Curiosidades

Descubra a cultura japonesa: tradições, culinária e curiosidades

set, 04

Valiosa. Assim pode ser definida a cultura japonesa. As tradições milenares e sua culinária saudável são dois aspectos muito admirados por turistas de todas as partes do planeta, principalmente por quem visita o Japão durante as férias ou por temporadas mais longas. Muito da educação e inteligência do japonês pode ser explicado se olharmos para a história de um povo que soube se reinventar diversas vezes, mas que sempre soube respeitar os mais velhos e valorizar o que é novidade.

flickr.com / karlocamero O Japão consegue unir harmoniosamente uma cultura milenar e as mais avançadas tecnologias.

Os templos milenares e novos aparelhos celulares e computadores parecem conviver em perfeita harmonia na terra do sol nascente. Aliás, equilíbrio é o termo ideal para entendermos como as famílias do Japão levam o dia a dia. Saber aceitar e compreender o que pode ser útil na sociedade, não necessariamente consiste em deixar tradições e costumes de lado.  Saiba um pouco mais sobre a fascinante cultura japonesa.

Tradições japonesas

As tradições japonesas parecem resistir ao tempo, e continuam atraindo os jovens a manter costumes como o Taiko. É impossível assistir a uma apresentação e não ficar admirado pelo espetáculo de sons que os tradicionais tambores proporcionam. Para se ter uma ideia do valor histórico do Taiko, ele está presente na cultura japonesa há mais de 1500 anos e continua sendo peça fundamental em festividades do país.

flickr.com / –Mark– Apesar de antigo o Taiko permanece chamando a atenção de jovens que se encantam com o seu valor histórico.

Um grande expoente cultura japonês é o kimono (palavra japonesa para “coisa de vestir”). Herança da época em que o Japão recebia muita influência da China, os primeiros kimonos datam do século IV e eram mais rebuscados do que os genuinamente japoneses e que vieram na era Heian (794-1185), tornando-se então trajes habituais. Hoje, são utilizados apenas em ocasiões especiais, como em casamentos temáticos e apresentações culturais.

flickr.com / Annie Guilloret O Kimono hoje em dia é usado em festividades e ocasiões especiais.

Falando em apresentações culturais, no Japão elas são muito incentivadas junto aos jovens. Entre os festivais mais populares, destaque para o O-shogatsu (Ano novo), em que as famílias se reúnem na casa dos avós e comem macarrão, uma representatividade para vida longa. Logo após a meia-noite, é comum encontrar japoneses se dirigindo para templos e santuários, no intuito de pedir boa sorte para o ano que começa.

flickr.com / Tom Bricker O Ano Novo é uma festividade muito valorizada no Japão, e nesse dia costumam procurar templos e pedir por sorte para o novo ano.

Outro festival típico do Japão é o O-bom, celebrado em agosto, em memória aos mortos.  Nesta época, várias apresentações de danças e shows de fogos de artifício ocorrem no país. Ainda há datas especiais para crianças, como o  Hinamatsuri (para meninas) e Kodomo-no-hi (para meninos).

Da metade do século XX até os dias atuais, a cultura japonesa ganhou força com os Animes e Mangás. O primeiro diz respeito aos desenhos animados estilizados e característicos de desenhistas japoneses, enquanto o Mangá é o quadrinho japonês, com a particularidade de a sua leitura ser de trás para frente.

Pratos Típicos do Japão

Muito querida no Brasil, a culinária japonesa também é admirada e consumida em vários outros países mundo afora. Embora seja muito fácil encontrar restaurantes especializados em sushis, sashimis, temakis e shimejis, esses pratos famosos não compõem o cardápio diário do japonês.

Sim, os japoneses consomem muitos peixes e frutos do mar. Mas sua culinária japonesa vai muito além do que geralmente encontramos em restaurantes do Brasil. Lá, o arroz (Gohan) é indispensável em todas as refeições, bem como a sopa de pasta de soja — chamada de Missoshiru.

flickr.com / Aya Otake No Japão o arroz (Gohan) é fundamental, assim como a sopa de pasta de soja — chamada de Missoshiru.

Outro prato típico bastante popular no Japão é o macarrão (Soba ou Udon). Usualmente, os japoneses consomem o macarrão em substituição aos pratos que levam arroz, servindo-se em tigelas fundas e cobertas com vegetais, peixe ou carne. Para acompanhar, a bebida mais popular no Japão é o chá quente e puro (sem açúcar).

Curiosidades sobre o Japão

– Pouca gente sabe, mas é o país que mais fabrica navios no mundo;

– Religiões mais populares são o xintoísmo e budismo;

– Os japoneses trocam presentes, entre os amigos, no meio e no final de cada ano;

– Sim, tirar os sapatos ao entrar em uma casa é um costume verdadeiro;

– O saquê é obtido por meio da fermentação do arroz;

– No primeiro dia do ano é costume limpar a casa;

– Poucos dias antes da Primavera, os japoneses atiram feijões pelas janelas para atrair boas energias.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *