Skip to main content
search

Você já se perguntou o que torna um país verdadeiramente feliz? Desde 2012, o Relatório Mundial da Felicidade, elaborado com apoio da ONU, avalia os países mais felizes do mundo, com base em como seus cidadãos percebem e vivenciam a própria qualidade de vida.

A iniciativa nasceu um ano antes, em 2011, quando a ONU aprovou uma resolução incentivando as nações a medirem a felicidade da população como forma de orientar políticas públicas. A ideia ganhou força com o Butão, pioneiro ao adotar a Felicidade Interna Bruta como principal indicador de desenvolvimento, e culminou na primeira conferência internacional sobre o tema, em 2012, sob o título “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico”.

Desde então, o relatório se tornou uma referência global, analisando dados de dezenas de países com o objetivo de compreender o bem-estar das sociedades e monitorar a evolução da qualidade de vida no mundo.

Indicadores do Relatório Mundial da Felicidade

O Relatório Mundial da Felicidade investiga o grau de felicidade de 147 países com base na satisfação das pessoas em relação às suas vidas. O propósito é entender o bem-estar da população e usar os dados para acompanhar a qualidade de vida ao redor do mundo. 

A classificação se baseia em sete indicadores:

1. PIB per capita
2. Expectativa de vida
3. Apoio social
4. Liberdade para tomar decisões
5. Generosidade
6. Percepção de corrupção
7. Vida saudável

Nos últimos anos, o relatório também passou a considerar fatores como os impactos da pandemia, a capacidade dos países de manter conexões sociais e o sucesso em preservar a saúde física e mental da população.

Os 13 países mais felizes do mundo em 2025 segundo o Relatório Mundial da Felicidade

Obviamente, fatores como índice de desigualdade e criminalidade, assistência médica e sistema de educação são determinantes para diferenciar o nível de satisfação e felicidade de uma nação para outra. Mas à parte disso, nossa intenção aqui é apontar curiosidades sobre cada país e mostrar como um estilo de vida pode influenciar tão positivamente em sua população.

1. Finlândia (no topo do ranking pelo oitavo ano consecutivo) 

Já ouviu falar nos benefícios da sauna para a saúde? Na Finlândia, essa prática vai muito além do relaxamento: ela faz parte da identidade cultural do país. Com mais de 3 milhões de saunas para uma população de aproximadamente 5,5 milhões de habitantes, é comum que cada casa, prédio ou até empresas tenham sua própria sauna — algumas às margens de lagos ou no meio da floresta. A tradição envolve não apenas o vapor quente, mas também o contraste térmico: muitos finlandeses mergulham em lagos congelados ou se jogam na neve logo após sair da sauna. Outro costume típico é o uso dos “vihta” ou “vasta” — ramos de bétula com os quais se dão leves batidas no corpo para estimular a circulação, aliviar tensões musculares e renovar as energias.

Finlândia é o país mais feliz do mundo em 2025

2. Dinamarca

Banhada pelos mares Báltico e do Norte, a Dinamarca, um dos menores países da Escandinávia, encanta não só por suas paisagens serenas e tradições bem preservadas, mas também pelo estilo de vida que valoriza o conforto e o bem-estar. Um bom exemplo disso é o hygge, um conceito difícil de traduzir, mas fácil de sentir: trata-se de aproveitar os pequenos prazeres do dia a dia — uma boa conversa, um café quentinho, o aconchego de casa, a companhia de quem se gosta. Talvez seja essa simplicidade intencional que ajude a explicar por que os dinamarqueses estão sempre entre os mais felizes do mundo.

Dinamarca um dos países mais felizes do mundo 2025

3. Islândia 

A Islândia é uma mistura perfeita de natureza, história e cultura. O país reúne mais de 20 vulcões ativos, diversas cavernas, cachoeiras, piscinas naturais de água quente, belíssimas praias de areias negras, fazendas de turfa e vilarejos. Para completar, o céu da Islândia é palco de um dos fenômenos mais incríveis da natureza: a aurora boreal. Além das belezas inigualáveis, algo bastante interessante sobre o país, e que certamente influencia na satisfação de seus habitantes, é o fato de ter sido eleito o mais pacífico do mundo por diversos anos seguidos. 

Islândia um dos países mais felizes 2025

4. Suécia

Considerada uma das economias mais desenvolvidas e sustentáveis do mundo, a Suécia se destaca pela qualidade de vida que oferece à sua população. Os suecos valorizam profundamente o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, o contato constante com a natureza e o acesso a políticas públicas que promovem bem-estar, igualdade e uma educação de excelência. Entre os encantos naturais, brilham fenômenos únicos como a aurora boreal, que pinta o céu do norte durante os meses de inverno, e o sol da meia-noite, que mantém o horizonte iluminado por 24 horas no verão. Esses elementos tornam a Suécia um destino fascinante; tanto para os moradores quanto para os visitantes.

Suécia um dos países mais felizes do mundo 2025

5. Países Baixos (Holanda)

Quando pensamos na Holanda, é difícil não associá-la às bicicletas — e com razão. Estima-se que haja mais bicicletas do que habitantes! O ciclismo é parte do estilo de vida do país e está profundamente enraizado na cultura local. Muito além de um meio de transporte, pedalar por lá é uma forma de viver: saudável, econômica, sustentável e acessível. Os benefícios vão além do físico, já que o hábito contribui para a saúde mental, reduz o estresse e aproxima as pessoas de forma mais leve e consciente. Com tanta qualidade de vida sobre duas rodas, não é difícil entender por que os holandeses estão entre os povos mais felizes do mundo, não?

Holanda um dos países mais felizes do mundo 2025

6. Costa Rica

Conhecida por seu lema “Pura Vida”, a Costa Rica é um paraíso tropical na América Central. O país encanta com suas praias banhadas pelos oceanos Pacífico e Atlântico, florestas exuberantes, vulcões ativos e biodiversidade impressionante. Os costarriquenhos são famosos por seu estilo de vida tranquilo e alegre, que valoriza o bem-estar, a convivência e o contato com a natureza. Aliás, a Costa Rica é um dos países com as políticas ambientais mais avançadas do mundo — talvez seja esse equilíbrio entre natureza e qualidade de vida o segredo para tanta felicidade.

Costa Rica é um dos países mais felizes do mundo em 2025

7. Noruega

Situada próxima ao Círculo Polar Ártico, a Noruega é muito mais do que um dos melhores lugares do mundo para observar a aurora boreal — ela também figura entre os países mais felizes do mundo em 2025. A cidade de Tromsø é um dos principais pontos de partida para quem deseja testemunhar o espetáculo das luzes do norte, mas o encanto norueguês vai muito além do céu noturno. Vilarejos, florestas e fiordes, como o majestoso Geirangerfjord, com seus impressionantes 15 quilômetros de extensão, compõem um cenário de tranquilidade e beleza natural. Com uma cultura profundamente enraizada e bem preservada, somada a altos índices de qualidade de vida e segurança, a Noruega continua a atrair não apenas viajantes, mas também admiração mundial como um exemplo de nação feliz.

Noruega um dos países mais felizes do mundo 2021

8. Israel

Israel surpreende pela diversidade de experiências em um território tão compacto. Em poucas horas de viagem, é possível ir de sítios arqueológicos milenares a bairros com design contemporâneo. Cidades como Jerusalém guardam histórias profundas em cada pedra, enquanto Tel Aviv respira criatividade, com sua arquitetura Bauhaus, mercados de rua e vida cultural pulsante. A conexão entre as pessoas, o senso de comunidade e uma culinária cheia de identidade, com pratos como shakshuka, hummus e sabich, fazem do cotidiano israelense algo acolhedor e cheio de significado.

Israel é um dos países mais felizes do mundo em 2025

9. Luxemburgo

Pequeno no mapa, mas gigante em qualidade de vida, Luxemburgo é um dos países mais ricos e seguros do mundo e isso reflete diretamente no bem-estar de seus habitantes. Localizado entre Bélgica, França e Alemanha, o país carrega influências culturais diversas, que se misturam em uma sociedade acolhedora e bilíngue (ou até trilíngue!). Com seus castelos medievais, florestas preservadas e vilarejos charmosos, é o lugar ideal para quem aprecia um ritmo de vida mais calmo, sem abrir mão da sofisticação e do desenvolvimento.

Luxemburgo é um dos países mais felizes do mundo em 2025

10. México

Cores, sabores, música e muita alegria — o México é pura celebração da vida! Com uma herança cultural riquíssima, o país mistura civilizações antigas, como os maias e astecas, com a efervescência das grandes cidades e o calor humano do povo mexicano. As festas populares, como o Día de los Muertos, e a culinária, reconhecida mundialmente, são parte importante do dia a dia. Mas não é só isso: praias paradisíacas, desertos, florestas tropicais e sítios arqueológicos garantem aos mexicanos e visitantes experiências inesquecíveis.

México é um dos países mais felizes do mundo em 2025

11. Austrália

A terra dos cangurus é sinônimo de natureza intocada e estilo de vida leve. Seja nas praias douradas de Sydney, nos parques nacionais da Tasmânia ou na imensidão do Outback, a Austrália convida à aventura e à contemplação. Os australianos valorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o contato com o ar livre e um ritmo de vida mais tranquilo. A diversidade cultural também é um grande trunfo do país, tornando-o aberto e acolhedor. Talvez seja esse mix de liberdade, diversidade e paisagens exuberantes que explica tanta felicidade por lá.

Austrália é um dos países mais felizes do mundo em 2025

12. Nova Zelândia 

A Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais — a Ilha do Norte e a Ilha do Sul —, cada uma com suas particularidades e encantos. A Ilha do Norte concentra as maiores cidades e boa parte da população, incluindo Auckland, o principal centro financeiro, cultural e urbano do país. Já a Ilha do Sul é conhecida por sua natureza exuberante e espírito aventureiro, com destaque para Queenstown, onde é possível fazer bungee jump, escaladas, trilhas e passeios de shotover pelos cânions e rios. Essa conexão tão próxima com a natureza, aliada a um estilo de vida equilibrado, seguro e acolhedor, ajuda a explicar por que os neozelandeses estão entre os povos mais felizes do mundo.

Nova Zelândia é um dos países mais felizes do mundo em 2025

13. Suíça 

Os belíssimos cenários emoldurados pelos Alpes e a natureza exuberante fazem da Suíça um destino muito desejado pelos turistas. Aliás, não somente por turistas. O país já foi lar de Audrey Hepburn, Albert Einstein, Charles Chaplin e Freddie Mercury, que encontraram ali não só beleza, mas também tranquilidade, segurança e qualidade de vida. À parte das paisagens e do bem-estar da população, a Suíça é berço de algumas das marcas de chocolate mais famosas do mundo, como Lindt, Cailler e Nestlé. Seria esse o combo perfeito para a felicidade?

Suíça é um dos países mais felizes do mundo em 2025

Ficou com vontade de conhecer algum dos países mais felizes do mundo em 2025?

Na Adventure Club, somos especialistas em transformar destinos em experiências inesquecíveis. Com roteiros autênticos que equilibram os clássicos cartões-postais com joias menos exploradas, conectamos você à essência de cada lugar. Nossos guias conhecem os destinos como poucos e estão prontos para te acompanhar em uma jornada rica em natureza, cultura e descobertas. Fale conosco e comece a planejar sua próxima aventura para um dos países mais felizes do mundo!

Deixe um comentário

Close Menu