Skip to main content
search

Você sabe onde nasce o rio Amazonas? Ele, que é considerado o segundo maior rio do mundo, com extensão superior a 6.992 quilômetros, possui mais de mil afluentes. Este é, também, o rio com maior fluxo de água por vazão: durante o período da cheia, a região da foz fica coberta com aproximadamente 315 mil metros cúbicos de água por segundo. Sua imensa bacia hidrográfica abrange sete países da América do Sul: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana.

Até o ano de 1950, acreditava-se que a nascente do Rio Amazonas estaria no Rio Marañon, nos Andes Peruanos. A partir da década de 60, novas teorias surgiram, e a Cordilheira de Chila, na região de Arequipa, ficou então marcada como a verdadeira nascente. Porém, no ano 2000, pesquisadores identificaram o Nevado Mismi — um monte de origem vulcânica, com 5.567 metros de altitude — como a nascente do Amazonas.

A suposta descoberta, entretanto, caiu em discordância por parte de alguns pesquisadores brasileiros e peruanos. Para eles, a verdadeira nascente do rio Amazonas não está no Nevado Mismi, mas no córrego Carhuasanta, também localizado no Peru, e que é alimentado justamente pelo derretimento da neve do Nevado Mismi.

Banner destinos

Um nome diferente onde nasce o rio Amazonas e nos locais em que passa

Em cada região, o rio recebe um nome. No local onde nasce o rio Amazonas, ele recebe o nome de Vilcanota. Em território peruano, ele atravessa uma região belíssima, conhecida como Vale Sagrado dos Incas. Antes de chegar ao Brasil, o rio é chamado de Uicaiali, Urubamba e Marañón. Ao sair do Peru, ele ainda passa pela Colômbia, finalmente chegando ao Brasil.

Em terras brasileiras, o rio é batizado de Solimões e, após seu deslumbrante encontro com o rio Negro, finalmente se torna o rio Amazonas. Sua enorme foz é conhecida como Delta do Amazonas e deságua no Oceano Atlântico, entre os estados brasileiros do Pará e Amapá.

Agora que você já sabe onde nasce o rio Amazonas pode conhecer de perto as regiões por onde ele passa, inclusive a belíssima paisagem em território brasileiro. Conte com a Adventure Club!

Se você, assim como nós, ama estar conectado com a natureza, conheça: Experiências com os elementos da Natureza

Deixe um comentário

Close Menu