Desde 2022, a Adventure Club é considerada uma empresa Carbon Neutral, termo que se refere à compensação parcial da emissão de gases do efeito estufa. Essa iniciativa é realizada em parceria com a MOSS, uma das maiores plataformas digitais de comercialização de créditos de carbono no mundo.
Leia também:
Você sabia que a Adventure Club é uma empresa Carbon Friendly?
Adventure Club compensa emissões de gases do efeito estufa pelo segundo ano consecutivo
Entendendo o que são “pegadas de carbono”
Em 1990, os pesquisadores William Rees, canadense, e Mathis Wackernagel, suíço, desenvolveram um indicador para medir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Esse indicador ficou conhecido como “pegada de carbono”.
As emissões de gases de efeito estufa podem ocorrer por diversos fatores, como queima de combustíveis fósseis, criação de gado em pastagem, fabricação de sacolas plásticas e desmatamento.
A soma das nossas emissões é a nossa pegada de carbono
Como é de se imaginar, quanto maior a pegada de carbono, maior o dano causado ao meio ambiente. No entanto, é importante destacar que a pegada de carbono não se limita a grandes empresas ou indústrias; ela também está ligada a ações individuais.
Em todas as nossas atividades diárias, produzimos emissões atmosféricas de gases de efeito estufa, sendo o principal deles o CO2 (dióxido de carbono). Ao usar um carro movido a gasolina, por exemplo, você deixa a sua pegada de carbono. Isso ocorre desde o processo de fabricação do veículo até a queima de combustível fóssil que o faz funcionar.
Como calcular e compensar a nossa pegada de carbono?
Tanto pessoas físicas quanto empresas podem medir suas emissões de carbono utilizando uma calculadora digital disponibilizada pela MOSS.
Para realizar o cálculo, são feitas perguntas sobre hábitos diários, como o valor mensal gasto com gás, a quantidade de roupas compradas ao longo de um ano e os meios de transporte utilizados na rotina. Com essas informações, é possível determinar quantas toneladas de dióxido de carbono foram emitidas por você ou sua empresa durante um ano, além de comparar seu desempenho com a média global.
Feito isso, é possível compensar a pegada com crédito de carbono, com o objetivo de equilibrar os danos ambientais provocados.
Créditos de carbono
A MOSS consegue compensar a pegada de carbono de pessoas, produtos e empresas. Como? Com os créditos de carbono.
Um crédito de carbono é um certificado digital que comprova que uma empresa ou um projeto ambiental (projetos de conservação florestal, reflorestamento de áreas devastadas, energia limpa, biomassa, etc.) evitou a emissão de 1 tonelada de CO2 (dióxido de carbono) em um determinado ano.
Os créditos de carbono apoiam projetos que preservam a Floresta Amazônica, o que torna o crédito de carbono uma potente forma de proteção ambiental.
Os projetos geradores de créditos de carbono selecionados pela MOSS têm como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa, atuando de forma ativa contra as mudanças climáticas e o aquecimento global. São eles:
Agrocortex
O objetivo principal do Projeto Agrocortex REDD é evitar o desmatamento não planejado (AUD) da área do projeto de 186.369,66 ha, composta por 100% de floresta amazônica. A área do projeto está localizada dentro de uma propriedade privada denominada “Fazenda Seringal Novo Macapá”, localizada nos municípios de Manoel Urbano, Pauini e Boca do Acre, nos Estados do Acre e Amazonas, sudoeste da Amazônia. Além de contribuir para a conservação da região em longo prazo, o Projeto Agrocortex REDD também tem a função de estabelecer uma barreira contra o avanço do desmatamento, dando uma importante contribuição para a conservação da biodiversidade do Sudoeste da Amazônia e também para a regulação do clima no Brasil e na América do Sul.
Área preservada pelo projeto (hectares): 186.067
Emissões evitadas pelo projeto (tCO2e): 14,5 milhões
Fazenda Fortaleza Ituxi
O projeto Fortaleza Ituxi destina-se a proteger as florestas localizadas em uma das regiões com o maior índice de desmatamento do bioma Amazônico: o município de Lábrea. Como o município mais ao sul do estado brasileiro do Amazonas, Lábrea está geograficamente localizado próximo ao “Arco do Desmatamento” e vizinho a outros municípios altamente desmatados. Ao longo da vida do projeto, é esperada a redução estimada de 720.470 tCO2e de emissões líquidas de GEE, correspondendo a evitar o desmatamento de 1.836,5 hectares em 30 anos. Além disso, ao evitar que uma região seja desmatada, o projeto funciona como uma barreira contra o avanço do desmatamento, o que contribui com a conservação e manutenção da biodiversidade local, incluindo espécies com alto valor de conservação, como as espécies endêmicas e as ameaçadas.
Área preservada pelo projeto (hectares): 46.592
Emissões evitadas pelo projeto (tCO2e): 4,27 milhões
Florestal Santa Maria
A iniciativa realizada desde 2009 tem como objetivo promover um plano de manejo sustentável na extração de matéria-prima com manutenção de 100% da floresta e na conservação do estoque de carbono REDD (redução de emissões de gases de efeito estufa oriundos de desmatamentos e degradação das florestas). Trata-se da primeira área privada brasileira a validar este serviço ambiental para se tornar economicamente sustentável por meio da venda de créditos de carbono. Antes disso, a maior parte dos créditos de carbono florestais eram provenientes de áreas públicas ou de florestas plantadas.
Área preservada pelo projeto (hectares): 71.714
Emissões anuais evitadas pelo projeto (tCO2e): 997.444
Saiba mais sobre a MOSS
A MOSS compra créditos de carbono de projetos ambientais de alta qualidade que atuam na Floresta Amazônica e que evitam ou capturam emissões de CO2 na atmosfera. A startup permite que empresas e indivíduos comprem esses créditos em sua plataforma 100% digital, tornando um processo historicamente complexo em algo simples e transparente.
“O Brasil tem 40% das florestas tropicais do planeta, mas o crédito de carbono aqui é o mais barato do mundo. Queremos mudar esse cenário, democratizando o acesso aos créditos de carbono e, assim, impulsionando a demanda por ativos ambientais”, diz Luis Felipe Adaime, fundador e CEO da MOSS. “Acreditamos em uma solução de mercado para mitigar os efeitos dos gases de efeito estufa no aquecimento global. Um mercado de créditos de carbono avançado contribui para o desenvolvimento sustentável, e o Brasil tem o dever e o privilégio de ser o líder natural global nesse setor”, afirma Adaime.
Números da Adventure Club em 2023
Por que viajar com a Adventure Club?
Somos uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza. Há mais de 26 anos, promovemos diferentes vivências pelo mundo e proporcionamos aos nossos clientes momentos de verdadeira conexão.
Além de oferecermos as melhores experiências para os nossos clientes, buscamos promover viagens que sejam também significativas para os moradores locais que os recebem, sempre respeitando e valorizando as histórias, culturas e tradições dos lugares visitados.
Nossas viagens também apoiam causas sociais. Desde o início da pandemia, a cada venda realizada, destinamos parte da nossa margem de lucro para fornecer cestas básicas a comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade. Saiba mais sobre as nossas ações sociais.
Conte com a nossa equipe para planejar a sua próxima experiência!
Entre em contato com um dos nossos especialistas clicando aqui e saiba mais sobre as nossas viagens e iniciativas para promover um turismo mais sustentável.