Skip to main content
search

Cada vez mais em busca de ações sustentáveis, nós da Adventure Club nos unimos à plataforma MOSS, uma Climate Tech com foco em serviços ambientais e atuação global, para nos transformarmos em uma empresa carbon friendly. Isso significa que agora compensamos parcialmente nossas emissões de gases do efeito estufa em prol do meio ambiente.

Mas antes de falarmos sobre a compensação, vamos entender o que é a “pegada de carbono”…  

A pegada de carbono é um indicador criado pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel na década de 1990 para medir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. 

Essas emissões, que podem ocorrer por queima de combustíveis fósseis, criação de gado em pastagem, desmatamento, fabricação de sacolas plásticas, dentre outras atividades, causam profundas mudanças climáticas. Assim, quanto maior a sua pegada de carbono, mais ela afeta negativamente a saúde do planeta.

Você sabia que a Adventure Club é uma empresa Carbon Friendly?

E como é calculada a pegada de carbono?

A MOSS disponibiliza uma calculadora digital em que empresas e pessoas físicas podem medir suas emissões de carbono. Perguntas sobre hábitos do dia a dia — como valor mensal gasto com gás, quantidade de peças de roupa compradas em um ano e meios de transportes utilizados na rotina — fazem parte desse processo de análise de informações. 

Feito o cálculo, é possível descobrir quantas toneladas de dióxido de carbono você (ou sua empresa) emitiu no período de um ano, assim como seu desempenho em relação à média global, que é de 6,54 toneladas por pessoa. Depois disso, você pode compensar sua pegada com créditos de carbono*, com o objetivo de equilibrar os danos ambientais provocados. 

*Um crédito de carbono é um certificado digital que prova que uma empresa ou um projeto ambiental (como projetos de conservação de florestas, reflorestamento de áreas devastadas, energia limpa, biomassa, etc) evitou a emissão de uma tonelada de CO2 por crédito (dióxido de carbono) em um determinado ano. Os créditos de carbono são ativos imateriais.

Certificado Moss Carbono Friendly

Quais são os projetos geradores de créditos de carbono? 

A MOSS é uma das maiores plataformas digitais de comercialização de créditos de carbono no mundo. Os projetos selecionados visam reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e atuam ativamente contra as mudanças climáticas e o aquecimento global. São eles:

  • Agrocortex Madeiras do Acre

Iniciada em 2014, a Agrocortex é uma empresa do setor florestal brasileiro focada na sustentabilidade. Ela une a conservação ambiental, por meio do manejo florestal na Floresta Amazônica, e a responsabilidade social, por meio da melhoria na qualidade de vida das pessoas da região na qual o projeto está inserido – entre os municípios de Manoel Urbano, Pauini e Boca do Acre, no sudoeste da Amazônia.

A empresa sustenta um dos maiores projetos de exploração florestal sustentável do Brasil voltado para a produção madeireira a longo prazo. Além disso, é o único Plano de Manejo Florestal Sustentado (PMFS) no Brasil que é autorizado a explorar a espécie Swietenia macrophylla King (Mogno) mediante conformidade com legislação específica e o acompanhamento por parte do Comitê Técnico Científico da CITES.

  • Fazenda Fortaleza Ituxi

O Fazenda Fortaleza Ituxi, criado em 2013, é um projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) localizado em Lábrea, no sul do Amazonas, o quarto município mais desmatado do estado. O motivo é sua localização remota, adicionada a ausência de fiscalização pelos órgãos governamentais, o que catalisa a grilagem de terras, o desmatamento e a extração ilegal de madeira.

O projeto possui certificação VCS (Verified Carbon Standard), além de um rigoroso sistema de monitoramento da região, que garante a correta preservação da área do projeto. A estimativa é de que, ao longo de 30 anos, o projeto ajude a conservar mais de 46,592 mil hectares da rica biodiversidade da floresta amazônica. Além de incentivar o manejo sustentável, o projeto capacita a comunidade local para explorar os recursos florestais de maneira equilibrada, tanto na pecuária como no cultivo de açaí e castanhas.

  • Madre de Dios

Iniciado em 2009, Madre de Dios é um projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) localizado em Tahuamanu, a menos de 30 km do lado da nova estrada Interoceânica que une o Brasil ao Peru, na Amazônia Peruana. A presença da rodovia apresenta um grande risco devido à possibilidade de povoamento das regiões de forma desordenada, à ocupação de terras e atividades econômicas permanentes.

O projeto é certificado seguindo protocolos VCS (Verified Carbon Standard), CCB Gold (Climate, Community & Biodiversity Alliance) e SCS (Scientific Certification Systems), que garantem sua responsabilidade socioambiental e verificam que os cálculos de carbono sejam feitos seguindo metodologias adequadas. Além de contribuir para a preservação, o projeto busca capacitar comunidades indígenas e outras comunidades locais para fomentar atividades sustentáveis na região.

Carbon Friendly Projeto Madre de Dios

A MOSS em números

Em 2020, a MOSS criou o MCO2, o primeiro token lastreado em crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa. Em um ano de existência, já transacionou mais de 70 milhões de reais que ajudaram a conservar, aproximadamente, 500 milhões de árvores na Amazônia em projetos certificados e auditados internacionalmente.

  • Os projetos apoiados pela MOSS conservam uma área de floresta superior a 800 mil hectares com 500 milhões de árvores. 
  • Mais de 150 empresas compensam sua pegada.
  • Cerca de 90% das empresas parceiras são brasileiras.

Cada indivíduo deixa sua própria pegada no planeta

É importante ressaltar que o conceito de pegada de carbono não está ligado apenas a grandes empresas ou indústrias, mas também a atitudes individuais. Ao usar um carro movido a gasolina, por exemplo, você deixa sua pegada de carbono, que vai desde o processo de produção e transporte daquele veículo até a queima de combustível fóssil que o faz funcionar. Por isso, é muito importante praticar a compensação ambiental, com o objetivo de equilibrar os impactos ambientais provocados ao meio ambiente.

A Adventure Club compensa carbono

A Adventure Club compensa carbono

E consequentemente apoia projetos de preservação de florestas nativas, reflorestamento e regeneração natural e agricultura regenerativa. Além disso, é uma empresa que preza por oferecer experiências que sejam, ao mesmo tempo, significativas para os visitantes e para as comunidades que os recebem, em respeito à cultura e às tradições locais.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas viagens e nossas iniciativas para um turismo mais sustentável.

Deixe um comentário

Close Menu