Qomolangma);

A primeira documentação apontando o monte Everest como a montanha mais alta da Terra é datada de 1852 e é de autoria de um topógrafo e matemático indiano chamado Radnanath Sikdar.

Mais de oito mil pessoas já tentaram alcançar o topo do monte Everest, porém 212 morreram no caminho. Destas, 56% morreram mesmo após o fim do trajeto. Só em 1996 foram registradas 19 mortes no monte Everest — o maior número em um único ano na história. Até hoje, mais de 120 corpos já foram abandonados nas rotas da montanha, principalmente em razão das avalanches. 80% dos acidentes registrados aconteceram durante a descida da montanha.

Uma das grandes curiosidades sobre o Monte Everest é que em 2010, Jordan Romero, na época com 13 anos, foi a pessoa mais jovem a alcançar o cume do Monte Everest. Em 1995, Mozart Catão e Waldemar Niclevicz foram os primeiros brasileiros a alcançar o cume do monte. Isso ocorreu em 14 de maio, às 11h22. Já a primeira mulher a escalar o monte Everest até o final foi Junko Tabei, do Japão, em 1975;

A maior das curiosidades sobre o Monte Everest, entretanto, é que ele cresce cerca de quatro milímetros por ano!

Confira os pacotes de viagem para o monte Everest aqui na Adventure Club e vá conhecer de perto as belezas dessa região!

Deixe um comentário

Close Menu