Curiosidades / Dicas de Viagem

Qual a melhor época para ver a aurora boreal na Islândia?

jun, 26

flickr.com / Moyan Brenn Aurora boreal sobre a geleira Jökulsárlón.

Um dos fenômenos mais espetaculares da natureza, a aurora boreal é causada por uma explosão solar na qual bilhões de partículas energizadas são disparadas no espaço. Ao entrar em contato com o campo magnético da Terra, uma parte dessas partículas é canalizada em direção aos polos magnéticos, adentrando na atmosfera. Quando entram em contato com os gases, elas adquirem as cores verde (oxigênio), azul (hidrogênio) e vermelho (nitrogênio).

Famosa pelos vulcões e geleiras, a Islândia é um dos principais destinos para apreciar este incrível fenômeno. Isso porque o país está situado no Círculo Polar Ártico. A melhor época para admirar a aurora boreal é entre o final de setembro e o início de março, que correspondem ao outono e inverno no hemisfério norte.

As noites ideais para acompanhar esse espetáculo celeste são aquelas nas quais o céu está limpo e sem nuvens. Caso o fenômeno seja intenso, é possível visualizá-lo até mesmo sob as luzes urbanas da capital Reykjavík. No entanto, muitos viajantes optam pelos tours que saem da cidade em direção a localidades mais afastadas.

Porém, não há garantia de que a aurora boreal seja vista: é uma questão de sorte, de estar no lugar certo, no dia e na hora certos. As chances são maiores durante o inverno. Embora as temperaturas negativas possam desanimar o turista brasileiro desacostumado ao frio extremo, é a época na qual o céu está mais escuro e propício para o fenômeno.

Também é recomendado planejar uma viagem de, pelo menos, uma semana, já que a aurora boreal não ocorre todas as noites e esse período aumenta a probabilidade de conferir um incrível espetáculo de luzes.

Confira outras belas imagens:

flickr.com / Andrés Nieto Porras Aurora boreal sobre a lagoa glacial Jökulsárlón.

flickr.com / Andrés Nieto Porras Aurora boreal em céu estrelado.

flickr.com / Diana Robinson Aurora breal sobre a Península Reykjanes.

Ficou interessado em ver a aurora boreal? Confira nossos pacotes de viagem para a Islândia!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *