Montar uma mochila para um trekking pode ser bastante desafiador, principalmente para quem irá experimentar a atividade pela primeira vez. Como as roupas, os calçados, acessórios e equipamentos são bastante específicos, é comum que haja dúvidas sobre o que levar e o que deixar para fora.
A principal dica em relação às roupas é vestir-se no “sistema de camadas”: primeira camada ou camada base (que pode ser uma camiseta dry fit ou uma segunda pele, dependendo da temperatura do destino), segunda camada ou camada térmica (um fleece) e terceira camada ou camada externa (uma jaqueta impermeável).
Antes de acompanhar as nossas sugestões de itens indispensáveis para fazer um trekking, aqui vai uma dica muito importante: nada de levar peso a mais!
1. Camiseta dry fit
Deixe de lado as camisetas de algodão, que retêm a umidade do corpo, e opte por camisetas dry fit. Esse tecido, além de permitir uma transferência rápida da transpiração do corpo para o exterior, mantendo o corpo seco, oferece proteção UV, não amassa, é fácil de lavar e seca rapidamente.
2. Fleece
O fleece é um tecido sintético que garante respirabilidade e conforto térmico. Existem fleeces específicos para frios mais “agradáveis” e fleeces específicos para frios bastante rigorosos — de gramaturas leves e de gramaturas altas. Então, no momento em que você for escolher o seu fleece, é importante considerar a média de temperatura do lugar onde irá fazer trekking.
3. Jaqueta impermeável
A terceira camada tem como função proteger o corpo do vento e da chuva, então deve ser de um tecido impermeável e respirável. Assim como o fleece, a jaqueta impermeável vai de opções leves, para temperaturas mais amenas, a opções próprias para chuvas muito fortes. Geralmente, esses casacos podem ser dobrados e guardados em seu próprio bolso, o que facilita o transporte e o espaço usado na mala.
4. Bota de trekking
O trekking exige sapatos fechados, confortáveis, resistentes e com boa aderência e estabilidade para terrenos irregulares e escorregadios. O mais aconselhável é usar uma bota de trekking de cano alto para proteger o tornozelo de uma possível torção. Na hora de escolher o seu calçado, priorize um modelo que fique confortável no pé e, de preferência, que seja de tecido impermeável.
5. Mochila
O tamanho irá depender do tipo de trilha: é um bate e volta ou uma travessia? Para trilhas curtas, uma mochila de ataque é suficiente, mas para trilhas longas, que demandam pernoites, o ideal são mochilas cargueiras com capacidade entre 50 e 70 litros. O mais importante é escolher um modelo que seja confortável e se adapte bem ao seu corpo e, para isso, considere alguns diferenciais: cinta peitoral e barrigueira ajustáveis e alças acolchoadas.
Agora que você já sabe quais itens são indispensáveis para um trekking, onde comprá-los?
Há muitas opções de lojas nacionais e internacionais com ótimos produtos, mas nós indicamos a Curtlo, uma marca brasileira que, além de roupas, acessórios e equipamentos de ótima qualidade e durabilidade, tem os valores e propósitos muito alinhados aos da Adventure Club, principalmente em relação a práticas socioambientais responsáveis.
BENEFÍCIO EXCLUSIVO: Todos os nossos clientes ganham 10% off nos produtos da Curtlo no momento em que o pedido for fechado. Legal, né? Se você é nosso cliente, consulte-nos para mais informações!
Ficou com vontade de já deixar a mochila pronta para curtir uma experiência de trekking?
Na Adventure Club você encontra os melhores roteiros e os melhores especialistas em destinos de natureza. Fale agora mesmo com a nossa equipe e programe sua próxima viagem!
Quer descobrir a diferença entre Hiking e Trekking? Dá play no vídeo abaixo e entenda!