Skip to main content
search

Trilha Hombu, Pedra Furada, conhecendo a Serra da Capivara

Pedalar por regiões lindas e importantes do Brasil é uma ótima maneira para conhecer o que a natureza do nosso país tem de melhor

Você já pensou em viajar para a Serra da Capivara? Localizada no Piauí, esta região tem como atração principal o Parque Nacional da Serra da Capivara, que abriga uma área arqueológica que é considerada por especialistas como a mais relevante de todo o Brasil! E tem mais: é um dos berços do homem americano, ou seja, os primeiros habitantes do continente deram seus passos inicias nestas terras. Ainda é um local classificado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

E tudo isso pode ser ainda mais especial quando você decide conhecer a Serra da Capivara e seus pontos mais incríveis, como a Pedra Furada e a Trilha Hombu, de bike. Que tal?

Trilhas de bike pela Serra da Capivara

1 – Pedra Furada na Serra da Capivara

Pegar a própria bike e encarar uma das trilhas que levam à Pedra Furada, na Serra da Capivara, é uma daquelas experiências que nos aproxima com a natureza. Existem trilhas diversas, com níveis de dificuldade variados para atender a todos os públicos. Alguns dos pontos que você irá encontrar pelo caminho: vale do Baixão das Mulheres, Circuito do Caldeirão Rodrigues, Toca do Boqueirão e mais de 10 sítios arqueológicos importantes.

2 – Trilha Hombu

É uma trilha que leva, em média, uma hora e meia para ser percorrida e que também pode ser feita a pé, em caminhadas mais calmas para quem adora curtir o dia com mais tranquilidade. A trilha Hombu passa por boqueirões, planícies e sítios arqueológicos que contam detalhes incríveis do passado da região. Destaque também para o circuito da Pedra Petra e a Toca os Caititus.

3 – Desfiladeiro da Capivara

Trilha ideal para quem tem interesse em conhecer a vegetação nativa da região. Seu nível de dificuldade é médio e apresenta ao viajante algumas características marcantes, como pinturas rupestres em sítios arqueológicos preservados e ainda formações rochosas curiosas e belas. Destaque também para: Boqueirão do Papagaio e circuito dos Veadinhos Azuis.

Dicas para aproveitar ao máximo a Serra da Capivara

  • Roupas: prefira roupas leves e que protejam todo o corpo. Lembre-se: algumas trilhas levam horas para serem concluídas.
  • Calçados: devem ser confortáveis e resistentes.
  • Óculos de sol e chapéu / boné: itens indispensáveis para proteger contra o sol.
  • Protetor solar: leve na bagagem e fique atento (a) ao tempo de duração da aplicação na pele.
  • Água: faz toda a diferença se hidratar adequadamente. Sua saúde agradece.
  • Preparo físico: alguns meses antes da viagem, comece a caminhar com mais frequência para aprimorar seu preparo físico.
  • Bike: sua bicicleta deve estar em perfeito estado para garantir pedaladas seguras e mais confortáveis. Por isso, uma boa revisão antes da viagem para a Serra da Capivara é uma ótima ideia.
  • Conhecimento: estude as trilhas que deseja percorrer, com boa antecedência, para evitar qualquer confusão. Ao estudar sobre o local, além de aprender sobre esta região incrível do Brasil, você irá se preparar melhor para aproveitar ao máximo passeio.

Pensou em viagem, pensou em Adventure Club!

Nosso time é formado por pessoas que são como você: têm paixão por viajar! São especialistas que estão preparados para indicar os melhores roteiros para você que está pensando em viajar nos próximos meses ou daqui a um ano. Então, não perca mais tempo na internet, fale hoje mesmo com quem realmente entende do assunto e confira os roteiros especiais para a Serra da Capivara no Piauí.

Deixe um comentário

Close Menu