Skip to main content
search

Todo mundo já ouviu falar em indicadores como o IDH, PIB ou PNB. Mas você sabe o que é HPI? Bem menos popular que os indicadores convencionais, o Happy Planet Index (HPI) mede a capacidade que cada país tem de proporcionar bem-estar, felicidade e vida longa aos seus habitantes. Feito em 151 países, o índice é calculado a partir de aspectos como o nível de esperança e satisfação das pessoas, juntamente com a média de vida e pegada ecológica per capita.

Se você ficou surpreso em saber que existe um índice para medir algo tão subjetivo como a felicidade, talvez fique ainda mais impressionado quando descobrir quais países figuram nas primeiras posições da lista. Isso porque, diferente do famoso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que também avalia a qualidade de vida das nações – mas, neste caso, baseado em fatores como salário, educação, saúde, economia –, não são as nações ricas ou desenvolvidas que possuem os cidadãos mais felizes. Apesar dos problemas e dificuldades, os países latinos – com exceção do Vietnã – são os que ocupam o topo do ranking.

Ficou curioso para descobrir qual é o segredo da felicidade destes povos? Confira, abaixo, um pouquinho sobre os atrativos e diferenciais que fazem a alegria de quem vive e visita esses países.

1. Costa Rica

Campeã pela segunda vez, a Costa Rica apresentou a mais alta pontuação no quesito bem-estar e expectativa de vida (79,3 anos). Famoso por suas belas praias, florestas exuberantes, cenários paradisíacos e reservas naturais, o lugar oferece bons motivos para assumir o topo da lista. Com apenas 51.100 Km², o país guarda 5% da biodiversidade do planeta e tem 26% de sua área em zonas de preservação. Lá, a sustentabilidade foi adotada como política nacional. O turismo tem papel fundamental na economia, uma vez que região reserva grandes atrativos e opções de lazer para os visitantes. É possível ir do Pacífico ao Atlântico atravessando o país em apenas cinco horas, certo de que o passeio será repleto de boas surpresas.

2. Vietnã

As belezas naturais, praias tranquilas, paisagens tropicais e gastronomia, considerada uma das melhores do mundo, são alguns dos motivos que garantem o alto nível de satisfação de quem vive ou visita o país. Longe dos atrativos das grandes metrópoles, ali são as coisas simples da vida que fazem a alegria da população. Abrigando 30 parques nacionais de conservação ambiental e quatro patrimônios mundiais da Unesco – a Baía de Ha Long, Hué (antiga capital do país), Hoi An (centro comercial antigo) e Mi- Sön (capital do reino de Shampã) –, o país tem se consagrado com um dos mais importantes destinos turísticos dos últimos anos. Os resquícios de um passado marcado pela guerra complementam a experiência de ver de perto a verdade dos conflitos armados.

3. Colômbia

Na Colômbia, o bem-estar da população é levado a sério. Em sua capital, Bogotá, foi criado um “planejamento para a felicidade” e o projeto “Unidos”, que pretende tirar mais de 350 mil famílias da situação de extrema pobreza. Apesar da imagem negativa das guerrilhas e do narcotráfico, o país surpreende pela tranquilidade e hospitalidade do povo. Entre as principais atrações turísticas estão o distrito histórico de Candelaria, a cidade murada e as praias de Cartagena das Índias. Além dos atrativos históricos, culturais e naturais, o país também é famoso pelo seu café, considerado o melhor do mundo.

4. Belize

Com 59,3 pontos na avaliação geral, o país se destacou em questões como bem-estar, expectativa de vida (de 76,1 anos em média) e eficiência ecológica. E não é à toa. Com a segunda maior barreira de corais do mundo, Belize abriga praias de águas cristalinas, uma grande diversidade de fauna e flora marinhas e paisagens paradisíacas de tirar o fôlego. Além disso, a mistura cultural abundante e harmoniosa, o estilo de vida descontraído e o clima sempre favorável dão motivos de sobra para colocar um sorriso no rosto de quem vive ali.

5. El Salvador

Outro país que se destaca pelos atrativos naturais, El Salvador é famoso pelos seus santuários de preservação da flora e da fauna: montanhas, rios, vulcões e praias paradisíacas, combinados a um clima tropical e sempre agradável. Além disso, o país possui um importante patrimônio arqueológico, com vestígios coloniais e pré-colombianos e algumas das ruínas mais preservadas da civilização maia. A conhecida e apreciada culinária local também está entre os motivos da felicidade natural do povo salvadorenho.

6. Jamaica

O ritmo calmo da vida na ilha caribenha e o clima pacífico agradam não só os nativos como também os que visitam o local. A hospitalidade e tranquilidade combinadas às belas praias e paisagens naturais fazem do país um excelente destino turístico. Ali, as opções para se aproveitar o tempo são diversas: mergulhos no mar, arvorismo, rafting ou o contato com a população local para conhecer de perto seus costumes são algumas das possibilidades do roteiro. Para os amantes do reggae, a terra de Bob Marley, o maior ícone do gênero, também reserva boas surpresas, como um museu dedicado à sua história e grandes festivais como o SumFlesh e Sunsplash.

7. Panamá

Apesar dos problemas sociais e estruturais que o colocam entre os países mais pobres do mundo, o Panamá apresenta riquezas naturais que garantem sua posição no ranking dos lugares mais felizes. Com uma localização geográfica privilegiada – entre as águas mornas do Caribe e o mar bravo do Pacífico –, belas praias e festas culturais tradicionais, o país também tem se destacado como importante destino turístico das Américas.

8. Nicarágua

Terra de um povo hospitaleiro, a Nicarágua deixa evidente aos visitantes porque merece sua posição na lista dos povos mais felizes do planeta. O país atrai turistas interessados em sua rica e diversificada paisagem natural. Abriga vulcões que se estendem pela costa do Pacífico e possui os dois maiores lagos da América Central, além de florestas subtropicais praticamente inexploradas. É um ótimo destino para viajantes em busca de aventura.

9. Venezuela

Com um extenso litoral, de belas praias, amplas planícies e a Cordilheira dos Andes, a Venezuela agrada todo tipo de visitante. O país em desenvolvimento apresentou a melhor pontuação do HPI na América do Sul. Suas belezas naturais – como a maior cachoeira do mundo, com 979 m de altura, e o arquipélago Los Rouques – parecem superar sua reputação ligada à criminalidade e conflitos políticos.

10. Guatemala
Um dos principais destinos turísticos da América Central, a Guatemala, berço da civilização Maia, possui um dos mais fascinantes sítios arqueológicos das Américas.  Nos vilarejos espalhados pelo país, a tradição e os costumes de mais de 3 mil anos são mantidos pela população. A riqueza histórica e cultural do lugar, além das belas paisagens naturais, encantam os visitantes.

Deixe um comentário

Close Menu