Skip to main content
search

São definidos como Parques Nacionais do Brasil as áreas de proteção integral do meio ambiente, que têm como objetivo a preservação dos mais variados tipos de ecossistemas. Eles são fundamentais para estudo biológico, acompanhamento e educação ambiental e também para o turismo ecológico, que cresce a cada ano no país.

Conheça alguns dos mais visitados Parques Nacionais do Brasil

Existem mais de 70 parques nacionais no Brasil, todos administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que faz parte do escopo de trabalho do Ministério do Meio Ambiente. Todo brasileiro tem livre acesso aos parques nacionais e muitos deles valem a visita. Saiba quais são os mais famosos do País!

Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro

Parque Nacional da Tijuca, um dos Parques Nacionais mais visitados do Brasil

O primeiro lugar dentre os Parques Nacionais do Brasil não poderia ser outro: o Parque Nacional da Tijuca. O motivo? Sua área abriga um dos pontos turísticos mais visitados do mundo: o Corcovado. São centenas de milhares de pessoas visitando-o todos os anos.

Quem vai até o Parque Nacional da Tijuca, ainda encontra trilhas incríveis pela Serra do Parque,  que passam pelo Pico da Tijuca — a segunda maior montanha da cidade maravilhosa —, pelo Bico do Papagaio, Pedra Bonita e Pedra da Gávea. 

Parque Nacional do Iguaçu – Paraná

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, abriga as famosas cataratas e possui mais de 185 mil hectares, e isso somente no território brasileiro.

O parque é tão importante para o meio ambiente que é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e, no ano de 2011, teve suas cataratas eleitas como um das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Quem visita o local tem o privilégio de conferir grande parte das 275 quedas d’água e belas espécies da fauna e flora sul-americana.

Parque Nacional de Brasília – Distrito Federal

Parque Nacional de Brasília, um dos Parques Nacionais mais visitados do Brasil

Um doa mais belos Parques Nacionais do Brasil, além de receber milhares de turistas e de pessoas que vivem na capital federativa e cidades-satélites, é essencial para o bom funcionamento da região, já que protege naturalmente os rios usados no fornecimento de água potável para os moradores.

Lá, também é possível ter momentos de descontração em piscinas naturais e curtir caminhadas relaxantes pelas trilhas da Capivara e do Cristal Água.

Parque Nacional de São Joaquim – Santa Catarina

Criado em 1961 para impedir o desmatamento das Matas de Araucária, o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, conta hoje com paisagens incríveis e um visual impressionante a partir do Morro da Igreja e da Pedra Furada. O Parque também conta com ótimas opções de trilhas com diferentes níveis de dificuldade.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros — Goiás

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um dos Parques Nacionais mais visitados do Brasil

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos melhores lugares para aqueles que estão em busca de se reencontrar com seu eu interior. O local fica acima de um enorme placa de quartzo, que o protege de desastres naturais e ainda emana energias positivas para quem acredita. São diversas trilhas em níveis de dificuldade diferentes.

Agora que você já conhece os principais parques nacionais do nosso país, confira os pacotes da Adventure Club e programe-se para a sua próxima viagem!

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu