Skip to main content
search

O Brasil não cansa de nos surpreender. Além dos destinos mais conhecidos, como a Amazônia e o Pantanal, a exuberante e rica natureza do nosso país se destaca em regiões com ampla variedade de ecossistemas e inestimável valor histórico e cultural. É o caso do Parque Nacional da Serra das Confusões, já ouviu falar?

Parque Nacional da Serra das Confusões

Criado em 1998, este parque fica no estado do Piauí e é uma unidade de conservação de proteção integral à natureza. Ao todo são mais de 823 mil hectares administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A cidade mais próxima da entrada do Parque Nacional da Serra das Confusões é Caracol, a cerca de 20 km, e onde é possível se hospedar e conhecer um pouco mais da cultura local. Para passear dentro do parque, é necessária a companhia de um guia, que poderá levar o turista aos diversos mirantes, sítios arqueológicos e mistérios da região.

Para quem deseja fugir um pouco do calor, a dica é seguir pela trilha do Riacho do Boi até uma fenda de pouco mais de 1,5m através do leito do riacho. Além de ser um local mais fresco, o visual é impressionante, cheio de árvores, flores, arbustos retorcidos, cactos, mandacarus e outros exemplares da caatinga brasileira.

Sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra das Confusões

Os sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra das Confusões são uma atração à parte. Isso porque, tanto na mata fechada quanto em áreas abertas, é possível observar a história da região esculpida nas rochas: são diversos paredões, cavernas e grutas que serviram como local de moradia para antigos povos indígenas.

Há, ainda, variadas litogravuras rupestres que contam como era a vida, o dia a dia, os costumes e as tradições de muitos anos atrás. Esses locais possuem um inestimável valor histórico, cultural e científico.

Curiosidade: o nome “Serra das Confusões” foi dado porque, dependendo da luminosidade, as serras podem apresentar cores que se alternam entre branco e vermelho, o que causa confusão.

Deixe um comentário

Close Menu