Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

Descubra 5 trekkings imperdíveis no Brasil

jan, 08

Se você chegou até aqui, provavelmente está em busca de uma nova aventura pelo nosso país. E, com tantos lugares incríveis para trekking no Brasil, em meio a cachoeiras, formações rochosas, vales, montanhas e vistas de tirar o fôlego, fica até difícil decidir qual será o destino da próxima viagem, não é? 

Então confira a nossa lista, separe a bota de trekking e já deixe a mochila pronta. Começa aqui a sua próxima aventura de trekking no Brasil! 

Um dos trekkings imperdíveis no Brasil

1. Trekking Vale do Pati 

Para iniciar a lista, um dos trekkings mais famosos e, segundo muitos especialistas, o mais bonito de todo o Brasil: o trekking no Vale do Pati, localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina uma região que por si só já é deslumbrante , entre os municípios de Lençóis, Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Palmeiras. 

As caminhadas acontecem em áreas predominantemente planas, mas com algumas subidas e descidas íngremes. Por ser considerado de nível moderado a difícil, este trekking é recomendado para quem tem disposição e bom preparo físico. Como recompensa, montanhas, cachoeiras e um visual sem igual!

Saiba mais sobre o roteiro Trekking Brasil Vale do Pati

Vale do Pati, um dos trekkings imperdíveis no Brasil

2. Travessia Leste 

O Trekking conhecido como Travessia Leste foi criado para mostrar aos turistas um lado ainda não tão explorado, mas igualmente deslumbrante, da Chapada dos Veadeiros. Alguns atrativos são a Cachoeira do Rio Cristal, Cachoeira da Água Fria, Mirante do Moinho e Vale do Rio Macaco, um complexo com cânions e muitas cachoeiras.

Este é o primeiro roteiro de travessia com acampamento e pernoite em casa de moradores da região. Uma oportunidade única para apreciar comida caseira local, ótima recompensa pelos dias de caminhada, e passar as noites junto à natureza com toda a estrutura oferecida pela comunidade que vive nos vales.

Saiba mais sobre o roteiro Trekking Brasil Travessia Leste


Travessia Leste, um dos trekkings imperdíveis no Brasil

3. Travessia dos Lençóis 

Travessia pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Humberto de Campos. O percurso não é fácil, mas pode ser feito por quem ainda não tem experiência em caminhadas longas, desde que com um bom preparo físico. 

Suas dunas de areia branca, lagoas de águas cristalinas formadas pela ação das chuvas e os povoados locais são os responsáveis por essa experiência inesquecível. Algumas das paisagens paradisíacas que são vistas ao longo da travessia são o Rio Preguiça, o povoado de Atins e as lagoas Bonita e da Gaivota.

Saiba mais sobre o roteiro Trekking Brasil Travessia dos Lençóis

Travessia dos Lençóis, um dos trekkings imperdíveis no Brasil

4. Travessia da Serra do Roncador 

A Serra do Roncador, localizada na área de transição da Floresta Amazônica e do Cerrado, é uma região conhecida pelas suas lindas e diversas cachoeiras. São muitas, mas algumas das mais famosas são Cachoeira do Jatobá, Cachoeiras do Complexo do Bateia, Cachoeira da Samambaia e Cachoeira dos Duendes. 

Como parte da travessia é caminhando por trilhas pouco conhecidas e pernoitando em acampamentos selvagens, este é um roteiro indicado para pessoas com espírito aventureiro, bom condicionamento físico e que gostam de conhecer regiões ainda pouco exploradas pelo turismo.

Saiba mais sobre o roteiro Trekking Brasil Travessia da Serra do Roncador

Travessia da Serra do Roncador, um dos trekkings imperdíveis no Brasil

5. Trekking Monte Roraima

O Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, é um tipo de relevo em forma de mesa, com paredes verticais e topo plano. Para chegar até lá, é preciso sair de Boa Vista, capital de Roraima, e seguir por terra até a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén (o acesso se dá exclusivamente pela Venezuela). Depois, a viagem segue até a aldeia de Paraitepuy, de onde saem todas as expedições. 

Todo o percurso pode ser feito em 6, 8, 9 e 10 dias — o que varia é o tempo que se passa no topo —, e exige um ótimo condicionamento físico. As atrações ficam por conta de piscinas naturais, formações rochosas, mirantes e pontos que parecem nunca terem sido alcançados antes. Quem o visita frequentemente o descreve como a experiência mais fantástica de conexão com a natureza já vivida. 

Saiba mais sobre o roteiro Trekking Brasil Monte Roraima

E aí, qual será a sua próxima experiência de trekking no Brasil?

Conte com a Adventure Club para te dar todo o suporte nessa viagem! Somos especialistas em destinos de natureza!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.