Skip to main content
search

Localizado na região Sul do Brasil, o Paraná é um destino muito procurado pelos fãs de ecoturismo. Fazendo fronteira com São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Argentina e Paraguai, o estado se destaca pelas diversas opções de turismo de aventura e pela preservação ambiental em todo o seu território.

Ecoturismo no Paraná: o que fazer?

O litoral do Paraná é o local ideal para começar a praticar o ecoturismo no estado. Além das praias, onde é possível relaxar e aproveitar o Sol, existem variadas opções para quem está procurando aventura. No Conjunto Marumbi, no Parque Estadual Pico do Paraná e no Morro do Sete, o turista pode praticar montanhismo em cenários de rara beleza.

Outra opção é visitar a Ilha do Mel, que só é acessível pelo mar. Por lá não existem carros ou motos e todos os trajetos são feitos a pé, por trilhas bem cuidadas que levam a cavernas, praias e montanhas. O local conta com várias pousadas, restaurantes e bares, que oferecem toda a infraestrutura necessária para que a viagem seja confortável.

Na região dos Campos Gerais, o viajante tem a oportunidade de conhecer paisagens típicas da região, com escarpas serranas e araucárias. Vale a pena conhecer o Parque da Vila Velha, onde é possível explorar cavernas subterrâneas com espeleotemas (formações rochosas encontradas no interior de cavernas, como estalactites e estalagmites) e praticar rafting no Rio Iapó.

No centro-sul do Paraná é possível encontrar trilhas que levam a cachoeiras incríveis, que podem chegar até a 100 metros de altura. Em Prudentópolis, a dica é conhecer a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ninho do Corvo, onde a natureza esculpiu excelentes pontos para a prática de escalada, rapel, arvorismo e tirolesa.

Nenhum roteiro de ecoturismo no Paraná estaria completo sem o Parque Nacional do Iguaçu, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, na fronteira com Argentina e Paraguai. O local abriga uma das sete maravilhas do mundo natural: as famosas e impressionantes quedas das Cataratas do Iguaçu.

Além de conferir o visual único das quedas d’água, o turista pode aproveitar as diversas trilhas do parque e praticar esportes como arvorismo, rafting e rapel. Quem gosta de acampar também encontra locais propícios e próximos ao Parque Nacional do Iguaçu para montar acampamento.

O que achou das dicas? Aproveite e confira também os nossos pacotes de viagem para o Paraná.

Deixe um comentário

Close Menu