Skip to main content
search

O que é aurora boreal?

Considerada um dos fenômenos naturais mais bonitos e incríveis já registrados, a aurora boreal é resultado de uma explosão solar que dispara bilhões de partículas no espaço.

Quando essas partículas entram em contato com o campo magnético da Terra, são direcionadas para os polos do planeta e se misturam com os gases presentes na atmosfera terrestre, emitindo uma energia percebida como luz.

Suas cores, que podem variar entre amarelo, verde, vermelho, azul, violeta e rosa, têm relação com o local da atmosfera onde ocorre a colisão e os gases envolvidos na ação. O oxigênio, por exemplo, dependendo da altitude, pode emitir luzes verde-amareladas ou vermelhas. Já o nitrogênio, também a depender da altitude, pode gerar tons azuis ou violetas.

Viajantes da Adventure Club presenciaram o raro fenômeno da aurora boreal rosa

Viajantes da Adventure Club presenciaram o raro fenômeno da aurora boreal rosa, em 2023, na Islândia

Confira o relato dessa experiência: Viajantes da Adventure Club avistam aurora boreal rara na Islândia

Expedição Aurora Boreal 2024

Se você sonha em ver aurora boreal, ótima notícia: de acordo com especialistas, a atividade continuará intensa pelos próximos cinco anos devido ao ciclo solar, proporcionando lindas exibições do fenômeno. Isso significa que as chances de presenciar o fenômeno – e, mais que isso, em seus tons mais raros – nas próximas temporadas são bastante altas.

Ainda assim, é importante ressaltar que, mesmo com condições favoráveis, por se tratar de um fenômeno natural, não há como ter garantias de que ocorrerá.

Onde ver aurora boreal?

É possível avistar as luzes em países do extremo norte do globo terrestre. Portanto, para conseguir presenciar este fenômeno de rara beleza, é preciso viajar até países localizados nessa faixa do globo, como Islândia, Finlândia, Groenlândia, Noruega, Suécia e Canadá.

A melhor época para presenciar a aurora boreal é entre setembro e março, meses de outono e inverno, quando as noites são mais longas.

Descobrindo a Aurora Boreal

Na Islândia, o roteiro normalmente começa em Reykjavík, a capital mais ao norte de todo o mundo. Além da oportunidade de avistar as famosas luzes do norte, o destino é repleto de atrativos naturais como cânions, gêiseres, cachoeiras, glaciares, caverna de gelo, lagoas com icebergs, montanhas e campos de lava. Reykjavík está completamente estruturada para receber turistas e oferecer as melhores experiências de viagem.

Reykjavík, capital da Islândia

A Finlândia tem seu território totalmente acima do Círculo Polar Ártico, uma linha imaginária no norte do planeta. Nessas áreas, além do espetáculo da aurora boreal, há montanhas, fiordes, Taiga e Tundra. O país faz parte da Lapônia, região que também abrange territórios de outros três países que exercem influência na formação cultural local: Noruega, Suécia e Federação Russa (península de Kola).

Na Noruega, nosso ponto de partida para caçar as luzes do norte geralmente é a cidade de Tromsø, conhecida como a capital da aurora boreal. O país não apenas proporciona condições geográficas ideais para observar o fenômeno natural, mas também apresenta cenários de extrema beleza histórica e cultural de origem Viking.

Paisagem da Noruega, no Círculo Polar Ártico

No Canadá, uma das regiões mais indicadas para ver a aurora boreal é Yukon, bem na fronteira com o Alasca. O local possui belas paisagens exóticas e um céu totalmente limpo, o que facilita a visualização do fenômeno.

Quer planejar a sua viagem e ter a chance de avistar um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta?

Nossos roteiros são feitos em parceria com grandes especialistas em aurora boreal.

Aurora Boreal, também conhecida como "luzes do norte"

Além disso, buscamos mesclar em todas as nossas programações atrativos considerados cartões-postais e lugares mais secretos que normalmente apenas pessoas locais conhecem, oferecendo viagens autênticas e que ressaltam o que há de mais especial em cada destino. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre as nossas saídas 2024 com foco em aurora boreal.

Deixe um comentário

Close Menu