Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

No pós-pandemia, viaje pelo Brasil e apoie comunidades locais

dez, 28

O turismo, além de ser fonte de lazer e entretenimento, é fundamental para a economia e geração de emprego e renda em um país. Quando há uma atividade turística bem estruturada, a região tende a se desenvolver cada vez mais em diferentes serviços, como hospedagem, alimentação, passeios e transporte, o que, por consequência, gera trabalho e retorno financeiro para a população local.

Quando a retomada total do turismo acontecer, o que não faltará é a vontade de explorar um novo lugar, conhecer uma nova cultura, provar um novo sabor… Mas é importante nos lembrarmos de que o Brasil é um país riquíssimo em termos de cultura, belezas naturais, construções históricas, gastronomia e uma hospitalidade incomparável. Não é preciso irmos muito longe para desfrutarmos das melhores experiências em viagens!

Separamos 5 destinos nacionais para você visitar em 2021. Para sentir um pouquinho da energia de cada um deles, é só dar play nos vídeos e conferir a mensagem dos nossos receptivos!  

Jalapão, um dos lugares para viajar e apoiar comunidades locais pós-pandemia

Parque Estadual do Cantão

Por estar localizado em uma zona de transição entre o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica, o Parque Estadual do Cantão, Tocantins, é um lugar riquíssimo em termos de biodiversidade. Trata-se de uma unidade de proteção integral, com uma área definida de aproximadamente 90 mil hectares entre os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, criada com o objetivo de proteger os recursos naturais locais e incentivar o turismo sustentável na região. É um destino imperdível para aventura e ecoturismo: trilhas, passeios de balsa e canoas indígenas, observação de fauna e flora, circuitos de arvorismo e pesca esportiva são algumas das atividades que você poderá fazer no Cantão.

Assista ao vídeo do Leo:

Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, é repleta de belezas naturais, com grande destaque para os paredões rochosos, as cachoeiras e as piscinas naturais de água cristalina. Não à toa, é também conhecida como o “paraíso das águas”! A região ainda é forte na atividade de observação de aves, já que a vegetação do cerrado atrai diversas espécies da região. Ou seja, a Chapada das Mesas é um destino completo para quem ama natureza, desde famílias com crianças pequenas até os mais aventureiros. 

Assista ao vídeo da Cintia:

Jalapão

Em meio ao cerrado do Tocantins, o Jalapão vem se destacando muito entre turistas brasileiros e estrangeiros em razão da sua natureza tão exuberante: cânions, dunas, mirantes, fervedouros, cachoeiras, um pôr do sol de tirar o fôlego e rica fauna e flora formam os seus mais paradisíacos cenários. Alguns dos pontos turísticos mais visitados são as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, a Prainha do Rio Novo e o Fervedouro do Ceiça. É um destino para todo tipo de viajante — para quem viaja em família, em amigos ou em casal. E, para quem gosta de um pouco mais de aventura, uma atividade muito apreciada é o rafting. 

Assista ao vídeo do Rodrigo:

Parque Nacional da Serra da Capivara

Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, abriga a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas e vestígios da presença do homem pré-histórico com as datações mais antigas conhecidas no continente americano. Esse verdadeiro museu a céu aberto, que já tem milhares de motivos históricos para atrair visitantes, é ainda repleto de belezas naturais, como formações rochosas, cânions, cavernas e uma flora que se destaca principalmente pela caatinga, bioma exclusivamente brasileiro. 

Assista ao vídeo do Giordanno:

Ouro Preto

Ouro Preto, em Minas Gerais, reserva surpresas e encantos históricos, naturais, gastronômicos e turísticos. É impossível não se encantar com os verdadeiros tesouros da arte barroca, como a Igreja de São Francisco de Assis, assinada por Aleijadinho. Ou, então, pelo passeio na Maria Fumaça, uma locomotiva de 1949 que leva os passageiros a uma verdadeira viagem no tempo. Ou, ainda, pelas belas cachoeiras de águas límpidas. Destino que costuma atrair muitos casais, famílias e pessoas que viajam sozinhas.

Assista ao vídeo do Pedro Paulo:

Serra do Roncador

O nome peculiar da Serra do Roncador, localizada no Mato Grosso, se dá pelo encontro do vento forte com os imensos paredões rochosos da região, formando um som que lembra o ronco de uma pessoa dormindo. Além de ser carregada de mistérios e aventuras, a Serra do Roncador conta com inúmeras belezas naturais, como formações rochosas, cavernas, cânions, piscinas naturais e o seu ponto forte: belíssimas cachoeiras.

Quer visitar algum desses incríveis destinos e apoiar o turismo nacional?

Os receptivos da Adventure Club conhecem intimamente as regiões, o que faz com que as nossas viagens sejam únicas e muito enriquecedoras. Fale conosco, conheça os nossos roteiros e já comece a programar a sua próxima experiência!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.