Skip to main content
search

Viajar para a Amazônia é a chance de mergulhar em uma exposição constante de fauna, flora e tradições culturais existentes apenas nesse pedaço do Brasil. Com mais de 5,5 milhões de quilômetros quadrados é de se imaginar que exista uma variedade de passeios e aventuras para explorar na área.

Viagem para a Amazônia: dicas e cuidados

Focagem noturna, interação com os botos, visita a comunidades indígenas, visita para observar as vitórias-régias, entre tanto outros. No entanto, há uma atividade que é obrigatória para quem vai até a Amazônia: conhecer os sabores das comidas típicas.

Para te ajudar, listamos as mais conhecidas e inesquecíveis, que devem fazer parte de seu roteiro de viagem quando a pausa para a refeição for realizada.

Aproveite o dia nas cachoeiras

O contato com a natureza é tão intenso que, muitas vezes, esquecemos de realizar as refeições como devemos. Depois de seguir o rastro do maior felino das Américas, que tal experimentar o famoso Tucupi?

O prato feito a partir da raiz da mandioca é tradicional na região. Seu sabor é tão marcante que muitas vezes o caldo é usado como molho para aves, como Pato no Tucupi. A experiência de provar essa iguaria é única, principalmente quando sabemos mais sobre a história.

A raiz da mandioca é descascada, ralada e espremida até que se obtenha um caldo de um amarelo bem suave. Depois disso, o produto descansa por um tempo até que o amido se separe do líquido. O amido é a goma da tapioca e o que sobra o Tucupi. Feito isso, é preciso ainda fermentar o caldo por alguns dias e depois fervê-lo por horas até que ele esteja pronto para o consumo. O processo elimina uma substância venenosa, o ácido cianídrico.

Tambaqui

Para quem gosta de peixe, esse é o mais saboroso que já provei em toda a culinária brasileira. Podendo chegar a 45 quilos e um metro de comprimento, o Tambaqui é um peixe típico da região e servido em caldeirada ou assado. Em outras cidades brasileiras é possível encontrar o Tambaqui frito, mas garanto que o sabor não se compara ao amazonense.

Tacacá

Quem busca por diversos sabores em um único prato tem no Tacacá a escolha ideal. A sopa de tucupi com goma de tapioca, camarão e jambu reúne uma quantidade impressionante de alimentos típicos e pode ser consumida pelo turista que quer mergulhar fundo nas tradições culinárias da Amazônia.

Quem prova a primeira vez sente uma leve dormência nos lábios, ocasionada pela erva típica usada até mesmo como anestésico (Jambu). Além disso, essa sopa é sempre servida muito quente e em uma cuia e deve ser apreciada com hashi japonês.

Quer provar dos sabores da Amazônia e encontrar pratos únicos e de sabor inigualável? Então, acesse o site da  Adventure Club e adquira seu roteiro para a região.

Deixe um comentário

Close Menu