Curiosidades / Ecoturismo

Descubra Onde Nasce o Rio Amazonas

maio, 30

Você sabe onde nasce o rio Amazonas? Ele, que é considerado o segundo maior rio do mundo, com extensão superior a 6.992 quilômetros, possui mais de mil afluentes. Este é, também, o rio com maior fluxo de água por vazão: durante o período da cheia, a região da foz fica coberta com aproximadamente 315 mil metros cúbicos de água por segundo. Sua imensa bacia hidrográfica abrange sete países da América do Sul: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana.

Durante anos, a localização da nascente do rio Amazonas permaneceu um mistério. Antigamente, acreditava-se que sua origem estava no Lago Lauri (ou Laurirocha), no território peruano da Cordilheira dos Andes. Em 2007, uma expedição patrocinada pela National Geographic Society apontou outro local: um monte de origem vulcânica chamado Nevado Mismi, com 5.567 metros de altitude e situado no Peru.

onde nasce o rio amazonas

iStockphoto.com / wcphoto12 O rio Amazonas passa por Peru, Colômbia e Brasil.

A suposta descoberta, entretanto, caiu em discordância por parte de alguns pesquisadores brasileiros e peruanos. Para eles, a verdadeira nascente do rio Amazonas não está no Nevado Mismi, mas no córrego Carhuasanta, também localizado no Peru, e que é alimentado justamente pelo derretimento da neve do Nevado Mismi.

Um nome diferente onde nasce o rio Amazonas e nos locais em que passa

 

Em cada região, o rio recebe um nome. No local onde nasce o rio Amazonas, ele recebe o nome de Vilcanota. Em território peruano, ele atravessa uma região belíssima, conhecida como Vale Sagrado dos Incas. Antes de chegar ao Brasil, o rio é chamado de Uicaiali, Urubamba e Marañón. Ao sair do Peru, ele ainda passa pela Colômbia, finalmente chegando ao Brasil.

Em terras brasileiras, o rio é batizado de Solimões e, após seu deslumbrante encontro com o rio Negro, finalmente se torna o rio Amazonas. Sua enorme foz é conhecida como Delta do Amazonas e deságua no Oceano Atlântico, entre os estados brasileiros do Pará e Amapá.

Agora que você já sabe onde nasce o rio Amazonas pode conhecer de perto as regiões por onde ele passa, inclusive a belíssima paisagem em território brasileiro. Conte com a Adventure Club!

Baixe nosso e-book: Lugares no Mundo perfeitos para quem ama aventura e natureza.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *