Considerado um dos fenômenos naturais mais bonitos e incríveis já registrados, a aurora boreal é resultado de uma explosão solar que dispara bilhões de partículas no espaço. Quando estas partículas entram em contato com o campo magnético da Terra, é parcialmente canalizada junto aos polos magnéticos da terra, invadindo a atmosfera.
O incrível efeito da aurora boreal ocorre justamente quando estas partículas mudam de direção em volta do pólo magnético norte da Terra e entram em contato com os gases presentes na atmosfera terrestre. Os tons mais esverdeados são resultado do contato com oxigênio, enquanto a coloração vermelha vem do nitrogênio e os tons mais azulados surgem pelo contato com hidrogênio.
Onde ver a aurora boreal?
A Aurora Boreal pode ser encontrada no extremo norte do globo terrestre. Portanto, para conseguir presenciar este fenômeno de rara beleza, é preciso viajar até países localizados nesta faixa do globo, como Islândia e Canadá. Nestes dois países, a melhor época para presenciar a aurora boreal é entre outubro e março, quando as noites são mais longas.
Na Islândia, a região mais indicada para conferir a Aurora Boreal é Reykjavík, capital do país. Esta é a capital mais ao norte de todo o mundo, e está completamente estruturada para receber turistas que desejam apreciar as “luzes do norte”.
No Canadá, a região mais indicada para ver a aurora boreal é Yukon, bem na fronteira com o Alasca. O local possui belas paisagens exóticas e um céu totalmente limpo, o que facilita a visualização do fenômeno. Vancouver é outra cidade em que é possível apreciar as luzes, oferecendo ainda uma ampla variedade de hotéis, restaurantes e atrações turísticas.
Gostou das dicas? Confira os pacotes da Adventure Club para a Islândia e para o Canadá.