Skip to main content
search

Localizada na costa leste do continente africano, Madagascar é bastante privilegiada no que diz respeito à fauna exótica e diversificada. Como a ilha se separou do restante do continente há mais de 150 milhões de anos, mais de 75% de todas as espécies de plantas e animais da ilha de Madagascar são exclusivas, ou seja, só podem ser encontradas na região e não existem em nenhum outro lugar do mundo.

Eu sou apaixonada por lugares inóspitos e remotos. Há muito para se ver em Madagascar nos mais diversos aspectos. Me intriga que a ilha só começou a ser povoada pelos seres humanos há cerca de dois mil anos. Seu povo é originário de indonésios que atravessaram o Oceano Índico, mas ninguém sabe a razão. Além disso, árabes e africanos também marcaram presença por lá.

De qualquer forma, o que mais me atrai quando viajo para a região são os animais da ilha de Madagascar. Se você deseja ter contato com a natureza e conhecer fauna e flora simplesmente únicas, esse é o lugar perfeito para você. Selecionei alguns dos mais interessantes para te dar uma pista do que verá por lá!

Os mais exóticos animais da Ilha de Madagascar

Lêmure

Famoso graças ao filme “Madagascar”, produzido pela Dreamworks, o Lêmure da espécie sifaca-de-verreaux apresenta coloração predominantemente branca, com detalhes em amarelo e rosto preto sem pelos na face. Este animal faz movimentos que se assemelham muito a uma dança e, por isso, esta referência ficou tão popular no cinema. É o mais famoso dos animais da ilha de Madagascar!

Lagartixa Uroplatus fimbriatus

A lagartixa Uroplatus fimbriatus mede 30 centímetros de comprimento e se caracteriza pela capacidade de armazenar água em sua cauda. Além disso, este curioso animal de Madagascar não possui pálpebras e mantém os olhos úmidos com ajuda da língua!

Experiências que transformam

Rato-Lemuriano

Também famoso graças ao cinema, o rato-lemuriano pode ser encontrado no Parque Nacional Ranomafana e é um dos menores primatas do Planeta Terra, medindo apenas 14 cm de corpo e outros 15 cm de cauda.

Fossa

Considerado o maior mamífero de Madagascar, a Fossa é um animal carnívoro semelhante a uma puma de pequeno porte. Quando adulto, mede somente 80 centímetros e não pesa mais que nove quilos.

Gorgulho Girafa

Não é difícil perceber o motivo para que este curioso besouro tenha recebido esse nome: seu pescoço comprido lembra o de uma girafa e tem como principal função ajudar o inseto durante a construção de seus ninhos e em batalhas por território.

Camaleão de Madagascar

Assim como outros camaleões, a espécie de Madagascar também tem a habilidade de se camuflar no ambiente. A curiosidade é que o Calumma tsaratananensis só pode ser encontrado na ilha, mais precisamente no topo da região montanhosa de Tsaratanana.

Lagartixa dentuça

Você não leu errado: existe, dentro da fauna exótica da ilha de Madagascar, uma espécie de lagartixa que possui mais dentes do que qualquer outra espécie de vertebrado do mundo. Este animal também possui uma cauda do tipo “folha lambe”.

Ficou com vontade de conhecer de perto alguns dos animais da ilha de Madagascar? Então, confira os pacotes de viagem para a ilha que são oferecidos pela Adventure Club e comece agora mesmo a se planejar!

Procurando novas experiências? Clique aqui e conheça nosso programa de viagens

Deixe um comentário

Close Menu