Skip to main content
search

Localizado no sudoeste da Bolívia, mais precisamente nas regiões de Potosí e Oruro, o deserto de sal Salar de Uyuni ocupa uma área total de 10.500 km². Partindo da capital La Paz, existem duas maneiras de se chegar até lá: a partir de uma viagem de avião de cerca de uma hora, ou após nove horas de ônibus. É considerado o maior deserto de sal do mundo, com incríveis 10 bilhões de toneladas de sal e uma extração anual de 25 mil toneladas.

Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo

Saiba tudo sobre o deserto de sal na Bolívia

Embora atualmente seja uma região extremamente seca, há 40 mil anos o Salar de Uyuni era um enorme lago chamado Michin, que sofreu com as mudanças climáticas e secou com o passar dos milênios. A imensidão e a beleza incomparável fazem deste deserto de sal um destino turístico cada vez mais procurado não só por bolivianos, mas por viajantes de todo o mundo. Além do sal, o local também apresenta uma das maiores concentrações de lítio do mundo, e contém enormes reservas de potássio, magnésio e boro.

Para quem deseja conhecer o local, uma boa dica é passar pela Ilha de Pescado, com seus icônicos cactos que podem chegar a dez metros e formações de corais de rara beleza. Na região, não é difícil encontrar guias turísticos que levam os visitantes até pontos marcantes do Salar de Uyuni, como o já desativado hotel de sal e o cemitério de trens, com vagões abandonados na imensidão branca do deserto.

Na Ilha de Pescado, há diversos restaurantes para atender os visitantes, caracterizando-se como um excelente local recarregar as baterias, tirar fotos e conhecer mais sobre a região. Os guias são bem simpáticos e esclarecem todas as dúvidas e curiosidades dos visitantes. Avançando pelo maior deserto de sal do mundo, outra parada obrigatória é o Museu dos Anymaras, onde é possível conferir relíquias, lendas e histórias de um dos primeiros povos indígenas da Bolívia, que governou o território antes dos Incas.

Neste ponto da viagem, ainda na região do museu, as montanhas do Salar de Uyuni complementam um cenário espetacular, e é até possível encontrar algumas lhamas pelo caminho.

Curiosidade: das 150 espécies de cactos já catalogadas em todo o mundo, 70 estão no deserto de Salar de Uyuni. O maior deles já registrado possui dez metros de altura, e pode ser datado em mais de mil anos.

Se interessou pelo maior deserto de sal do mundo? Venha conhecer os nossos pacotes para visitar o Salar de Uyuni.

Deixe um comentário

Close Menu