Dicas de Viagem

Faça uma expedição para a Antártica e conheça suas belezas

maio, 11

flickr.com / Victor Para os amantes da natureza, viajar para a Antártica é uma viagem incrível, pois estar no continente branco é entrar em contato constante com paisagens extremas e primitivas.

Já pensou em conhecer o paraíso ecológico mais isolado do mundo? Com uma superfície de 14 milhões de km² e próximo ao Polo Sul, a Antártica é o continente mais frio, seco e ventoso do planeta. Foi lá que se registrou a temperatura mais baixa da Terra, de -89,2 °C. Durante o verão, quando os dias chegam a durar mais de 20 horas, a média é de -10 °C, o que possibilita aos visitantes conhecer de perto os pinguins, leões marinhos, focas, baleias, aves e a paisagem branca e azulada do local.

O turismo na Antártica começou no final dos anos 1950 e popularizou-se na década de 1960. Atualmente, alguns sítios de visitação recebem até 7 mil turistas por ano. A única maneira de chegar até lá é participando de expedições feitas em navios especiais que conseguem navegar entre icebergs e abrir caminho pelo gelo.

flickr.com / Liam Quinn Juridicamente, a Antártica está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente concordam em suspender essas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.

As expedições só ocorrem entre novembro e março, quando os visitantes podem conhecer as regiões costeiras, as estações científicas, monumentos históricos, praticar alpinismo e mergulho. Os cruzeiros nos quebra-gelo possuem boa infraestrutura de acomodação e alimentação, além de guias-cientistas que acompanham os passeios.

A viagem até a paisagem intocada de montanhas, neve e gelo normalmente começa em Ushuaia, no sul da Argentina, ou em Punta Arenas, no Chile. A travessia pode apresentar dificuldades como fortes ondas e ventos. Devido às condições climáticas, muitos passeios podem ser cancelados por motivos de segurança. A recompensa, porém, vale a pena. O Continente Branco possui um cenário poderoso e inspirador, e participar de uma das expedições não é só um privilégio, mas também uma experiência inesquecível de aprendizado, aventura e contemplação da natureza.

Ficou interessado? Então confira nossos pacotes de viagem para a Antártica!

flickr.com / Liam Quinn Na Antártica existem muitas colônias de pinguins que podem ser observadas, como dos pinguins Adélia, pinguins Gentoo e pinguins Chinstrap. Dependendo da expedição escolhida, ainda podem ser vistos os pinguins Macaroni e o Rei.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *