Skip to main content
search

Ao visitar um novo lugar, você provavelmente preste atenção em diversos detalhes: nas cores das paisagens, nos aromas e sabores da culinária, nas pessoas e em suas manifestações culturais, nas aventuras que poderá vivenciar pelo caminho… São inúmeras as experiências e sensações que o turismo proporciona.

Mas você já parou para pensar que, da mesma forma que o destino te impacta, você impacta o destino? Como tem sido a sua relação com o meio ambiente e com as comunidades dos locais que você visita? O viajante consciente, ou o turista sustentável, procura sempre deixar impactos positivos nos lugares para onde viaja.

O que é turismo sustentável?

O turismo sustentável tem como princípio a preservação e a manutenção dos recursos naturais e sociais de uma região enquanto proporciona momentos de contemplação e lazer aos turistas. Ou seja, o turismo sustentável busca aliar os anseios dos turistas aos das regiões receptoras, atentando-se à proteção do meio ambiente, ao desenvolvimento econômico da região e à valorização da cultura local.

Conheça 8 hotéis sustentáveis no Brasil

Turismo Sustentável

Como fazer turismo sustentável

Há várias formas de fazer turismo sustentável, desde a escolha do hotel às atividades praticadas na região. Confira 4 dicas para explorar um novo lugar de forma consciente:

1. Respeite a cultura regional

Visitar um novo lugar é uma experiência encantadora, mas conhecer uma nova cultura é uma experiência transformadora. Respeite a cultura local do destino para o qual irá viajar – esteja aberto para ouvir, conhecer e aprender com as diferenças.

2. Apoie o comércio local

Quando for comprar uma lembrança para presentear alguém, dê preferência para o trabalho de produtores e artesãos da região. Com esse gesto, você apoia o comércio local e movimenta a economia da comunidade, valoriza a cultura regional e adquire um objeto autêntico e cheio de história. 

3. Preserve o meio ambiente e os recursos naturais

Ao fazer trilhas e passeios em áreas ambientais, nunca retire plantas e bichos, tampouco alimente os animais, pois essas ações podem prejudicar e alterar o ecossistema. Atenção também para não deixar resíduos pelo caminho quando estiver em locais em que não haja coleta de lixo, guarde-o com você até que seja possível descartá-lo corretamente. 

4. Priorize os destinos nacionais

O Brasil detém inúmeras belezas naturais, culturais e históricas, muitas vezes desvalorizadas ou até mesmo esquecidas por nós. Ao viajar para destinos nacionais, você contribui com a movimentação da economia do país, com a geração de emprego e com o consequente retorno financeiro para a população local. 

No pós-pandemia, viaje pelo Brasil e apoie comunidades locais


Onde fazer turismo sustentável no Brasil

No Brasil, é possível fazer todos os tipos de turismo sustentável. Turismo rural, turismo de natureza e ecoturismo são algumas modalidades que se desenvolvem em harmonia com o meio ambiente e prezam pelo crescimento econômico da região. 

Reserva Mamirauá, Amazônia (AM)

Localizada na Reserva Mamirauá, a Pousada Uacari é uma excelente opção para quem deseja fazer turismo sustentável. Seu objetivo é gerar renda para as comunidades locais, fortalecer sua organização comunitária e criar incentivos para que os moradores promovam a conservação dos recursos naturais da área.

Conheça os nossos roteiros para a Reserva Mamirauá

Reserva Mamirauá um dos lugares para fazer turismo sustentável no Brasil

Bonito (MS)

Sua grande variedade de atrações naturais, como cavernas, cachoeiras, grutas e lagos com águas azuis e cristalinas, e o cuidado em preservá-las fizeram de Bonito o primeiro município do Brasil a alcançar reconhecimento nacional como destino de ecoturismo.  

Conheça os nossos roteiros para Bonito

Bonito um dos lugares para fazer turismo sustentável no Brasil

Fernando de Noronha (PE)

Em Fernando de Noronha, há um controle rigoroso em relação à quantidade de turistas permitidos ao mesmo tempo, à preservação da fauna e flora local e à sustentabilidade das atividades turísticas oferecidas na ilha, como trilhas e mergulhos. 

Conheça os nossos roteiros para Fernando de Noronha

Fernando de Noronha um dos lugares para fazer turismo sustentável no Brasil

Parque Estadual do Ibitipoca (MG)

Toda a estrutura do Parque é voltada ao turismo sustentável, promovendo aos seus visitantes um forte e íntimo contato com a natureza e com a comunidade local: seja por meio das cachoeiras, grutas e lagos, seja pela arte, cultura e alimentação.

Conheça os nossos roteiros para Ibitipoca

Parque Estadual do Ibitipoca um dos lugares para fazer turismo sustentável no Brasil

Pantanal (MS)

Na maior planície inundável do planeta, o Pantanal é a combinação perfeita entre água, fauna, flora e pessoas. Depois de severas queimadas, o turismo será uma ferramenta ainda mais importante para a manutenção dos recursos naturais e sociais da região. Viaje para o Pantanal e incentive a preservação dos animais, fortaleça as comunidades locais e colabore com a recuperação das fazendas turísticas.

Conheça os nossos roteiros para o Pantanal

Pantanal um dos lugares para fazer turismo sustentável no Brasil

O turismo sustentável também está na escolha por uma agência de viagens que se preocupa com questões sociais e ambientais.

Conte com a Adventure Club, especialista em destinos de natureza há mais de 26 anos, para programar uma viagem consciente.

Deixe um comentário

Close Menu