Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Curiosidades

Relatório Mundial da Felicidade: os 10 países mais felizes do mundo em 2021

maio, 18

Em 2011, a ONU aprovou uma resolução convidando os países a medirem a felicidade de seus habitantes e usarem os dados para ajudar em suas políticas públicas. Em 2012, aconteceu a primeira reunião, “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico”, presidida pelo primeiro-ministro do Butão o único país que havia adotado oficialmente a felicidade interna bruta como principal indicador de desenvolvimento. Foi então, em 2013, que o Relatório Mundial da Felicidade passou a ser publicado. 

O que é o Relatório Mundial da Felicidade?

O Relatório Mundial da Felicidade investiga o grau de felicidade de 149 países com base na satisfação das pessoas em relação às suas vidas. O propósito é entender o bem-estar da população e usar os dados para acompanhar a qualidade de vida ao redor do mundo. 

São sete indicativos usados para a avaliação:
1. PIB per capita
2. Expectativa de vida
3. Ausência de corrupção
4. Apoio social
5. Liberdade
6. Generosidade
7. Vida saudável

O relatório deste ano se concentrou nos “efeitos do Covid-19 na felicidade e em como os países diferem em seu sucesso na redução de mortes e na manutenção de sociedades conectadas e saudáveis”, afirmam os autores. 

Obviamente, fatores como índice de desigualdade e criminalidade, assistência médica e sistema de educação são determinantes para diferenciar o nível de satisfação e felicidade de uma nação para outra. Mas à parte disso, a nossa intenção é apontar curiosidades sobre cada país e mostrar como um estilo de vida pode influenciar tão positivamente em sua população. 

Descubra quais são os 10 países mais felizes do mundo em 2021 e um pouco mais sobre cada um deles:

1. Finlândia (no topo do ranking pelo quarto ano consecutivo) 

Já ouviu falar sobre os benefícios que a sauna traz à saúde? Na Finlândia, há mais de três milhões de saunas para uma população de 5.5 milhões de habitantes, ou seja, dá para imaginar o quão comum é essa tradição no país. Além de pular em um lago extremamente gelado ou rolar na neve com o corpo aquecido, é comum que as pessoas usem ramos de plantas chamados vihta para dar batidinhas no corpo para estimular a circulação. 

Finlândia um dos países mais felizes do mundo 2021

2. Islândia 

A Islândia é uma mistura perfeita de natureza, história e cultura. O país reúne mais de 20 vulcões ativos, diversas cavernas, cachoeiras, piscinas naturais de água quente, belíssimas praias de areias negras, fazendas de turfa e vilarejos. Para completar, o céu da Islândia é palco de um dos fenômenos mais incríveis da natureza: a aurora boreal. Além das belezas inigualáveis, algo bastante interessante sobre o país, e que certamente influencia na satisfação de seus habitantes, é o fato de ter sido eleito o mais pacífico do mundo por diversos anos seguidos. 

Islândia um dos países mais felizes 2021

3. Dinamarca

Banhado pelos mares Báltico e do Norte, esse pequeno país da Escandinávia chama muito a atenção por suas tradições bem preservadas e cenários deslumbrantes. Mas se tem algo que desperta ainda mais curiosidade e interesse em quem visita o país é o conceito de hygge. Essa palavra representa o ato de curtir o ambiente, a companhia das pessoas, a gastronomia, as paisagens, uma boa conversa, enfim, o momento um tipo de Carpe Diem. Talvez esse seja um dos motivos que influenciam no alto grau de felicidade, não é?

Dinamarca um dos países mais felizes do mundo 2021

4. Suíça 

Os belíssimos cenários emoldurados pelos Alpes e a natureza exuberante fazem da Suíça um destino muito desejado pelos turistas. Aliás, não somente por turistas. Sabia que o país já foi casa de personagens ilustres como Audrey Hepburn, Albert Einstein, Charles Chaplin e Freddie Mercury? À parte das paisagens e da boa qualidade de vida que o país proporciona, marcas famosas de chocolate como Lindt, Cailler e Nestlé nasceram ali. Um combo perfeito para a felicidade! 

Grindelwald Suíça um dos países mais felizes do mundo 2021

5. Holanda

Quando pensamos na Holanda, é comum que venha a imagem de bicicletas à nossa cabeça. Afinal, esse meio de transporte realmente é essencial na rotina dos holandeses; há pelo menos uma bicicleta para cada membro da família. A capital, Amsterdã, soma cerca de 500 quilômetros de ciclovias! Além de ser uma alternativa saudável, econômica e sustentável, pedalar traz diversos benefícios para a saúde física, mental e emocional — um motivo que deve contribuir e muito para o alto grau de felicidade da população, não? 

Holanda um dos países mais felizes do mundo 2021

6. Suécia

Além de se destacar como uma das economias mais desenvolvidas do mundo, a Suécia se sobressai quando o tema é fenômenos naturais, como a aurora boreal e o sol da meia-noite. Outros cenários que não ficam para trás em parâmetros de beleza são os dos fiordes, lagos e montanhas nevadas, que garantem uma experiência única e inesquecível a todos os seus visitantes. Também não é difícil imaginar o porquê de a Suécia ser considerada um país tão feliz! 

Suécia um dos países mais felizes do mundo 2021

7. Alemanha

Embora conte com cidades muito antigas, que preservam seus estilos medievais, a Alemanha tem deixado o seu passado para trás e caminhado em direção à modernidade, investindo em alta tecnologia nos seus mais diversos segmentos, como usinas nucleares, indústria aeroespacial e setor energético. Uma curiosidade sobre o país é que nos supermercados e lojas em geral praticamente não existem filas — dizem que por lá o tempo máximo “aceitável” de espera é sete minutos, por isso os operadores de caixa são extremamente rápidos. 

Alemanha um dos lugares mais felizes do mundo 2021

8. Noruega

Próxima ao Círculo Polar Ártico, a Noruega é um dos principais destinos onde é possível ver aurora boreal — a cidade de Tromsø costuma ser a escolha da maioria dos visitantes que chegam ao país em busca do fenômeno. Vilas, florestas e fiordes (destaque para o Geirangerfjord com seus imponentes 15 quilômetros de extensão), além de uma cultura extremamente preservada, são outros atrativos que costumam atrair visitantes ao país. 

Noruega um dos países mais felizes do mundo 2021

9. Nova Zelândia 

A Nova Zelândia é dividida em duas ilhas principais Ilha do Norte e Ilha do Sul com características bem diferentes. Na Ilha do Norte, populosa e com cidades bastante desenvolvidas, é onde está Auckland, o maior centro financeiro e cultural do país, com mais de um milhão de habitantes. Já na Ilha do Sul é onde está Queenstown, principal centro turístico da Nova Zelândia, com diversos lagos, montanhas e cânions. Não à toa é considerada a ilha radical, já que é possível pular de bungee jump em diversos cenários, fazer escaladas e andar de shotover por lá. 

Nova Zelândia um dos países mais felizes do mundo 2021

10. Áustria

A Áustria abriga histórias, palácios e paisagens exuberantes, que, ao longo do ano, mudam conforme a chegada das estações. Na primavera, flores e campos verdes; no inverno, neve e as famosas estações de esqui. Além do esqui, outro programa clássico entre locais e turistas são as cafeterias — há, inclusive, uma receita típica à base de café bem famosa: o wiener melange. Além de Viena, a cidade mais procurada, outros pontos turísticos que valem muito a visita são Salzburgo, Graz e o vilarejo de Hallstatt.

Áustria um dos países mais felizes do mundo 2021

E aí, ficou com vontade de conhecer algum dos países mais felizes do mundo?

Fale com um dos nossos consultores e conheça todos os nossos roteiros!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.