http://Logo%20Adventure%20Club Adventure Club
+55 11 5573-4142
Antes de Viajar / Blog

5 itens indispensáveis para uma experiência de trekking

jan, 20

Montar uma mochila para um trekking pode ser bastante desafiador, principalmente para quem irá experimentar a atividade pela primeira vez. Como as roupas, os calçados, acessórios e equipamentos são bastante específicos, é comum que haja dúvidas sobre o que levar e o que deixar para fora. 

A principal dica em relação às roupas é vestir-se no “sistema de camadas”: primeira camada ou camada base (que pode ser uma camiseta dry fit ou uma segunda pele, dependendo da temperatura do destino), segunda camada ou camada térmica (um fleece) e terceira camada ou camada externa (uma jaqueta impermeável). 

Antes de acompanhar as nossas sugestões de itens indispensáveis para fazer um trekking, aqui vai uma dica muito importante: nada de levar peso a mais! 

1. Camiseta dry fit

Deixe de lado as camisetas de algodão, que retêm a umidade do corpo, e opte por camisetas dry fit. Esse tecido, além de permitir uma transferência rápida da transpiração do corpo para o exterior, mantendo o corpo seco, oferece proteção UV, não amassa, é fácil de lavar e seca rapidamente. 

2. Fleece

O fleece é um tecido sintético que garante respirabilidade e conforto térmico. Existem fleeces específicos para frios mais “agradáveis” e fleeces específicos para frios bastante rigorosos — de gramaturas leves e de gramaturas altas. Então, no momento em que você for escolher o seu fleece, é importante considerar a média de temperatura do lugar onde irá fazer trekking.  

3. Jaqueta impermeável  

A terceira camada tem como função proteger o corpo do vento e da chuva, então deve ser de um tecido impermeável e respirável. Assim como o fleece, a jaqueta impermeável vai de opções leves, para temperaturas mais amenas, a opções próprias para chuvas muito fortes. Geralmente, esses casacos podem ser dobrados e guardados em seu próprio bolso, o que facilita o transporte e o espaço usado na mala. 

4. Bota de trekking

O trekking exige sapatos fechados, confortáveis, resistentes e com boa aderência e estabilidade para terrenos irregulares e escorregadios. O mais aconselhável é usar uma bota de trekking de cano alto para proteger o tornozelo de uma possível torção. Na hora de escolher o seu calçado, priorize um modelo que fique confortável no pé e, de preferência, que seja de tecido impermeável.

5. Mochila

O tamanho irá depender do tipo de trilha: é um bate e volta ou uma travessia? Para trilhas curtas, uma mochila de ataque é suficiente, mas para trilhas longas, que demandam pernoites, o ideal são mochilas cargueiras com capacidade entre 50 e 70 litros. O mais importante é escolher um modelo que seja confortável e se adapte bem ao seu corpo e, para isso, considere alguns diferenciais: cinta peitoral e barrigueira ajustáveis e alças acolchoadas. 

Agora que você já sabe quais itens são indispensáveis para um trekking, onde comprá-los?

Há muitas opções de lojas nacionais e internacionais com ótimos produtos, mas nós indicamos a Curtlo, uma marca brasileira que, além de roupas, acessórios e equipamentos de ótima qualidade e durabilidade, tem os valores e propósitos muito alinhados aos da Adventure Club, principalmente em relação a práticas socioambientais responsáveis.

BENEFÍCIO EXCLUSIVO: Todos os nossos clientes ganham 10% off nos produtos da Curtlo no momento em que o pedido for fechado. Legal, né? Se você é nosso cliente, consulte-nos para mais informações!

Ficou com vontade de já deixar a mochila pronta para curtir uma experiência de trekking?

Na Adventure Club você encontra os melhores roteiros e os melhores especialistas em destinos de natureza. Fale agora mesmo com a nossa equipe e programe sua próxima viagem!

Quer descobrir a diferença entre Hiking e Trekking? Dá play no vídeo abaixo e entenda!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.