Curiosidades

Entenda como funciona os períodos das Monções na Ásia

out, 20

O continente asiático reserva diversas surpresas para os turistas, que podem escolher entre destinos que vão desde o exótico ao tradicional. Com várias paisagens exuberantes e construções milenares — como a histórica Muralha da China, o incrível Taj Mahal e a moderna cidade de Tóquio.

© Depositphotos.com / razlomov As monções são ventos sazonais que mudam sua direção de acordo com as estações do ano, podendo causar secas severas ou chuvas intensas.

Na hora de planejar para uma viagem para a Ásia, entretanto, vale a pena ficar atento para a ocorrência de um fenômeno climático típico da região: as monções, um efeito atmosférico causado por massas de ar que se deslocam do continente para o mar e do mar para o continente, causando chuvas intensas e secas severas, com inversões climáticas bruscas.

Qual a melhor época para visitar a Ásia?

Em algumas épocas do ano, os ventos, as chuvas e as secas são mais intensos. Por isso, é importante pesquisar as características do país que você pretende pesquisar antes de marcar a data da sua viagem para a Ásia. Confira a seguir os meses do ano em que é recomendado evitar alguns países asiáticos por conta do período de monções:

Sul da China

Evitar entre abril a setembro, pois a intensidade das monções pode causar furacões e alagamentos nesse período.

Índia

É recomendado evitar a viagem entre os meses de junho e setembro. A Índia é um dos países que mais sofrem com as monções, e notícias de grandes alagamentos na Índia são veiculadas todo ano. A melhor época para viajar para a região vai de outubro a fevereiro.

Confira nossos pacotes de viagem para Índia.

Filipinas

Evitar de maio a outubro, sendo que o período entre junho e dezembro é considerado temporada de tufões.

Tailândia

Não é recomendado viajar para a costa oeste da Tailândia entre abril e outubro. De setembro a dezembro, é bom evitar a costa leste do país.

Camboja

Entre maio e outubro as chuvas são diárias, mas duram pouco tempo. As monções são leves na região.

Vietnã

Evitar de maio a outubro, quando as tempestades são fortes e podem ocorrer tufões, furacões e alagamentos.

Nepal

É recomendado evitar entre junho e setembro, quando ocorrem chuvas intensas e alagamentos. Para quem vai para o monte Everest, os melhores meses são entre março e maio, além de outubro, novembro e dezembro.

Laos

Evitar de maio a novembro, sendo que agosto é o mês com chuvas mais intensas.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *