http://Logo%20Adventure%20Club Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

Dicas para praticar o turismo sustentável no Brasil

abr, 13

Ao visitar um novo lugar, você provavelmente preste atenção em diversos detalhes: nas cores das paisagens, nos aromas e sabores da culinária, nas pessoas e em suas manifestações culturais, nas aventuras que poderá vivenciar pelo caminho… São inúmeras as experiências e sensações que o turismo proporciona.

Mas você já parou para pensar que, da mesma forma que o destino te impacta, você impacta o destino? Como tem sido a sua relação com o meio ambiente e com as comunidades dos locais que você visita? O viajante consciente, ou o turista sustentável, procura sempre deixar impactos positivos nos lugares para onde viaja.

O que é turismo sustentável?

O turismo sustentável tem como princípio a preservação e a manutenção dos recursos naturais e sociais de uma região enquanto proporciona momentos de contemplação e lazer aos turistas. Ou seja, o turismo sustentável busca aliar os anseios dos turistas aos das regiões receptoras, atentando-se à proteção do meio ambiente, ao desenvolvimento econômico da região e à valorização da cultura local.

Conheça 8 hotéis sustentáveis no Brasil

Dicas para praticar o turismo sustentável no Brasil

Como fazer turismo sustentável

Há várias formas de fazer turismo sustentável, desde a escolha do hotel às atividades praticadas na região. Confira 4 dicas para explorar um novo lugar de forma consciente:

1. Respeite a cultura regional

Visitar um novo lugar é uma experiência encantadora, mas conhecer uma nova cultura é uma experiência transformadora. Respeite a cultura local do destino para o qual irá viajar – esteja aberto para ouvir, conhecer e aprender com as diferenças.

2. Apoie o comércio local

Quando for comprar uma lembrança para presentear alguém, dê preferência para o trabalho de produtores e artesãos da região. Com esse gesto, você apoia o comércio local e movimenta a economia da comunidade, valoriza a cultura regional e adquire um objeto autêntico e cheio de história. 

3. Preserve o meio ambiente e os recursos naturais

Ao fazer trilhas e passeios em áreas ambientais, nunca retire plantas e bichos, tampouco alimente os animais, pois essas ações podem prejudicar e alterar o ecossistema. Atenção também para não deixar resíduos pelo caminho quando estiver em locais em que não haja coleta de lixo, guarde-o com você até que seja possível descartá-lo corretamente. 

4. Priorize os destinos nacionais

O Brasil detém inúmeras belezas naturais, culturais e históricas, muitas vezes desvalorizadas ou até mesmo esquecidas por nós. Ao viajar para destinos nacionais, você contribui com a movimentação da economia do país, com a geração de emprego e com o consequente retorno financeiro para a população local. 

No pós-pandemia, viaje pelo Brasil e apoie comunidades locais


Onde fazer turismo sustentável no Brasil

No Brasil, é possível fazer todos os tipos de turismo sustentável. Turismo rural, turismo de natureza e ecoturismo são algumas modalidades que se desenvolvem em harmonia com o meio ambiente e prezam pelo crescimento econômico da região. 

Reserva Mamirauá, Amazônia (AM)

Localizada na Reserva Mamirauá, a Pousada Uacari é uma excelente opção para quem deseja fazer turismo sustentável. Seu objetivo é gerar renda para as comunidades locais, fortalecer sua organização comunitária e criar incentivos para que os moradores promovam a conservação dos recursos naturais da área.

Conheça os nossos roteiros para a Reserva Mamirauá

Turismo Sustentável - Reserva Mamirauá, Amazônia

Bonito (MS)

Sua grande variedade de atrações naturais, como cavernas, cachoeiras, grutas e lagos com águas azuis e cristalinas, e o cuidado em preservá-las fizeram de Bonito o primeiro município do Brasil a alcançar reconhecimento nacional como destino de ecoturismo.  

Conheça os nossos roteiros para Bonito

Turismo Sustentável - Bonito

Fernando de Noronha (PE)

Em Fernando de Noronha, há um controle rigoroso em relação à quantidade de turistas permitidos ao mesmo tempo, à preservação da fauna e flora local e à sustentabilidade das atividades turísticas oferecidas na ilha, como trilhas e mergulhos. 

Conheça os nossos roteiros para Fernando de Noronha

Turismo Sustentável - Fernando de Noronha

Parque Estadual do Ibitipoca (MG)

Toda a estrutura do Parque é voltada ao turismo sustentável, promovendo aos seus visitantes um forte e íntimo contato com a natureza e com a comunidade local: seja por meio das cachoeiras, grutas e lagos, seja pela arte, cultura e alimentação.

Conheça os nossos roteiros para Ibitipoca

Turismo Sustentável - Parque Estadual do Ibitipoca

Pantanal (MS)

Na maior planície inundável do planeta, o Pantanal é a combinação perfeita entre água, fauna, flora e pessoas. Depois de severas queimadas, o turismo será uma ferramenta ainda mais importante para a manutenção dos recursos naturais e sociais da região. Viaje para o Pantanal e incentive a preservação dos animais, fortaleça as comunidades locais e colabore com a recuperação das fazendas turísticas.

Conheça os nossos roteiros para o Pantanal

Turismo Sustentável - Pantanal

O turismo sustentável também está na escolha por uma agência de viagens que se preocupa com questões sociais e ambientais.

Conte com a Adventure Club, especialista em destinos de natureza há mais de 23 anos, para programar uma viagem consciente.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.