Skip to main content
search

O continente asiático reserva diversas surpresas para os turistas, que podem escolher entre destinos que vão desde o exótico ao tradicional. Com várias paisagens exuberantes e construções milenares — como a histórica Muralha da China, o incrível Taj Mahal e a moderna cidade de Tóquio.

Na hora de planejar para uma viagem para a Ásia, entretanto, vale a pena ficar atento para a ocorrência de um fenômeno climático típico da região: as monções, um efeito atmosférico causado por massas de ar que se deslocam do continente para o mar e do mar para o continente, causando chuvas intensas e secas severas, com inversões climáticas bruscas.

Qual a melhor época para visitar a Ásia?

Em algumas épocas do ano, os ventos, as chuvas e as secas são mais intensos. Por isso, é importante pesquisar as características do país que você pretende pesquisar antes de marcar a data da sua viagem para a Ásia. Confira a seguir os meses do ano em que é recomendado evitar alguns países asiáticos por conta do período de monções:

Sul da China

Evitar entre abril a setembro, pois a intensidade das monções pode causar furacões e alagamentos nesse período.

Índia

É recomendado evitar a viagem entre os meses de junho e setembro. A Índia é um dos países que mais sofrem com as monções, e notícias de grandes alagamentos na Índia são veiculadas todo ano. A melhor época para viajar para a região vai de outubro a fevereiro.

Confira nossos pacotes de viagem para Índia.

Filipinas

Evitar de maio a outubro, sendo que o período entre junho e dezembro é considerado temporada de tufões.

Tailândia

Não é recomendado viajar para a costa oeste da Tailândia entre abril e outubro. De setembro a dezembro, é bom evitar a costa leste do país.

Camboja

Entre maio e outubro as chuvas são diárias, mas duram pouco tempo. As monções são leves na região.

Vietnã

Evitar de maio a outubro, quando as tempestades são fortes e podem ocorrer tufões, furacões e alagamentos.

Nepal

É recomendado evitar entre junho e setembro, quando ocorrem chuvas intensas e alagamentos. Para quem vai para o monte Everest, os melhores meses são entre março e maio, além de outubro, novembro e dezembro.

Laos

Evitar de maio a novembro, sendo que agosto é o mês com chuvas mais intensas.

Deixe um comentário

Close Menu