Skip to main content
search

O Brasil é conhecido mundialmente como um dos países com maior diversidade de aves no planeta. De norte a sul, todo o país é indicado para quem é apaixonado pela observação de pássaros e faz questão de viajar quilômetros e mais quilômetros para conferir toda esta diversidade bem de perto.

Regiões como a Amazônia e o Pantanal são redutos de pássaros que encontram ambientes perfeitos para a reprodução. Mas, antes de sair por aí procurando por araras, tucanos e papagaios, conheça quais são as principais espécies de aves e os locais onde ficam concentradas.

Pássaros da fauna brasileira

Dados da Universidade de São Paulo (USP) indicam que o Brasil é o segundo país com mais aves catalogadas, perdendo apenas para a Colômbia. São quase 2 mil espécies vivendo no País e, entre as mais populares, o Tucano e a Arara-azul merecem destaque por representar perfeitamente a fauna brasileira.

Tucano, um dos maravilhosos animais da fauna brasileira

O Tucano é famoso por retratar a variedade da fauna brasileira.

Outras expoentes de beleza, a Jandaia-amarela e a Ararajuba também destacam-se pelas cores de suas penas.  Seriemas, papagaios, quiri-quiris… São muitas as espécies que cruzam os céus brasileiros e encantam onde quer que passem.

Onde encontrar os mais belos pássaros da fauna brasileira?

Embora seja impossível listar, em um único post, toda a diversidade de aves da fauna brasileira, vale a pena saber de alguns locais para observação e quais espécies são encontradas em cada uma destas regiões.

Na Amazônia, por exemplo, é possível visitar ótimos locais para observação de pássaros — como o Parque Nacional do Pico da Neblina e a Estação Ecológica de Mamirauá. Com muita atenção, é possível encontrar o Amarelinho-da-Amazônia, o Caburé, o Cardeal-da-Amazônia e até mesmo o lindo Sete-Cores com suas penas em diferentes tons de azul.

Outro famoso reduto de belas aves, o Pantanal presenteia o visitante com espécies incríveis, como o Aracuã ou a Gralha-do-Pantanal, muito parecida com a Gralha-azul do sul. Um bom local para observação é o Parque Nacional do Pantanal ou a Estação Ecológica de Taiamã, ambos locais preservados e com infraestrutura adequada para receber visitantes.

Periquito-Rei, um dos maravilhosos animais da fauna brasileira, na Chapada dos Veadeiros

Na Chapada dos Veadeiros é possível encontrar os carismáticos Periquitos-Rei.

Na Chapada dos Guimarães, o observador de pássaros pode encontrar espécies como o Tucano-de-bico-preto, o Tico-tico-rei e ainda o lindo Pia-cobra, uma ave bem pequena e igualmente marcante. A dica é visitar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Na Chapada dos Veadeiros, o observador pode conhecer o habitat de natural de aves como o Risadinha, o Periquito-Rei e ainda o Caracará.

Saiba mais sobre Animais da Fauna Brasileira

Deixe um comentário

Close Menu