Dicas de Viagem

Rota das emoções: dicas de como aproveitar esse deslumbrante roteiro turístico

nov, 05

Que tal conhecer belas praias, cachoeiras, paisagens preservadas e ainda por cima visitar três estados de uma vez só? A chamada Rota das Emoções é um dos passeios mais importantes do ecoturismo nacional, e passa por Maranhão, Piauí e Ceará — um roteiro encantador e que coloca o turista em contato com a natureza e diferentes culturas.

Quem faz a Rota das Emoções tem a oportunidade de aproveitar diversas atrações do ecoturismo em três paradas inesquecíveis: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Opção de lazer é o que não falta na Rota das Emoções. Quem busca mais ação e adrenalina, por exemplo, pode encarar atividades como surf , windsurfe ou kitesurf, além de tantos outros esportes náuticos.

 

O que fazer na Rota das Emoções

 

Ecoturismo e Aventura: principal atrativo da Rota das Emoções, a prática do ecoturismo encontra ambientes perfeitos para integrar os viajantes com a natureza, sempre respeitando a preservação ambiental. As três áreas de conservação em cada estado (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE)) contam com roteiros cuidadosamente planejados e executados por equipes experientes, com pleno conhecimento da fauna, flora e das incríveis trilhas abertas ao público.

Praias: as praias do nordeste brasileiro encantam turistas de todo mundo, e na Rota das Emoções não é diferente. São dezenas de opções de praias que agradam todos os estilos. Visite locais como o vilarejo maranhense de Atins e encante-se com praias quase desertas de água levemente turva e areia branca. No Ceará, vale a pena relaxar na Barra dos Remédios, uma praia com pouquíssimo movimento e perfeita para passar uma tarde de pura tranquilidade. Faça também uma parada no Piauí, na praia da Atalaia, ideal para quem gosta de degustar frutos do mar e provar uns drinques à beira-mar.

Culinária e cultura: Nas cidades e pequenos vilarejos, reserve uns minutos para experimentar pratos típicos de frutos do mar, peixes, entre outas delícias sempre muito bem preparadas. Prove também iguarias como filetes de manga cearense, carne de sol cozida e desfiada, entre outros pratos de dar água na boca. Já no campo da cultura, confira trabalhos com costura e madeira, a sempre impressionante literatura de cordel e trabalhos com palha e fibra de couro, chifre, linhas e conchas, buriti, entre outros materiais que garantem ótimas lembrancinhas.

Hospedagens sugeridas:

Baía das Caraúbas Glamping – No meio do nada surgiu algo mágico. Que é incrível justamente por ser onde está. No encontro do Rio dos Remédios com o Oceano Atlântico a natureza se fez generosa num braço de mar que avança sobre o mangue. Fonte de vida, dezenas de espécies de aves se alimentam ali entre os ventos que sopram perfeitos para a prática dos esportes à vela.

Clique na foto para conhecer mais este hotel!

Clique na foto para conhecer mais este hotel!

 

Casa de Santo Antônio Hotel Boutique – O que outrora era um imóvel tombado em mal estado de conservação transformou-se numa das maiores joias arquitetônicas de Parnaíba. Um poderoso restauro voltou a trazer vida a este majestoso edifício do início do século passado. E assim nasceu a mais confortável e delicada opção de hospedagem da região. Mais do que um hotel boutique, um hotel histórico. Localizado no coração da Rota das Emoções, entre o Maranhão e o Ceará, a experiência aqui é vivenciar o Delta do Parnaíba em todas as suas dimensões, da flora e da fauna.

Clique na foto para conhecer mais este hotel!

Clique na foto para conhecer mais este hotel!

 

 

Ficou interessado em conhecer mais sobre a Rota das Emoções? Confira os pacotes que a Adventure Club oferece para este roteiro único no Brasil.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler