Skip to main content
search

O primeiro Grupo Exclusivo da Adventure Club para a Islândia teve a sorte de presenciar um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta. Sim, estamos falando da aurora boreal, mas o espetáculo foi muito além do esperado!

Antes de contarmos o porquê de essa experiência ter sido tão inusitada, vale destacar alguns dos atrativos que os nossos viajantes, na companhia da nossa diretora, Eliane Leite, desbravaram: a charmosa capital Reykjavík, a lagoa termal Sky Lagoon, glaciares, caverna de gelo, gêiseres, cachoeiras, lagoas com icebergs, praia dos diamantes, cânions, montanhas e campos de lava.

Uma expedição feita com grandes parceiros e amigos

Nossa viagem à Terra do Fogo e Gelo foi realizada em parceria com os fotógrafos documentais Sabrina Chinellato e Henrique Fonseca. 

Depois de viajarem por 60 países em uma volta ao mundo, eles decidiram compartilhar sua paixão por viagens e aventuras, criando expedições em grupos muito especiais em busca de paisagens extraordinárias e da aurora boreal.

Todo o grupo foi presenteado com um curso online de fotografia, que ocorreu antes da viagem, e com fotos feitas por eles durante a expedição. 

Além dos nossos super parceiros, fomos acompanhados por um guia islandês que conhece cada cantinho da ilha. O Einar, que, como ele próprio se define, é um “descendente de Vikings”, apresentou de uma forma muito autêntica a cultura do país.

Aurora Boreal vermelha: um fenômeno raro que o nosso grupo teve a sorte de presenciar

Voltando ao tema da aurora boreal, o atrativo mais aguardado pelos nossos viajantes e por grande parte dos turistas que visitam o país durante os meses de outono e inverno, chegamos ao momento mais emocionante da viagem.

Nosso grupo não apenas teve a oportunidade de avistar a aurora boreal, como também sua aparição em sua coloração mais rara: uma aurora em tons rosados e vermelhos, vivos e intensos. Esse fenômeno ocorreu em decorrência da enorme quantidade de prótons e elétrons que entraram em contato com o campo magnético da Terra em altitudes mais altas do que o normal.

A perspectiva, segundo especialistas, é de que a atividade continue intensa pelos próximos cinco anos. Ou seja, grandes chances de o fenômeno acontecer novamente nas próximas temporadas.

Como se forma a aurora boreal?

A aurora boreal ocorre quando uma grande quantidade de partículas eletricamente carregadas escapam do Sol, viajam pelo espaço – fluxo conhecido como vento solar – e atingem o campo magnético da Terra. 

Ao colidirem com a magnetosfera, essas partículas são direcionadas para os polos do planeta e se misturam com os gases presentes na atmosfera, como o oxigênio e o nitrogênio, emitindo uma energia percebida como luz: a aurora boreal.

Por que a aurora boreal pode ter diferentes cores?

Como vimos, as auroras boreais são causadas pela colisão de partículas altamente energéticas com gases na atmosfera terrestre. Agora, a pergunta é: por que diferentes cores?

As cores com que as famosas luzes do norte se apresentam têm relação com o local da atmosfera onde acontece a colisão e os gases envolvidos na ação. O oxigênio, dependendo da altitude em que o fenômeno ocorre, pode emitir luz verde-amarelada ou vermelha, enquanto o nitrogênio, também a depender da altitude, pode gerar tons azuis ou violetas. 

Palavras do Henrique e da Sabrina, nossos parceiros e anfitriões: 

“Ainda estamos emocionados com a aurora de ontem! Presenciamos um momento raríssimo junto com os viajantes. Auroras em tons de rosa e vermelho dançaram sobre as nossas cabeças! 

Ter o privilégio de visualizar a aurora boreal já é uma emoção incrível, mas visualizar essa aurora tão rara é uma sensação indescritível! Somos só gratidão por poder estar aqui e viver essa experiência compartilhada com os viajantes da Expedição Islândia.”

Palavras dos clientes que embarcaram conosco nesta experiência:

“A viagem com a Adventure Club pela Islândia foi maravilhosa, perfeita. Só posso elogiar toda a equipe, uma equipe maravilhosa, que abraça a gente, deixa a gente realmente se sentir em casa. Eu só tenho a agradecer! Ficamos fãs e estaremos juntos em outras aventuras!” – Fátima Freire

“Maravilhoso, a melhor viagem da minha vida!” – Marizeth Miranda

“Foram momentos inesquecíveis e com pessoas incríveis. Obrigada!” – Cilmara Elisa

“Obrigada Eliane!! Nunca esqueceremos essa maravilhosa Aventura.” – Vanda Tereza

“Obrigada por tudo, carinho, atenção. E esse amor que transborda pelo seu trabalho é pra poucos. Parabéns. Tudo maravilhoso.” – Neide Breves

Sonha em conhecer a Islândia e poder avistar a aurora boreal?

Chegou o momento de começar a planejar essa experiência!

Já temos data para a nossa viagem de 2024. 

Nossa expedição tem saída em novembro de 2024, em um roteiro planejado para incluir as paisagens mais fantásticas da ilha e experiências exclusivas que apenas nossos amigos e guias locais “Vikings” conhecem. Nossa diretora, Eliane Leite, e nosso parceiro Henrique Fonseca acompanharão o grupo. Confira mais detalhes da expedição aqui!

Deixe um comentário

Close Menu