Curiosidades

Conheça os Incríveis Animais do Pantanal Brasileiro

jun, 20

O Brasil é um país com uma vida animal impressionante e diversa, mas existe um local onde esta biodiversidade é ainda mais incrível: o Pantanal brasileiro, localizado no sul do estado do Mato Grosso e na região noroeste de Mato Grosso do Sul. O local é tão importante que a UNESCO o considera Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

A biodiversidade da região pode ser explicada pelo clima quente e úmido na maior parte do ano, ou seja, é um ambiente perfeito para o desenvolvimento das espécies. Outro ponto fundamental para a presença de animais do Pantanal é a grande oferta de plantas e frutas, o que atrai animais herbívoros e, por consequência, variadas espécies carnívoras. Tudo isso, em uma savana com visual impressionante de áreas pantanosas e rios de rara beleza.

Saiba mais sobre as espécies de animais do Pantanal

Confira na sequência algumas das espécies mais incríveis da região e que fazem do Pantanal um local exclusivo no mundo.

Arara-Azul

Reconhecida como a maior arara de todo o planeta, a Arara-Azul é um dos animais mais incríveis que vivem no Pantanal. A rara beleza de suas penas, com uma tonalidade linda de azul, é alvo de caçadores, traficantes de animais e índios em busca de material para artesanato.

animais do Pantanal

flickr.com / Cláudio Dias Timm Com uma tonalidade linda e rara de azul, a Arara-Azul é reconhecida como a maior espécie de arara do planeta.

Onça-Pintada

Talvez o animal mais lembrado pelas pessoas quando falamos do Pantanal, a Onça-Pintada é a maior espécie da região. O porte e a agressividade da Onça-Pintada têm um papel fundamental no próprio ecossistema da região, já que é um animal que abate de forma natural as presas mais fáceis e acaba facilitando a vida de outros predadores.

animais do Pantanal

flickr.com / Cláudio Dias Timm Maior espécie do Pantanal, a Onça-Pintada tem sofrido com a ação de caçadores e fazendeiros que querem proteger seus rebanhos.

Tucano-Toco

Com bico longo, alaranjado e aparência inconfundível para todos os brasileiros, o Tucano-Toco é uma das espécies mais incríveis de animais do Pantanal, sendo considerado pelos especialistas como o maior predador de ovos e de filhotes de aves da região. Porém, o tucano mais conhecido do Brasil também é fundamental para dispersar várias sementes de árvores frutíferas em áreas distantes do Pantanal brasileiro, contribuindo assim para o desenvolvimento do ecossistema local.

animais do Pantanal

flickr.com / Afonso de Bragança Inconfundível para todos os brasileiros, o Tucano é o maior predador de ovos e filhotes de aves da região.

Jacaré-do-Pantanal

Outro animal símbolo regional, o Jacaré-do-Pantanal encanta por sua beleza hipnotizante. Interessante notar que a espécie fica horas e horas à beira dos lagos e baías, porém quando há estiagem de chuvas, pode ficar outros tantos meses enterrados em lamaçais até a chuva voltar. Este fato é determinante para a seleção natural dos animais mais fortes: a ausência de peixes (pela falta de chuvas e queda no nível dos rios) acaba vitimando vários jacarés-do-Pantanal. Aqueles que sobrevivem encontram fartura poucos meses depois.

animais do Pantanal

flickr.com / Luísa Mota O Jacaré-do-Pantanal habita lagos e baías do Pantanal, migrando para lamaçais nos meses de estiagem.

Você aprecia a diversidade e ficou interessado em conhecer de perto essas espécies de animais do Pantanal que mostramos? Confira os pacotes de viagem da Adventure Club para o Pantanal!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *