Adventure Club
+55 11 5573-4142
Antes de Viajar / Blog

5 itens indispensáveis para uma experiência de trekking

jan, 20

Montar uma mochila para um trekking pode ser bastante desafiador, principalmente para quem irá experimentar a atividade pela primeira vez. Como as roupas, os calçados, acessórios e equipamentos são bastante específicos, é comum que haja dúvidas sobre o que levar e o que deixar para fora. 

A principal dica em relação às roupas é vestir-se no “sistema de camadas”: primeira camada ou camada base (que pode ser uma camiseta dry fit ou uma segunda pele, dependendo da temperatura do destino), segunda camada ou camada térmica (um fleece) e terceira camada ou camada externa (uma jaqueta impermeável). 

Itens indispensáveis para experiência de trekking

Antes de acompanhar as nossas sugestões de itens indispensáveis para fazer um trekking, aqui vai uma dica muito importante: nada de levar peso a mais! 

1. Camiseta dry fit

Deixe de lado as camisetas de algodão, que retêm a umidade do corpo, e opte por camisetas dry fit. Esse tecido, além de permitir uma transferência rápida da transpiração do corpo para o exterior, mantendo o corpo seco, oferece proteção UV, não amassa, é fácil de lavar e seca rapidamente. 

2. Fleece

O fleece é um tecido sintético que garante respirabilidade e conforto térmico. Existem fleeces específicos para frios mais “agradáveis” e fleeces específicos para frios bastante rigorosos — de gramaturas leves e de gramaturas altas. Então, no momento em que você for escolher o seu fleece, é importante considerar a média de temperatura do lugar onde irá fazer trekking.  


3. Jaqueta impermeável  

A terceira camada tem como função proteger o corpo do vento e da chuva, então deve ser de um tecido impermeável e respirável. Assim como o fleece, a jaqueta impermeável vai de opções leves, para temperaturas mais amenas, a opções próprias para chuvas muito fortes. Geralmente, esses casacos podem ser dobrados e guardados em seu próprio bolso, o que facilita o transporte e o espaço usado na mala. 

4. Bota de trekking

O trekking exige sapatos fechados, confortáveis, resistentes e com boa aderência e estabilidade para terrenos irregulares e escorregadios. O mais aconselhável é usar uma bota de trekking de cano alto para proteger o tornozelo de uma possível torção. Na hora de escolher o seu calçado, priorize um modelo que fique confortável no pé e, de preferência, que seja de tecido impermeável.

5. Mochila

O tamanho irá depender do tipo de trilha: é um bate e volta ou uma travessia? Para trilhas curtas, uma mochila de ataque é suficiente, mas para trilhas longas, que demandam pernoites, o ideal são mochilas cargueiras com capacidade entre 50 e 70 litros. O mais importante é escolher um modelo que seja confortável e se adapte bem ao seu corpo e, para isso, considere alguns diferenciais: cinta peitoral e barrigueira ajustáveis e alças acolchoadas. 

Agora que você já sabe quais itens são indispensáveis para um trekking, onde comprá-los?

Há muitas opções de lojas nacionais e internacionais com ótimos produtos, mas nós indicamos a Curtlo, uma marca brasileira que, além de roupas, acessórios e equipamentos de ótima qualidade e durabilidade, tem os valores e propósitos muito alinhados aos da Adventure Club, principalmente em relação a práticas socioambientais responsáveis.

BENEFÍCIO EXCLUSIVO: Todos os nossos clientes ganham 10% off nos produtos da Curtlo no momento em que o pedido for fechado. Legal, né? Se você é nosso cliente, consulte-nos para mais informações!

Ficou com vontade de já deixar a mochila pronta para curtir uma experiência de trekking?

Na Adventure Club você encontra os melhores roteiros e os melhores especialistas em destinos de natureza. Fale agora mesmo com a nossa equipe e programe sua próxima viagem!

Quer descobrir a diferença entre Hiking e Trekking? Dá play no vídeo abaixo e entenda!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.