Skip to main content
search

O mais frio continente do planeta, a Antártida é um destino que pode surpreender os turistas. Por ser uma das áreas mais isoladas do mundo, o local possui cenários encantadores, únicos e que, há poucos anos, só poderiam ser alcançados por habilidosos navegadores e corajosos exploradores. Hoje, o continente gelado recebe visitantes do mundo inteiro.

Confira algumas curiosidades sobre a Antártida:

Como chegar até a Antártida?

Bem ao sul das Américas. Este é o ponto de saída da maioria das excursões até a Antártida — como a partir de Ushuaia, na Argentina, ou pelo porto de Punta Arenas, em terras chilenas. Em condições climáticas favoráveis, a viagem entre os continentes leva até 48 horas. No caminho, o visitante pode conferir termas vulcânicas, geleiras de todos os tamanhos e até mesmo pinguins e focas. Só o caminho de ida à Antártida já é uma experiência única.

Apesar do frio constante, os cruzeiros que realizam o trajeto possuem excelente infraestrutura de aquecimento, alimentação completa e acomodações confotáveis. A dica é pesquisar com antecedência os melhores pacotes e, assim, viajar à Antártida com tranquilidade.

O que fazer na Antártida?

As atrações para os visitantes começam mesmo antes do destino final. A maioria dos pacotes turísticos, por exemplo, inclui um passeio pelas Ilhas Geórgia do Sul. Lá, o turista pode se encantar com cadeias de montanhas características do clima e terreno da região. Outro ponto de parada bastante comum é o arquipélago das Ilhas Malvinas (Falklands).  Neste histórico pedaço de terra, é possível encontrar grande concentração de pinguins.

Já na Antártida, os passeios em botes guiados são a melhor alternativa para conhecer de perto as paredes de geleiras, estações científicas abertas ao público, águas geladas e a vida dos pingüins, baleias e focas. O passeio requer bastante coragem e disposição para encarar o frio, mas a recompensa é proporcional ao esforço.

Vale lembrar que devido às condições climáticas inconstantes, os passeios podem ser cancelados por razões de segurança.

Curiosidades sobre a Antártida:

– Área total: 14 milhões km²;
– Área com gelo: 13,7 milhões km² / Sem gelo: 280 mil km²;
– Existem 65 bases científicas, de 30 países, com cerca de 1000 pesquisadores;
– O Brasil tem um centro de pesquisa na Antártida;
– No verão, os dias podem durar até 20 horas;
– A temperatura mais baixa já medida no planeta vem da Antártida: incríveis 89,2 °C negativos registrados em 1983;
– Quando está quente, no verão, pode-se alcançar a marca de -12,2 °C;
– Mais de dois terços da água doce do mundo estão na Antártida, em forma de gelo;
– A maior camada de gelo da Antártida chega a ter 4.700 metros de espessura, o que equivale a 12 morros do Pão de Açúcar;
– É o único continente do planeta sem população permanente.

Confira, pacotes de viagem para a Antártida.

Deixe um comentário

Close Menu