Skip to main content
search

Em 2022, a Adventure Club tornou-se uma empresa Carbon Friendly – nomenclatura agora substituída por Carbon Neutral. O termo refere-se à compensação parcial da emissão de gases do efeito estufa. Ou seja, há um ano, estamos compensando parcialmente nossas emissões de gases do efeito estufa.

Essa iniciativa aconteceu em parceria com a MOSS, uma Climate Tech com foco em serviços ambientais e atuação global, sendo uma das maiores plataformas digitais de comercialização de créditos de carbono no mundo. 

Entendendo o que é compensação e “pegada de carbono”

Na década de 1990, os pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel criaram um indicador para medir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Esse indicador é o que chamamos de pegada de carbono.

Adventure Club compensa parcialmente sua emissão de gases do efeito estufa

Como é de se imaginar, as emissões causam fortes mudanças climáticas e podem ocorrer por diversos fatores, como desmatamento, queima de combustíveis fósseis, fabricação de sacolas plásticas e criação de gado em pastagem. 

Evidentemente, quanto maior a pegada de carbono, maior o dano causado ao planeta. Porém, vale ressaltar que a pegada de carbono não está ligada apenas a grandes empresas ou indústrias, mas também a ações individuais. Quer um exemplo? Ao usar um carro movido a gasolina, você deixa sua pegada de carbono, que vai desde o processo de desenvolvimento daquele veículo até a queima de combustível fóssil que o faz funcionar.

Como se calcula a pegada de carbono? 

Tanto pessoas físicas quanto empresas podem medir suas emissões de carbono por meio de uma calculadora digital disponibilizada pela MOSS. 

Para o cálculo, serão feitas algumas perguntas relacionadas a hábitos do dia a dia, como valor mensal gasto com gás, quantidade de peças de roupas compradas no período de um ano e meios de transporte usados na rotina. Com as informações coletadas, é possível descobrir quantas toneladas de dióxido de carbono você (ou sua empresa) emitiu durante um ano, bem como seu desempenho em relação à média global. 

Compensando nossas emissões de gases do efeito estufa 

Visto isso, entende-se por que é tão importante praticar a compensação ambiental. Mesmo que não intencionalmente, estamos o tempo todo provocando impactos negativos ao meio ambiente.  

Adventure Club compensa parcialmente sua emissão de gases do efeito estufa

Depois de descobrir o quanto de gases do efeito estufa você emite, se for do seu desejo, você poderá optar por compensar sua pegada com créditos de carbono*. Essa ação irá ajudar a equilibrar os danos ambientais provocados. 

*Um crédito de carbono é um certificado digital que comprova que uma empresa ou um projeto ambiental (como projetos de conservação de florestas, reflorestamento de áreas devastadas, energia limpa, biomassa, etc) evitou a emissão de uma tonelada de CO2 por crédito (dióxido de carbono) em um determinado ano. Os créditos de carbono são ativos imateriais.

E para onde vão meus créditos de carbono?

Os projetos geradores de créditos de carbono selecionados pela MOSS visam reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e atuam ativamente contra as mudanças climáticas e o aquecimento global. São eles: 

Preservação de florestas nativas 

São projetos que reduzem as emissões de gases de efeito estufa a partir da proteção da floresta, que na ausência do projeto seria desmatada de forma não planejada. 

Tais projetos também ajudam a preservar a fauna, flora e os recursos hídricos locais, além de gerarem empregos para as comunidades locais em atividades de monitoramento, patrulhamento e manejo sustentável da floresta. 

Reflorestamento e regeneração natural 

São projetos que sequestram gases de efeito estufa da atmosfera a partir do reflorestamento com espécies nativas em áreas já desmatadas. 

Tais projetos também ajudam na reconstituição da biodiversidade local, aumentando as áreas verdes e criando corredores ecológicos; colaboram para a manutenção dos recursos hídricos e geram empregos à comunidade local em atividades de monitoramento, patrulhamento e manejo sustentável de recursos não madeireiros. 

Agricultura regenerativa 

São projetos que sequestram gases de efeito estufa da atmosfera para o solo a partir da recuperação de pastagens degradadas e da transição de sistemas de produção tradicionais para sistemas agroecológicos e agroflorestais. 

Além de aumentarem a matéria orgânica no solo, esses projetos ajudam na recomposição da biodiversidade e na manutenção dos recursos hídricos.

Quanto a Adventure Club compensou em 2022

Como a compensação é feita um ano após o início da parceria com a MOSS, chegamos agora aos resultados: compensamos 5,51 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq), referentes à nossa pegada de carbono administrativa de 2022. Isso equivale a 5,51 créditos de carbono. Com a neutralização, quatro projetos ambientais foram remunerados: Agrocortex, Fortaleza Ituxi e Florestal Santa Maria.

Relatório Compensação Carbono Adventure Club 2023

Saiba mais sobre a Adventure Club

Somos uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza. Há 26 anos, promovemos diferentes vivências pelo mundo e proporcionamos aos nossos clientes momentos de verdadeira conexão.

Mas para além de boas experiências para os nossos clientes, temos o cuidado de garantir que nossas viagens sejam também significativas para os moradores locais que os recebem, respeitando e valorizando as histórias, culturas e tradições de cada região do nosso país ou do mundo.

Uma das nossas ações, desde o início da pandemia, é destinar, da nossa margem de lucro, uma cesta básica para alguma comunidade que se encontre em situação de vulnerabilidade. A cada venda realizada, fazemos uma doação.

Adventure Club envia doações para comunidades brasileiras

Quer conhecer outras ações sociais que realizamos?

Uma ação que parece simples para nós pode ser a esperança para muitos. Clique aqui e conheça todas as comunidades que já abraçamos com as nossas ações sociais.

Deixe um comentário

Close Menu